sexta-feira, 2 de outubro de 2015

CIANOSE

Cianose é um sinal ou um sintoma que pode ser notado através da coloração azul-arroxeada da pele, embaixo das unhas ou nas mucosas. A cianose ocorre devido a má oxigenação do sangue arterial.
A cianose é um sintoma de insuficiência circulatória, doença pulmonar ou intoxicação por gases tóxicos. É comum ocorrer em regiões de grandes altitudes e em temperaturas muito frias.
Conhecida também como "doença azul" (morbus caeruleus), trata-se de uma característica da cardiopatia congênita denominada tetralogia de Fallot, em que a criança pode apresentar, logo ao nascer, uma coloração azulada da pele e das mucosas.
Existem três tipos de cianose: central, periférica e mista. Central é quando o sangue já chega desoxigenado, periférica é quando ocorre desoxigenação em excesso pelos tecidos periféricos, e pode ser tanto generalizada como local e a mista que é a associação dos mecanismos da cianose central com a periférica. Um exemplo são as embolias pulmonares ou pneumonia grave.A pele com cor azulada, ou cianose, é um sinal ou um sintoma que pode ser notado pela coloração azul-arroxeada da pele, embaixo das unhas ou nas mucosas. A cianose ocorre devido à má oxigenação do sangue arterial. É um sintoma de insuficiência circulatória, doença pulmonar ou intoxicação por gases tóxicos, sendo comum ocorrer em regiões de grandes altitudes e em temperaturas muito frias.
O que caracteriza a pele com cor azulada é a deficiência de oxigenação da célula sanguínea. O sangue que circula no nosso corpo está sob duas formas: o venoso e o arterial. O primeiro tem uma cor mais escura, é o que corre pelas veias até o pulmão. No pulmão, a hemoglobina do sangue perde o gás carbônico e recebe oxigênio. Com essa troca, ele se transforma de sangue venoso em sangue arterial, que é um sangue de cor mais viva, bem vermelho, e que tem a função de levar oxigênio dos pulmões para todo o corpo. Quando essa oxigenação está insuficiente, aparece a cianose.
Além da pele com cor azulada, às vezes, a pessoa pode sentir dores, tonturas e até mesmo desmaiar, dependendo das causas do problema.. Em outras ocasiões, ela é só um sinal físico e a pessoa nada sente.
Falta de ar ou dificuldade intensa para respirar, dor que piora com exposição ao frio, sonolência, confusão mental, tosse com febre e expectoração escura podem estar associadas com a causa da cianose.

Tipos

Existem três tipos de cianose, a doença da pele de cor azulada:
  • Central: quando o sangue já chega desoxigenado
  • Periférica: quando ocorre desoxigenação em excesso pelos tecidos periféricos, podendo ser tanto generalizada como local
  • Mista: a associação dos mecanismos da cianose central com a periférica.

Causas

As principais causas da pele de cor azulada são:

Doenças cardíacas

  • Insuficiência cardíaca
  • Defeitos cardíacos presentes no nascimento (congênito) ou parada do coração.

Doenças pulmonares

Outras causas

  • Overdose de drogas (narcóticos, benzodiazepinas, sedativos)
  • Exposição a ar ou água fria
  • Toxinas, como o cianeto
  • Afogamento
  • Baixo teor de oxigênio no ar inspirado.
Exemplo de baixos teores de oxigênio no ar inspirado é a pele de cor azulada que surge nas alturas. Aos 5.400 metros de altura, a oferta de oxigênio para o sangue é somente a metade da que é oferecida ao nível do mar. Portanto, quanto mais no alto estivermos, menor a saturação da hemoglobina e, quanto mais nos aproximarmos do nível do mar, maior será a oferta de oxigênio. Essa é a razão pela qual os alpinistas de grandes alturas só conseguem fazer esforço recebendo um suplemento de oxigênio.
A pele de cor azulada é sempre causada por um déficit de oxigenação do sangue e um acúmulo consequente de gás carbônico.
O problema visto apenas em uma parte do corpo pode ser causado por um coágulo sanguíneo que bloqueia o suprimento de sangue para uma perna, pé, mão ou braço.

 diagnóstico e exames

Dependendo da causa, a pele com cor azulada pode se desenvolver subitamente, junto com falta de ar e outros sintomas. Cianose associada à dispneia, início abrupto, dor intensa em membro, congestão pulmonar e dor no peito deve ser um caso de consulta de urgência em pronto atendimento.Quando a hemoglobina contida nas hemácias está carregada de oxigênio (oxihemoglogina) o sangue se torna vermelho rútilo e isso empresta à pele e às mucosas sua coloração normal característica. Quando a hemoglobinadas hemácias não está oxigenada (desoxihemoglobina) ela torna o sangue mais escuro e ele confere à pele, às mucosas e aos leitos ungueais uma coloração azul-arroxeada, que pode ser vista sobretudo nas extremidades, isto é a cianose.
Em geral, o sangue que sai do coração normal, via artérias, está oxigenado e é vermelho. Ao circular, deixa o oxigênio nos tecidos e recolhe deles o gás carbônico. O que retorna ao coração, por via venosa, ainda não está oxigenado e é roxo-azulado. Só em sua passagem pelos pulmões perderá o gás carbônico e readquirirá o oxigênio e retornará à cor vermelha. Os indivíduos que tenham pouca hemoglobina ou poucas hemácias, como os anêmicos, por exemplo, podem não exibir cianose e, ao contrário, aqueles com policitemia vera (aumento do número de hemácias) podem mostrá-la com mais facilidade.
Quais são as causas da cianose?
Existem várias causas de cianose, indo desde a falta de oxigênio no ar inspirado até a incapacidade dahemoglobina fixar o oxigênio: doenças cardíacas, pulmonares, circulatórias, intoxicações e falta de oxigênio no ar inspirado.
cianose é sempre causada por um déficit de oxigenação do sangue e um acúmulo consequente de gás carbônico.
Quais são os tipos de cianose?
Há, basicamente, três tipos de cianosecianose central, cianose periféria e cianose mista.
  • Na cianose central, o sangue que vem dos pulmões para a periferia do corpo já chega a ela com pouco oxigênio, devido a alguma doença do pulmão ou do coração que impede a sua oxigenação.
  • cianose periférica geralmente ocorre quando a circulação normal é impedida ou lentificada por alguma razão ou então o coração não pode enviar a quantidade adequada de sangue para a periferia.
  • cianose mista é uma combinação das duas anteriores.
Quais são os sinais e os sintomas da cianose?
sintoma da cianose é uma coloração azulada ou púrpura que se manifesta na pele ou nas mucosas, sobretudo nas extremidades. Às vezes, a pessoa pode sentir dores, tonturas e até mesmo desmaiar, dependendo das suas causas. Podem estar presentes os sintomas da doença que tenha causado a cianose. Em outras ocasiões, ela é só um sinal físico e a pessoa nada sente.
Como o médico faz o diagnóstico da cianose?
diagnóstico da cianose pode ser feito mediante a história clínica e exame físico do paciente. Além disso, o médico pode precisar de alguns exames para determinar a sua causa, incluindo exames de sangue para saber os níveis de células vermelhas presentes no sangue e o nível de oxigênio delas. Radiografias de tórax ajudam a determinar o estado dos pulmões. Um ecocardiograma pode contribuir para verificar se o coração está bombeando o sangue adequadamente.
Como é o tratamento da cianose?
cianose não é uma doença, mas um sinal de doença. Por isso, o tratamento deve ser dirigido à causa dacianose. Ela pode ser muito simples, como evitar a exposição a altas temperaturas e a altitudes; ou mais complexas, demandando inclusive uma cirurgia cardíaca.
Como evolui a cianose?
Normalmente, após o tratamento adequado, a cianose não retorna. Em alguns casos, contudo, o médico deve rever periodicamente o paciente para monitorar seu estado de saúde.
ABC.MED.BR, 2012. Cianose: o que é?. Disponível em: <http://www.abc.med.br/p/pele-saudavel/297740/cianose+o+que+e.htm>. Acesso em: 2 out. 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário