segunda-feira, 7 de setembro de 2015

PIRIGUETE

Piriguete é uma gíria na língua portuguesa, considerada como um termo pejorativo, usado para descrever uma mulher fútil, que só pensa em diversão e prazer.
Periguetes são as mulheres independentes e liberais, que procuram ter várias relações sexuais sem estabelecer um critério muito assertivo para as suas escolhas.
Uma das suas características populares das piriguetes é que elas não se apegam emocionalmente aos seus parceiros com facilidade, pois não estão a procura de um relacionamento duradouro.
Supostamente a origem deste termo tenha surgido nas periferias da região metropolitana de Salvador, na Bahia.
Seria uma designação criada para classificar as mulheres que adoram ir às festas, geralmente solteiras, e que não se importam em conquistar homens casados. Também costumam ser indiferentes sobre a opinião alheia de seu visual, por exemplo.
Etimologicamente, a palavra piriguete seria a junção de “perigo” e “girl” (“garota”, em inglês), criando o significado de “garota perigosa”.
A piriguete não costuma ser muito bem vista pelo público feminino e, muitas vezes, nem mesmo pelo público masculino, pois são tachadas de vulgares ou prostitutas.
Apesar de ser um termo pejorativo, esta palavra é muito usada em brincadeiras entre amigos, em tom irônico e de gozação.
As piriguetes são estereotipadas pelas suas roupas. As chamadas “roupas de piriguete” costumam ser bastante apelativas sexualmente, com muitas partes do corpo que não são cobertas. O objetivo é atiçar a libido e o desejo sexual das outras pessoas.
A palavra piriguete ficou muito conhecida no Brasil através da cantora baiana Ivete Sangalo, funkeiros como o Mc Papo, e também por várias bandas de pagode, sertanejo e outras.Piriguete é um termo relativamente recente, e se tornou muito popular no Brasil nos últimos anos. Piriguete é portanto um neologismo, ou seja, uma expressão nova criada pela cultura popular que ainda não está presente oficialmente nos dicionários.
Piriguete descreve o tipo de mulher que vive mais preocupada com diversão,festas e baladas, assim como mais interessada em relacionamentos efêmeros e sem compromisso; piriguete é uma mulher que quer se divertir e não se preocupa muito com a opinião alheia.
Piriguete tem alguma relação com um antigo termo usado para designar certo tipo de mulher, o termo “galinha”. Contudo, enquanto dificilmente se encontre uma mulher que goste de ser chamada de galinha, não é difícil encontrar garotas que não ligam em serem chamadas e identificadas como piriguete.
Assim, o termo piriquete é muitas vezes empregado num sentido pejorativo, relacionado a mulheres vulgares, fáceis e de mau gosto em suas vestimentas e comportamentos. Entretanto, o termo também tem uma conotação jocosa, e é muitas vezes usado em tom de brincadeira, a ponto de algumas mulheres afirmarem com um certo orgulho que são sim piriquetes.
A palavra piriguete deriva da palavra perigo e sua popularização se deve ao fato de algumas personagens em novelas serem identificadas como piriguetes e por causa de algumas músicas de muito sucesso que empregaram o termo que acabou caindo no gosto popular.
Duplas sertanejas atuais, que abordam em suas músicas temas relativos a festas e baladas costumam fazer referência as piriguetes, assim como grupos de pagode, cantores de funk e até mesmo a famosa cantora baiana Ivete Sangalo.
O cantor de reggaeton brega MC Papo, lançou em 2007 a música Piriguete, que foi a grande responsável pela popularização do termo. A música fez um enorme sucesso, tocando em todas as festas e rádios populares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário