sexta-feira, 18 de setembro de 2015

POÇO ARTESIANO

Desde o inicio de nossa civilização o homem realiza escavações para obter água subterrânea. Por volta de 5000 anos a.c, os chineses iniciaram perfurações de poços com grande profundidade.

Atualmente com a alta tecnologia a perfuração de poços artesianos passou a ser uma alternativa para a obtenção de água potável. As empresas que fazem a perfuração de poços artesianos contam com tecnologia de ultima geração.

No poço artesiano a água jorra naturalmente devido a pressão exercida, que faz com que a água seja levada até a superfície. Quando a pressão não é suficiente será preciso o auxilio de uma bomba, neste caso o poço será chamado semi artesiano. 


O poço artesiano retira a água dos arquíferos. Arquiferos são reservas de água subterrânea, que são formados pela água que se infiltra no solo e nos espaços entre as rochas. A medida que a água caminha pelas rochas e sedimentos, vai sendo filtrada e se torna cada vez mais limpa. Dessa forma a água que jorra dos poços artesianos esta protegida da contaminação e em muitos casos não será necessário que haja tratamento da água para o consumo. 

A vazão da água do poço artesiano depende da quantidade de água que a rocha pode oferecer. Caso tenha sido construído em uma região que apresente rochas com potencial baixo de fornecimento de água, existe a possibilidade do nível de água de alguns poços artesiano baixar e em casos extremos poderá até secar. 

Esta possibilidade será inexistente nos casos em que a perfuração de poços artesianos for feita em rochas com alto potencial de recarga de água, pois sempre haverá água entrando no sistema. O importante será observar as determinações dos especialistas que executam projetos de poços artesianos, pois eles farão averiguações para verificar o potencial de vazão que a rocha pode oferecer. 
A manutenção do poço artesiano é a maneira mais eficaz de aumentar sua vida útil e também para manter os equipamentos e a qualidade da água. A limpeza também é importante pois atua na eliminação de acúmulos na tubulação e nas paredes do mesmo. 

O uso cada vez maior da utilização de reservas hídricas subterrâneas se deve ao fato de que além do custo para a captação da água, através do poço artesiano não ser muito elevado, ainda contamos com o fato que a água obtida através de poços artesianos é de excelente qualidade. 

Semelhante ao poço convencional, um poço artesiano é assim denominado quando as águas fluem naturalmente do solo, num aquífero confinado, sem a necessidade de bombeamento. Geralmente a sua profundidade é maior que a de um poço convencional, e em geral suas águas tem uma pureza microbiológica maior e com mais sais minerais.
Em sua utilização normal para uso residencial, as águas são captadas através de canos.
Há relatos que os primeiros poços foram perfurados por habitantes na china medieval, logo existem passagem bíblicas de como os Judeus foram parar no Egito, indica que já naquela época se escavavam poços para obtenção de água.
Há registos que indicam que o nome de poço artesiano se deu quando os habitantes da cidade Grega de Artesã perfuraram um poço para captação de água e este jorrou água sozinho, sem necessidade de usar baldes e cordas. então todo poço após esta data que tem o nome ou é chamado de poço artesiano é porque ele jorra água sozinho, isto acontece porque a zona de recarga do aquífero está acima do local onde se perfura o poço, então em e qualquer escavação neste local o nível da água terá de passar o da superfície.
Uma outra explicação ao nome do poço se baseia na crença de que o primeiro fora perfurado na cidade francesa de Artois no século XII.
Poço artesiano
Poço tubular profundo cuja pressão da água é suficiente para a sua subida à superfície, necessitando a instalação de equipamento na boca do tubo para controlar a saída da água.
A perfuração de poços tubulares é uma atividade especializada na área de engenharia, portanto, todo esforço deve estar centralizado na contratação de empresas de perfuração de poços que possuam quadros especializados de funcionários, geólogos, engenheiro de minas ou engenheiros com especialização na área reconhecida pelo CREA, além de equipamentos modernos e alta tecnologia, uma equipe de profissionais e técnicos com ampla experiência.
Considerada uma obra de engenharia projetada e construída para a exploração de águas subterrâneas, a perfuração pode atingir até 2.600m de profundidade, sendo total ou parcialmente revestida, conforme as condições geológicas.

Manutenção de Poços[editar | editar código-fonte]

Retirada e colocação do grupo submersível (bomba submersa): o serviço consiste na retirada do equipamento de bombeamento danificado, substituindo-o por outro, de acordo com as especificações de operação do poço.

Outorga de Uso[editar | editar código-fonte]

De acordo com os fundamentos da Lei 9.433 de 08 de janeiro de 1997, "a água é um bem de domínio público" (águas superficiais e subterrâneas), portanto toda pessoa física ou jurídica tem direito ao acesso e utilização, cabendo ao Poder Público a sua administração e controle.

Limpeza[editar | editar código-fonte]

Esse trabalho consiste em recuperar as características operacionais e originais dos poços artesianos quando ocorre o depósito de matérias sólidos no fundo, assoreamento de fraturas, filtros e turbidez na água bombeada. Na execução desse serviço deve ser feita uma análise detalhada do estado de conservação dos equipamentos instalados.
Poço semi-artesiano
Poço tubular profundo cuja pressão da água não é suficiente para a sua subida à superfície, necessitando instalação de equipamento no interior do poço para efetuar o bombeamento da água.Recebe o nome de poço artesiano a espécie de poço perfurado para captar água no subsolo e que não depende do uso de bombas, pois a pressão liberada da própria corrente d´água  realiza todo o serviço naturalmente. O poço artesiano tem vazão de água até mil vezes superior que o comum: 2 m³ (2 mil litros) em média. A vida útil fica por volta de 40 anos.
Ilustração: Bukhavets Mikhail / Shutterstock.com
Ilustração: Bukhavets Mikhail / Shutterstock.com
Além dos poços artesianos, existem ainda os poços semi-artesianos, geralmente com uma profundidade menor que a do artesiano, e não são jorrantes, ou seja, necessitam de uma bomba para trazer a água. Finalmente, temos os poços micro-artesianos, termo de natureza comercial, usada para se referir aos poços comuns manuais, mais profundos, de até trinta metros.
Mais profundo que os poços comuns, também chamados de cisternas ou cacimbas, (que dificilmente têm mais de 20 metros), o poço artesiano é perfurado por máquinas deempresas especializadas. Para a operação, é necessária uma área de 7 metros de largura por 25 metros de comprimento, além do emprego de 2 a 4 caminhões para se conseguir um poço de uma profundidade que varia entre 100 e 1.500 metros. Após a perfuração, o poço é revestido com tubos de aço, e requer um filtro especial.
A sua água possui ainda uma característica positiva, que é o fato de ser cristalina e ter permanecido livre de qualquer contaminação, devido à profundidade. Por outro lado, a construção do poço constitui um investimento alto e de certo risco, já que em alguns dos poços cavados não é encontrada  água.
Os poços artesianos dependem também de manutenções preventivas, para evitar problemas geológicos e até mesmo mecânicos. A cada um ano e meio, ou dois anos no máximo, devem ser realizadas análises para apurar a qualidade da água, a integridade dos equipamentos, e no caso de poço semi-artesiano, conferir a moto bomba.
custo de perfuração de um poço artesiano é alto, trazendo, porém, compensações a longo prazo. A área próxima terá disponível sua própria fonte, podendo se desvincular totalmente ou parcialmente da companhia de fornecimento local. Em locais onde é precário o abastecimento, tornam-se uma verdadeira revolução para a comunidade. Caso o poço cubra totalmente as necessidades, paga-se à companhia apenas a taxa de esgoto. Outra vantagem proporcionada pelo poço artesiano é a garantia do abastecimento durante períodos de racionamento em épocas de maior consumo, como no verão, evitando a necessidade de contatar carros-pipa.

3 comentários: