Poluição é qualquer alteração provocada no meio ambiente, que pode ser um ecossistema natural ou agrário, um sistema urbano ou até mesmo em microescala. O termo poluição deriva do latim “poluere”, que significa “sujar”.
A poluição pode causar alterações das proporções ou das características de um dos elementos que formam o próprio meio ambiente. É o caso do aumento da concentração do dióxido de carbono ou gás carbônico naturalmente presente na atmosfera.
A poluição pode ser resultado da introdução de substâncias naturais, porém estranhas a determinados ecossistemas. É o caso do despejo de matéria orgânica no leito de um rio ou do derrame de petróleo bruto no mar.
A poluição pode ser causada pela introdução de substâncias artificiais e, portanto, estranhas a qualquer ecossistema. Por exemplo: a deposição de agrotóxicos e de recipientes plásticos no solo e nas águas, o lançamento de elementos radiativos artificiais na atmosfera, no solo e nas águas.
Poluição e a biodiversidade
A poluição é uma das principais ameaças à biodiversidade, ou seja, à grande variedade de vida que sobrevive em diferentes ambientes, desde as profundezas dos oceanos até os mais altos picos das montanhas.
A biodiversidade é responsável por garantir o equilíbrio dos ecossistemas do mundo. O ecossistema é o conjunto dos seres vivos e dos fatores ambientais de uma determinada área que interagem em equilíbrio, realizando trocas de energia e de matéria. Portanto, a poluição é um risco para os sistemas naturais, é um risco para o equilíbrio entre plantas, animais, clima e solo.
Poluição do ar e chuva ácida
O fenômeno das chuvas ácidas é resultado da elevação exagerada dos níveis de acidez da atmosfera, em consequência do lançamento de poluentes produzidos pelas atividades humanas.
Embora as chuvas, mesmo em ambientes não poluídos sejam sempre ácidas, a elevação dessa acidez causada pela emissão de poluentes das indústrias, dos transportes e de outras fontes de combustão, resultam na concentração de ácidos com elevada capacidade de corrosão, destruindo além de vários ecossistemas, importantes monumentos da história humana.
A poluição e a cadeia alimentar
A cadeia alimentar é o conjunto de seres vivos que dependem uns dos outros para sobrevivência na natureza. A poluição e a interferência do homem nos ecossistemas transformam a natureza e causa alterações na cadeia alimentar, com a extinção de espécies animais e vegetais, com a erosão do solo, queima das florestas, a poluição do ar e poluição do solo e da água.
Cidades sustentáveis
Cidades sustentáveis são as cidades que tentam encontrar uma fórmula que garanta a prosperidade e a qualidade de vida, ao mesmo tempo em que preserve o patrimônio ambiental e resulte no mínimo de impacto possível ao meio ambiente.
As economias sustentáveis, com tecnologias limpas, sepultam antigas estruturas firmadas em modelos predatórios. Reduzir a emissão de gases do efeito estufa, eliminar o desperdício de água, fazer uso de energia renovável, reciclar o lixo, despoluir rios, reduzir o uso de agrotóxico, são algumas das medidas que além de melhorar a qualidade de vida preservam a própria vida.A palavra “poluição” diz respeito à contaminação e/ou à degradação do meio ambiente; prejudicando a vida. Em geral, ela é provocada por nós, seres humanos; mas suas consequências afetam não somente as pessoas, mas toda a vida na Terra.
Para facilitar a compreensão, apoluição pode ser classificada em alguns tipos:
- Poluição sonora: é provocada por sons e ruídos que, sozinhos ou em conjunto, se tornam muito altos.Barulhos de carros e de suas buzinas, conversas, latidos, sons de máquinas, música alta, ruídos da TV e de eletrodomésticos, etc.; são alguns exemplos. A poluição sonora pode provocar irritação, cansaço, estresse e até mesmo surdez. Para evitar este último problema é que alguns profissionais, como músicos, e pedreiros que trabalham com britadeiras, devem usar protetores de ouvido.
A poluição sonora não é nada agradável.
- Poluição térmica: ocorre quando a temperatura do ar, ou da água, aumenta muito. No caso das águas, muitas vezes essa poluição térmica ocorre em virtude da utilização dela para o resfriamento de peças de grandes indústrias, sendo depois devolvida para seu lugar de origem. Assim, ela retorna com a temperatura mais alta, podendo provocar a morte de animais e outros seres vivos que vivem ali.
- Poluição do ar: ocorre pelo aumento de gases poluentes na atmosfera. Esse fato prejudica a qualidade do ar, podendo provocar doenças respiratórias em diversas pessoas. Além disso, dependendo do gás em questão, muitos outros problemas podem ocorrer, como o aumento da temperatura, chuvas ácidas, etc. Alguns grandes responsáveis pela poluição do ar são os escapamento de veículos, indústrias, queimadas de florestas e incineração do lixo doméstico.
Os automóveis contribuem para a poluição do ar.
- Poluição do solo: ocorre principalmente pelo acúmulo de agrotóxicos e de lixo, como restos de embalagens, comidas, plásticos, etc. Esse tipo de poluição compromete a vidados seres vivos que ali habitam, e é capaz de contaminar os lençóis freáticos (água que fica acumulada abaixo do solo). Para evitar esse problema, devemos evitar usar embalagens desnecessárias, jogar fora o mínimo de coisas possível, buscando sempre reaproveitá-las e também mandar consertar aquilo que estragou.
- Poluição da água: a principal causa da poluição das águas é o lançamento de lixo e esgoto nos rios, mares e lagos. O esgoto, por conter diversas impurezas, pode transmitir doenças infecciosas e contagiosas; causar a intoxicação e até mesmo a morte dos seres vivos que vivem ali, etc. Quanto ao lixo, o excesso de sacolas, garrafas PET e outros produtos de plástico, por exemplo, tem causado a poluição de diversas regiões do oceano com esse material.
Poluição das águas pelo lixo.
Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Escola Kids
AvaliaçãoPodemos definir poluição ambiental como a ação de contaminar as águas, solos e ar. Esta poluição pode ocorrer com a liberação no meio ambiente de lixo orgânico, industrial, gases poluentes, objetos materiais, elementos químicos, entre outros.
Problemas causados
A poluição ambiental prejudica o funcionamento dos ecossistemas, chegando a matar várias espécies animais e vegetais. O homem também é prejudicado com este tipo de ação, pois depende muito dos recursos hídricos, do ar e do solo para sobreviver com qualidade de vida e saúde.
Poluentes
Os principais poluentes ambientais são: chumbo, mercúrio, benzeno, enxofre, monóxido de carbono, pesticidas, dioxinas e gás carbônico.
Ações de combate a poluição ambiental
- Ações do governo no tocante a fiscalização e aplicação de multas às empresas e pessoas que poluem o meio ambiente.
- Conscientização da população e desenvolvimento de programas de educação ambiental.
- Incentivos governamentais para que as empresas utilizem fontes de energia limpa como, por exemplo, eólica e solar.
Você sabia?
- 11 de janeiro é o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos.
- 14 de agosto é o Dia do Controle da Poluição Industrial.
8.7
Nenhum comentário:
Postar um comentário