quinta-feira, 17 de setembro de 2015

SITIO

Diferença entre chácara, sítio, rancho e fazenda é uma questão cultural 
Segunda reportagem da série Campo Sob Medida mostra que as definições destes tipos de propriedades não são de ordem técnica 
Você mora em uma fazenda, chácara, estância ou rancho? As áreas rurais no Brasil recebem diversos nomes diferentes, antigamente, o que determinava o título era o tamanho da área. A segunda reportagem da série Campo Sob Medida, do Jornal da Pecuária, mostra a diferença dessas propriedades. 
Canal Rural - Leia mais no link http://www.canalrural.com.br/noticias/jornal-da-pecuaria/diferenca-entre-chacara-sitio-rancho-fazenda-uma-questao-cultural-26527 ou compartilhe este conteúdo através das ferramentas oferecidas na página. Os textos, fotos, vídeos e demais conteúdos do Canal Rural estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, e não podem ser reproduzidos sem autorização prévia. Caso queira replicar algum conteúdo do Canal Rural, por favor, utilize o link original ou entre em contato (canalrural@canalrural.com.br). Siga-nos: https://www.facebook.com/canalrural, https://twitter.com/canalrural, https://instagram.com/canalruralUm sítio é todo e qualquer lugar ocupado por um determinado corpo. Portanto, lato sensu, a palavra sítio é um sinônimo de local ou lugar.

Web[editar | editar código-fonte]

Sítio - na internet refere-se a um Website

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Sítio refere-se normalmente a uma propriedade rural[1] de área modesta, freqüentemente usada para lazer ou para lavoura. De modo geral, um sítio é menor que uma fazenda. No entanto, as diferenças entre sítio, chácara e fazenda às vezes não são claras. O equivalente em Portugal é uma quinta e em Moçambique, uma machamba; nesses países, a palavra sítio tem apenas o significado de local.
É comum entre as pessoas que possuem um sítio possuírem também uma casa na cidade. Assim, o sítio é usado como um local de lazer frequentado nos fins de semana para buscar tranquilidade e contato com a natureza, o que não é possível na cidade. Para isso, os sítios costumam ter cavalos para passeio, além de vacasgalinhaspatos e outros pequenos animais. Alguns sítios têm o privilégio de ser cortado por umriacho, o que torna o banho nele uma atividade muito agradável.
Para muitos, o sítio é o local de subsistência de onde se tira o sustento através da plantação de hortaliças e legumes, e de pequenas criações de gadoaves e suínos, sendo o excedente de produção trocado ou vendido.

No Rio Grande do Sul, Brasil[editar | editar código-fonte]

No estado do Rio Grande do Sul estas características são de uma Chácara. Raramente o termo Sítio é utilizado.

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

Na Região Autónoma da Madeira[editar | editar código-fonte]

O termo sítio é utilizado na Região Autónoma da Madeira como uma subdivisão das freguesias, embora geralmente não tenha qualquer carácter administrativo. Ver Sítios da Madeira.

Ver também[editar | editar código-fonte]Estado de sítio é um estado de exceção, instaurado como uma medida provisória de proteção do Estado, quando este está sob uma determinada ameaça, como uma guerra ou uma calamidade pública. Esta situação de exceção tem algumas semelhanças com o estado de emergência, porque também implica asuspensão do exercício dos direitos, liberdades e garantias.

O estado de sítio é declarado pelo Presidente da República, depois de ouvir o parecer do Conselho da República e do Conselho de Defesa Nacional, solicitando a este último uma autorização para instaurar tal regime. Isto pode acontecer no caso de agressão confirmada ou iminente por forças estrangeiras, ou no caso de grave ameaça ou distúrbio da ordem estabelecida pela Constituição.
Quando o estado de sítio está em vigor, o poder legislativo e judiciário passam para o poder executivo, como uma forma de proteger a ordem pública. Assim, o Estado fica com a capacidade de reduzir algumas liberdades dos seus cidadãos. Algumas das restrições podem ser: suspensão do direito de liberdade de reunião, alguns indivíduos podem ser obrigados a permanecer em um lugar determinado, bens podem ser requisitados, intervenção em empresas de serviço público. No entanto, o Governo não pode interferir no direito à vida, à integridade pessoal, à capacidade civil, à cidadania, à liberade de religião, etc.
O estado de sítio não pode durar mais de 30 dias, no entanto, no caso de uma guerra, esta medida pode ser prolongada enquanto durar o conflito armado. O prolongamento dessa medida deve ser aprovada com maioria absoluta pelo Congresso Nacional.

Estado de Sítio na Era Vargas

No segundo mandato do Presidente Getúlio Vargas, durante o governo constitucional, o estado de sítio foi declarado, depois de revoltas criadas por elementos comunistas com a ajuda da ANL (Aliança Nacional Libertadora).
O estado de sítio surgiu como forma de defesa contra o movimento comunista, e com essa medida, Getúlio Vargas aumentou os seus poderes, conseguindo criar o chamado Estado Novo, que esteve em vigor de 1937 a 1945.

Estado de sítio e estado de defesa

O estado de sítio e estado de defesa são dois tipos de estados de exceção, sendo que ambos podem ser decretados pelo Presidente da República. No entanto, em muitas ocasiões, o estado de sítio é implementado quando o estado de defesa não foi capaz de neutralizar as ameaças.
O estado de sítio é uma medida mais extrema, que em casos de guerra, pode ser prolongado indefinidamente, o que não acontece no caso do estado de defesa. O estado de defesa não pode durar mais de 30 dias, e o seu prolongamento só pode acontecer uma vez, por um período não superior a 30 dias.Uma fazenda é  uma propriedade rural que tem uma área muito grande e que se dedica a criação extensiva de gado e a plantação de culturas como milho, soja, cana, etc. Uma fazenda normalmente possui muito mais de 100 hectares (cada hectare é igual a 10 mil metros quadrados), sendo conhecidas fazendas no Brasil que possuem até mais de 3 mil hectares, sendo muitas vezes maiores que algumas capitais brasileiras.

O que é um sítio?

Um sítio é uma propriedade rural que tem uma área menor do que a de uma fazenda, algo entre 99 e 10 hectares. No sítio normalmente não se cria tanto gado como em uma fazenda, mas pode-se criar algumas cabeças, principalmente de gado leiteiro. Também predominam as plantações que não precisam de muito espaço, como verduras e legumes.

 O que é uma chácara?

Uma chácara também é uma propriadade rural, mas que possui geralmente menos de 10 hectares de terra.  A maioria das chácaras tem um objetivo mais de entretenimento e lazer do que propriamente agropecuário.

Se tiver dúvidas deixe um comentário! Veja Também...

Poste um comentario


Nenhum comentário:

Postar um comentário