sexta-feira, 16 de outubro de 2015

EPIGRAFE

Epígrafe é um título ou frase que serve de tema ou introdução de assunto. O termo tem origem no Grego "epigrafhé" que significa "inscrição", "título".
Em uma obra literária, epígrafe é uma curta citação colocada em uma página no início da obra ou em destaque na abertura de um capítulo. Funciona como um resumo do que se vai ler em seguida.
Uma epígrafe tinha o objetivo de recordar acontecimentos e pessoas, ou prestar homenagem a deuses, figuras míticas ou personagens históricos de grande relevância. A tradição romana indicava que a epígrafe era feita somente em letras maiúsculas e com algumas abreviaturas.
É impossível encontrar epígrafes em edifícios e monumentos. Alguns exemplos de epígrafe são citações da Bíblia, versos de uma poesia, provérbios ou pensamentos de grandes autores.
Na Grécia Clássica, as epígrafes eram gravadas em monumentos, pedras, medalhas ou estátuas, como uma referência ao momento histórico ou pessoa homenageada.
É frequente a gravação de uma epígrafe em túmulos, sendo que neste caso a epígrafe costuma ser uma homenagem da família para a pessoa que morreu.
Uma epígrafe pode estar inscrita em vários materiais, como pedra, metal, mármore, vidro, marfim, etc.

Epígrafe e Monografias

Em Monografias e TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), a epígrafe é um elemento opcional, mas pode enriquecer o trabalho quando colocada. Convém que a escolha da epígrafe no início de cada capítulo esteja relacionada com o assunto do capítulo a ser desenvolvido. Por exemplo, se alguém estiver escrevendo um trabalho sobre educação ou leitura, deverá escolher uma epígrafe relacionada com esses temas, citar o devido autor, e depois desenvolver o capítulo referente a um desses temas.

Epígrafe e Direito

Epígrafe é um espaço utilizado em processos na área do Direito, onde o magistrado indica o número do processo, o tipo de lei associada e o ano da apresentação. A informação deve estar centralizada na parte superior da folha.

Epígrafe e ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, providenciando uma base para o desenvolvimento tecnológico no Brasil. Esta entidade é responsável pelas normas específicas para formatação de trabalhos acadêmicos, artigos científicos impressos, citações, referências de informação e documentação e ainda normas de apresentação do sumário e abstract.
De acordo com a ABNT, a epígrafe é um "elemento opcional, onde o autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho". Tendo em conta que a epígrafe é uma citação que inspira a obra ou capítulo, é uma espécie de introdução ao texto (aparecendo no início do capítulo) e um ponto de transição entre elementos pré-textuais e textuais.
Não se deve colocar o título "epígrafe" no topo da página, e a citação normalmente vai no final da folha, em itálico e entre aspas, com fonte de tamanho 12. O alinhamento deve ser justificado, com recuo de 7,5 cm à esquerda, e espaço 1,5 entre linhas. O autor da citação dever estar alinhado à direita, entre parênteses.A epígrafe é uma citação à escolha do autor, geralmente um trecho de uma obra literária, poesia ou até letra de música, que é inserida após os agradecimentos, é um elemento pré-textual (ou seja, antes do texto propriamente dito), enriquecendo (estética e/ou poeticamente) o trabalho. É opcional, situada em uma página própria, entre os agradecimentos e o resumo do trabalho.

Segundo a NBR 14724 (2011), epígrafe é um "texto em que o autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho" (p. 2)

Fonte: http://www.uninove.br/PDFs/Biblioteca/Epigrafe.pdf
Como utilizar


A epígrafe pode estar situada tanto em uma página separada no início do trabalho quanto nas páginas de abertura das seções primárias (ou seja dos capítulos principais).

- Quando utilizada no início do trabalho, a epígrafe deve estar com a mesma fonte do texto, tamanho 10 e  aproximadamente 6 cm de recuo à esquerda, junto à margem inferior da folha, alinhada à direita, logo após os agradecimentos;
- A autoria deve constar logo abaixo da citação (não é necessário incluir a referência, só o autor já é suficiente);
- A epígrafe pode ser utilizada também logo no início de cada capítulo e em artigos, com recuo de aproximadamente 6 cm, alinhada à direita e com 2 cm de espaço do primeiro parágrafo.

Alguns exemplos:

epigrafe

epigrafe

Um comentário:

  1. Gabriel Sebastiao Comores de Mocuba-Zambezia.
    Responder


Nenhum comentário:

Postar um comentário