. A culminância de qualquer projeto, é o final, a apresentação dos resultados. Trabalhei em 2006 com uma turma de 8 anos ( 2ª série) que apresentava alguns problemas de aprendizagem e disciplina. Para tentar o envolvimento dos alunos lancei alguns temas, e aproveitando a empolgação de todos com a eleição do mascote das Olimpíadas, houve interesse da turma em criar um mascote para a escola. O primeiro passo, foi definir como seria , do que precisaríamos, nome, quem poderia participar, quais os critérios de participação. Depois de todos os registros, partimos para a ação. Durante essa preparação, houve o falecimento de um aluno da turma, o que os deixou bastante abalados, mas trabalhei esse assunto da melhor forma possível, através de desenho, escrita, músicas e histórias que falavam sobre o assunto. Depois disso, todos os alunos produziram um desenho, e cada um deu a trabalho um nome que pudesse simbolizar aquela figura em sua vida escolar. Depois dos desenhos prontos, ouve ampla divulgação com cartazes, faixas, panfletos, recados orais, e junto a isso, a confecção de título eleitoral para todos os alunos da escola, sendo que professores e todos funcionários deviam usar o documento oficial. Para a realização do pleito, foi escolhida uma comissão que deveria participar e organizar tudo que seria necessário, inclusive a indicação de mesários , secretário e presidente da mesa.Toda a turma esteve envolvida em todos os estágios do trabalho, e após a eleição do mascote, houve uma outra eleição para escolha do nome com participação de toda a comunidade escolar. Sendo todos os trabalhos encerrados, confeccionamos com a ajuda das famílias uma colcha de retalhos, pintada pelos alunos com todos os desenhos que concorreram a mascote e uma linda homenagem ao colega falecido.Essa colcha de retalho juntamente com todos os registros e produções coletivas e individuais foram a culminância do projeto. Essa colcha encontra-se hoje exposta na FACSAL, depois de ter sido exposta na SMED, UFMG e PUC.São duas as funções principais das cerimônias de fechamento de um projeto didático: dar ao aluno visibilidade para o processo de aprendizagem pelo qual passou e apresentar o trabalho da turma para a comunidade e os pais, que são estimulados a perceber o avanço de seus filhos.
O evento só cumprirá esses dois papéis se estiver prevista a exposição dos objetivos de cada atividade realizada, dos registros das várias versões do produto final e das fotos que ilustram o processo. Fazer uma festa bonita não deve ser a maior preocupação da escola- como é bastante comum -, mas o mínimo de organização precisa ser garantido.
Sem despender muito tempo nessa tarefa, professores e gestores precisam tomar uma série de providências, como conseguir microfones para as apresentações orais, organizar as cadeiras para os convidados e distribuir pelo espaço reservado para o evento suportes para expor os trabalhos. "Não é correto transformar a culminância na grande estrela de um projeto. O mais atrativo é o caminho pelo qual todos passaram e as realizações das crianças", explica Maria Alice Junqueira. Alerta: a participação dos alunos na culminância deve ter caráter pedagógico, incluindo a definição de critérios para a exposição do material, e não na produção de enfeites, o que não se relacionam a nenhum objetivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário