quarta-feira, 16 de setembro de 2015

PROSELITISMO

Proselitismo é um substantivo masculino que define a ação ou empenho de tentar converter uma ou várias pessoas em prol de determinada causa, doutrina, ideologia ou religião.
O propósito do proselitismo é criar prosélitos (do grego prosélytos), ou seja, pessoas que foram convertidas para uma nova religião, doutrina, ideologia, filosofia ou causa, mesmo sem haver interesse inicial para esta conversão.
Os proselitistas, pessoas que praticam o proselitismo, são conhecidos por utilizar de técnicas de persuasão antiéticas e muitas vezes agressivas.

Proselitismo Político e Partidário

As campanhas eleitorais estão repletas de proselitismos políticos e partidários, pessoas que utilizam de práticas que fogem à ética e à moral, na tentativa de conseguir novos votos ou mais pessoas para lutar pelos objetivos de um mesmo partido político.
Os proselitistas utilizam de argumentos agressivos, apelativos e sensacionalistas com a intenção de conseguir atingir os seus objetivos.
Este tipo de proselitismo, assim como praticamente todos, beiram o fanatismo e o ditatorialismo, em alguns casos.

Proselitismo religioso

proselitismo religioso é uma das formas mais comuns da ação de criar prosélitos.
A igreja católica utiliza a catequese e crisma com o intuito de ensinar os ensinamentos da doutrina do catoliscismo para crianças, jovens e adultos.
Alguns direitos dentro da religião católica, por exemplo, só são permitidos após a fase de proselitismo. Exemplo: A comunhão da Santa Hóstia só pode ser feita após a conclusão da Catequese.
Atualmente, o proselitismo é visto com uma conotação negativa, devido a "agressividade" e falta de ética que muitos representantes de algumas religiões utilizam na tentativa de angariar novos fiéis.

Proselitismo Judaico

Os judeus segue as "Sete Leis de Nôach", como sendo a verdade absoluta e que devem ser obedecidas por todos os seres humanos que, de acordo com a ideia judaica, são descendentes de Nôach.Proselitismo é um termo que designa o conjunto de ações que se empreende a fim de conquistar prosélitos. Prosélito é todo aquele que abandona uma crença ou causa em função de uma outra. A palavra prosélito vem do gregoprosélytos, e em sua origem tinha como significado “aquele que se aproxima”.
proselitismo é então o que faz aquele que busca converter pessoas a uma fé, que tenta provar que determinada linha política é melhor do que outra, que busca convencer que certa ideologia é a mais benéfica. O proselitismo é a atitude de quem doutrina. Pode ser uma pregação num púlpito ou uma campanha publicitária, pode aparecer numa conversa entre amigos, num telejornal, num canal do Youtube e etc.
Proselitismo é uma catequese, uma doutrinação. A palavra pode aparecer também como sinônimo de partidarismo, tendencionismo, sectarismo, faciosismo e apostolado. Aparecendo muitas vezes como algo enganoso, não sendo uma atitude totalmente executada com ética, usando de subterfúgios, mentiras e omissões para realizar o intento de convencer uma ou mais pessoas de uma ideia. Apelando-se muitas vezes para uma linguagem agressiva que explora o medo das pessoas para fazerem-nas aderirem a determinada causa, ideia ou religião. Em discursos sensacionalistas que criam legiões de fanáticos.
O termo aparece na maioria das vezes ligado a religião. Em sua origem ele era empregado especialmente para se referir aos pagãos que através do proselitismo convertiam-se ao paganismo. Hoje o termo tem então um tom mais negativo, referindo-se a forma muitas vezes não muito honesta com que certos religiosos atraem novos fiéis, mas essa não é a regra, pode-se fazer proselitismo de forma ética.
O proselitismo pode aparecer em qualquer seguimento onde ideias são debatidas, e assim vemos o proselitismo ateísta, o proselitismo ambiental, proselitismo cultural e etc.
Proselitismo Religioso
O proselitismo faz parte da praxe religiosa. A tradição da Igreja Católica, por exemplo, institui a catequese e a crisma para os seus seguidores, obrigações para todo católico e que são formas de a Igreja ensinar especialmente aos jovens os seus princípios e valores.
Certos pastores de igrejas neopentecostais ou evangélicas, também tem se mostrado mestres do proselitismo, angariando legiões de seguidores e imensas quantias em dinheiro. Utilizando de técnicas de oratória que atraem sobretudo as camadas mais humildes da população, estando presentes em todos os meios de comunicação, inclusive no horário nobre da televisão.
Proselitismo Político e Partidário
Além do âmbito religioso, um outro segmento da sociedade em que constata-se uma forte presença do proselitismo é na esfera política. Políticos, partidos políticos e campanhas eleitorais são especialistas em proselitismos, apelando para as emoções e anseios da sociedade para conquistar eleitores e militantes, não tendo escrúpulos em mentir e usar de meias verdades para atrair a adesão do povo para suas causas e seus interesses de poder. O proselitismo (do latim eclesiástico prosélytus, que por sua vez provém do grego προσήλυτος) é o intento, zelo, diligência, empenho de converter uma ou várias pessoas, ou determinados grupos, a uma determinada causa, ideia ou religião.[1] [2]

Referências

  1. Ir para cima XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais - Págs. 3 e 4 “O proselitismo abrange um vasto leque de acções, decorrentes do direito mais vasto de manifestar as suas convicções religiosas, tentando convencer os outros (que beneficiam de direitos correspondentes como o de modificar as suas crenças) da verdade e benefícios das respectivas convicções” - Sara Guerreiro. As Fronteiras da Tolerância - Liberdade Religiosa e Proselitismo na Convenção Europeia dos Direitos do Homem. [S.l.]: Almedina. 307 p. ISBN 9789724025094 Página visitada em 5/2/2014.
  2. Ir para cima proselitismo Wikcionário. Visitado em 5/2/2014.

Ver também

Ligações externas

Nenhum comentário:

Postar um comentário