O astigmatismo é uma necessidade de correção visual comum que pode resultar em visão borrada ou distorcida em todas as distâncias, dependendo do grau do astigmatismo. Pode afetar as pessoas em qualquer idade. Pessoas com astigmatismo são muitas vezes míopes ou hipermetropes também.
Lembre-se de consultar sempre um oftalmologista, pois ele é o profissional responsável por diagnosticar e tratar qualquer uma dessas condições oculares.
- O que causa o astigmatismo?
- As imagens que seus olhos transmitem para seu cérebro são nítidas apenas se os raios de luz que passam para dentro dos olhos se concentram em um único ponto de sua retina, na parte de trás do seu olho.O astigmatismo ocorre quando a superfície do olho (a córnea) ou o cristalino atrás dele, tem uma forma irregular. Ao invés de ser redondo, ele tem uma forma mais semelhante a uma bola de rúgbi. Como resultado, a luz não se concentra corretamente na retina e a imagem é embaçada.
- Quais são os sintomas do astigmatismo?
- Como eu sei se tenho astigmatismo?
Teste simples de astigmatismo
- Como o astigmatismo pode ser corrigido?
Lentes de contato ACUVUE® para astigmatismo
Para uma correção adequada do astigmatismo, suas lentes de contato não podem rodar ou mudar de posição (ou quando isso acontecer devem voltar rapidamente a posição inicial). As lentes de contato ACUVUE® para astigmatismo conseguem se manter estáveis em seus olhos através de seu exclusivo Desenho de Estabilização Acelerada (DEA). Essa tecnologia permite que sua visão permaneça estável, apesar de você movimentar a cabeça ou os olhos.
As lentes de contato ACUVUE® que possuem a tecnologia do Desenho de Estabilização Acelerada (DEA) são:
- Lentes de contato de descarte diário 1-DAY ACUVUE® MOIST® para ASTIGMATISMO
- Lentes de contato de descarte programado a cada 2 semanas ACUVUE® OASYS® para ASTIGMATISMO com HYDRACLEAR PLUS®
Veja como conseguir um par de teste gratuito1 das lentes de contato ACUVUE® aqui.
1. Apenas as lentes de contato de teste são gratuitas. Não estão inclusos os custos da consulta, exames, adaptação e aquisição das lentes de contato. As lentes de contato de teste grátis fazem parte do processo de adaptação das mesmas e não podem ser entregues desvinculadas deste procedimento.O astigmatismo se caracteriza pela formação da imagem em vários focos, em eixos diferenciados. Uma córnea normal é redonda e lisa, no caso de quem temastigmatismo, ela é mais ovalada, isto faz com que a luz se refrate por vários pontos da retina em vez de se focar em apenas um.
Para as pessoas com este problema, todos os objetos – tanto próximos como distantes – ficam distorcidos. As imagens ficam embaçadas porque alguns dos raios de luz são focalizados e outros não. A sensação é parecida com a distorção produzida por um pedaço de vidro ondulado.
Tipos de astigmatismo
Baseados na estrutura assimétrica:
Astigmatismo corneal – córnea de formato irregular;
Astigmatismo lenticular – lentes de formato irregular.
Baseados nos meridianos principais:
Astigmatismo regular;
Astigmatismo irregular.
Baseados no foco dos meridianos principais:
Astigmatismo simples;
Astigmatismo hipermétrope simples;
Astigmatismo miópico simples;
Astigmatismo composto;
Astigmatismo hipermétrope composto;
Astigmatismo miópico composto;
Astigmatismo misto.
CAUSAS
O astigmatismo é causado pelo formado irregular da córnea ou do cristalino. Ele é hereditário e pode ocorrer em conjunto com a miopia ou a hipermetropia. Umastigmatismo ligeiro pode desenvolver-se ao longo dos anos, devido à alteração da curvatura da córnea, provocada pelas milhares de piscadas diárias.TRATAMENTO
Pessoas que sofrem de astigmatismo ligeiro podem corrigir sua visão com o uso de lentes de contato ou óculos com lente tórica ou cilíndrica, que faz com que os raios de luz se concentrem em um plano único. Em casos mais graves, pode-se recorrer à cirurgia a laser ou a um procedimento conhecido como ceratotomia astigmática.O astigmatismo é um problema visual que pode ocorrer devido a um erro de curvatura, de centralização ou do índice de refração das estruturas oculares.O entendimento dos problemas de miopia e hipermetropia é uma boa base para entendermos o ASTIGMATISMO. Antes de entrarmos em suas peculiaridades, vamos retomar aos conceitos de emetropia,miopia e hipermetropia, ok?
Na figura acima, à esquerda, temos um olho visto de frente: a linha cheia (cor de laranja) representa todos os raios de luz que vêm do ambiente e adentra o olho no sentido HORIZONTAL; a linha pontilhada (azul) representa todos os raios de luz que adentram o olho no sentido VERTICAL. Na figura à direita notamos que os raios de luz que adentram o olho no sentido horizontal estão formando foco na retina, portanto não precisam correção. O mesmo ocorre com os raios de luz que adentram o olho no sentido vertical representada pelas linhas laranjas. Esse é o esquema de formação de imagem de um olho emétrope, pois temos, em todos os sentidos, as imagens corretas se formando na retina.
O olho MÍOPE é o olho onde as imagens, tanto no sentido horizontal quanto vertical, se formam antes da retina e, IMPORTANTE, estão no mesmo ponto.
Mesma coisa o Hipermétrope, só que neste último caso as imagens se formam após a retina.
Com essa informação podemos falar sobre o Astigmatismo. Observe as figuras abaixo:
Note que nos dois exemplos formam-se 2 pontos focais distintosos. A correção do problema deverá ser feita no eixo em que a imagem se forma fora da retina, sendo que a receita médica deverá trazer a informação se a correção deverá ser feita no eixo horizontal, vertical ou oblíquo.
Existem cinco tipos de astigmatismo. Alguns autores consideram seis – veremos mais para frente o porquê dessa diferença.
Os tipos de astigmatismo e as indicações das lentes corretivas serão abordados na semana que vem, ok? Espero você!
Para ilustrar um pouco melhor, compartilho aqui um postado no youtube pelo CBV – Centro Brasileiro da Visão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário