Catarse é um termo de origem filosófica com o significado de limpeza oupurificação pessoal.
O termo provém do grego “kátharsis” e é utilizado para designar o estado de libertação psíquica que o ser humano vivencia quando consegue superar algum trauma como medo, opressão ou outra perturbação psíquica. Através de terapias clínicas como a hipnose ou a regressão, é possível resgatar as memórias que provocaram o trauma, levando o indivíduo a atingir diferentes emoções que podem conduzir à cura.
No sentido religioso, a catarse é o estado de purgação espiritual que o indivíduo almeja, por exemplo, através da confissão. As emoções manifestadas pelos participantes de um ritual religioso são também demonstrações de catarse ou de purificação da alma.
A nível da medicina, a catarse é um termo usado para designar o esvaziamento do intestino.
Catarse também é o nome de um site de crowdfunding, onde pessoas podem contribuir financeiramente para a concretização de um determinado projeto, como um álbum de música, jogo ou livro.
Catarse na psicanálise
A catarse como processo de cura emocional através da psicanálise era defendida por Sigmund Freud, que integrou os estudos sobre hipnose, já desenvolvidos pelo austríaco Joseph Breuer, nas suas análises sobre a influência das memórias do inconsciente no comportamento humano.
A catarse representa a cura de um paciente, que é alcançada através da expressão verbal de experiências traumáticas recalcadas.
Catarse segundo Aristóteles
Para Aristóteles, o teatro tinha para o ser humano a capacidade de libertação, pois quando via as paixões representadas, conseguia se libertar delas. Essa purgação ou purificação tinha o nome de catarse, que era provocada no público durante e após a representação de uma tragédia grega. A catarse era o estado de purificação da alma experimentada pela plateia através das diversas emoções transmitidas no drama.O Catarse é uma poderosa ferramenta para viabilizar financeiramente um projeto.
Aqui iniciativas inovadoras, criativas e ambiciosas se tornam realidade a partir da colaboração direta de pessoas que se identificam com elas.
Como funciona?
Os projetos são enviados ao Catarse por Realizadores de diversas áreas sendo que cada um deles é completamente responsável pelo seu projeto. Eles gastam um bom tempo preparando um vídeo da campanha, bolandorecompensas atrativas para oferecer aos Apoiadores, pensando noorçamento do projeto e em como comunicá-lo para o público. Após essa etapa, o Catarse faz uma breve revisão das informações. Quando o projeto é aprovado, inicia-se a arrecadação e os Realizadores compartilham sua ideia com o mundo.
Regras básicas do Catarse
Todos os projetos tem que ter um objetivo de arrecadação e um prazo (entre 1 e 60 dias). Se as pessoas gostarem do projeto, elas podem apoiá-lo financeiramente para que ele possa sair do papel. Quando acabar o prazo teremos duas opções, o que a gente chama de Tudo ou Nada:
TudoProjeto Bem-sucedido: se o objetivo for atingido ou superado, o Realizador do projeto fica com o dinheiro arrecadado, ou seja, tudo.
TudoProjeto Bem-sucedido: se o objetivo for atingido ou superado, o Realizador do projeto fica com o dinheiro arrecadado, ou seja, tudo.
NadaProjeto Não-financiado: se o objetivo não for atingido, a gente devolve as contribuições para todos os Apoiadores e o Realizador do projeto não leva nada.
O que é Responsabilidade do Realizador?
É de responsabilidade exclusiva do realizador tudo aquilo que diz respeito a formatação do projeto, planejamento e divulgação da campanha de arrecadação, execução do projeto, produção e entrega de recompensas e, comunicação com apoiadores.
O que é Responsabilidade do Apoiador?
O apoiador tem o direito de acompanhar a execução do projeto apoiado e de sinalizar quaisquer descumprimentos quanto ao que foi divulgado durante a arrecadação e quanto a entrega de recompensas.
O que é Responsabilidade do Catarse?
O Catarse é responsável por hospedar o projeto na plataforma online; pelo desenvolvimento tecnológico da mesma; atendimento de dúvidas e problemas (tanto de apoiadores quanto de realizadores); e por garantir a segurança das transações financeiras.
Vale ressaltar que o Catarse não é responsável pelo financiamento, divulgação, execução, nem pela entrega de recompensas dos projetos inscritos.A Catarse (do grego, kátharsis, significa “purificação”) é um conceito filosófico muito amplo, utilizado, portanto em diversos ramos do conhecimento: artes, psicologia, medicina, religião, educação, dentre outros.
A Catarse para Aristóteles
Para o filósofo grego Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.), o conceito de catarse, retratado em sua obra “Arte Poética”, representava a purificação das almas que ocorria através de uma grande descarga de sentimentos e emoções, provocada pela visualização de obras teatrais: tragédias ou dramas.
Em outras palavras, quando o público entrava em contato com a linguagem poética associada à representação teatral (tragédia e drama), repleta de emoções e sentimentos que emanavam dos personagens da peça, a plateia era capaz de captar tais emoções (terror, medo e piedade) e assim, liberar-se das suas.
Nesse sentido, Aristóteles aproxima-se do conceito de catarse nas artes. Com o passar dos anos, o conceito de catarse foi se expandindo e atualmente, faz parte de diversas áreas do saber, no entanto, todos eles derivam da concepção apresentada pelo filósofo grego.
Para ampliar seus conhecimentos sobre o filósofo, leia: Aristóteles
Catarse na Arte
A catarse nas artes corresponde à sensação de “limpeza, leveza, renovação e purificação” que o ser humano atinge quando entra em contato com alguma obra artística, seja pintura, música, filme ou uma apresentação de dança. Em outras palavras, a catarse nas artes representa a liberação da tensão emocional a qual proporciona fortes emoções e um sentimento de alívio no ser humano.
Veja mais em: O que é Arte?
Catarse na Literatura
A literatura, é a arte das palavras e, da mesma maneira que outras modalidades artísticas, ela transmite a sensação de purgação ou purificação provocada pela catarse. Assim, quando lemos algum texto literário que nos causa demasiada emoção e reflexão, podemos ter sido tocados por um processo catártico.
Veja mais em: O que é Literatura?
Catarse na Pedagogia e na Educação
A conceito de catarse é explorado também no campo da educação e, portanto, nos processos educativos. Nesse sentido, o processo catártico ocorre quando os estudantes, através do processo educativo, absorvem e adquirem instrumentalização necessária para agirem como cidadãos, bem como refletirem sobre suas práticas sociais.
Na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), a catarse é um conceito que foi explorado por diversos pensadores, no entanto merece destaque o filósofo italiano marxista Antonio Gramsci (1891-1937). Segundo Gramsci, a catarse:
“(...) indica a passagem do movimento puramente econômico e corporativo (ou egoístico-possessivo) ao movimento ético-político, isto é, a elaboração superior da estrutura em superestrutura na consciência dos homens. A passagem do “objetivo ao subjetivo” e da “necessidade a liberdade.”
Catarse na Religião
A catarse é um conceito também observado em diversas religiões. A grosso modo, representa a purificação da alma, a libertação de todos os pecados e a comunhão com Deus. O processo catártico pode ocorrer, por exemplo, durante uma oração, celebração religiosa ou confissão.
Desse modo, em diferentes cultos é possível visualizar a catarse individual ou coletiva (êxtase religioso), donde as pessoas entram em transe, tem visões, choram desesperadamente ou ficam demasiadamente felizes.
Saiba mais sobre o tema: Religião
Catarse na Psicologia e na Medicina
Na psicologia, a catarse é um conceito que está intimamente relacionada à liberdade e à cura dos traumas e doenças. De tal modo, os processos catárticos ocorrem nos pacientes no momento em que eles superam algum trauma, medo ou perturbação, por meio de uma libertação psíquica.
Na Medicina, a catarse está associada às funções do sistema digestivo, sendo um termo utilizado para indicar o esvaziamento do intestino, através da evacuação.
A Catarse para Freud
Sigmund Freud (1856-1939), psicanalista austríaco, foi quem introduziu o conceito de catarse na psicologia, após observar os estados catárticos provocados nos processos hipnóticos realizados em pacientes que buscavam a cura dos medos e traumas.
A partir disso, Sigmund funda um ramo da psicologia chamado de “Psicanálise”, pautada na ideia de explorar a “psique humana” por meio do diálogo e da livre associação de ideias.
Para Freud, os pacientes não precisavam estar hipnotizados para atingirem a catarse, ou seja, ela poderia ocorrer somente durante uma conversa entre o psicanalista e o paciente. Destarte, na conversa com o psicanalista o paciente aliviaria suas perturbações psíquicas, despertadas por diversas emoções e sensações que estavam reprimidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário