Múnus é um substantivo masculino de dois números na língua portuguesa, e significa afunção ou obrigação que deve ser exercida por alguém.
A palavra múnus se originou diretamente do latim munus, que quer dizer "dever", "ônus", "função" e "encargo". O termo múnus é principalmente utilizado dentro do âmbito jurídico, como um conjunto de obrigações de um indivíduo.
O múnus também pode ser considerado o emprego ou cargo de uma pessoa, levando em consideração a necessidade de cumprir obrigações durante o trabalho.
Múnus público
O múnus público é todo o dever e obrigação que o indivíduo presta para o poder público, baseado por leis e que cubram os interesses de todos os cidadãos em coletividade.
Votar ou justificar o voto, prestar depoimento como testemunha ou executar um cargo que atinja os interesses da pátria ou da ordem social são alguns exemplos de múnus públicos.
Múnus sacerdotal
O múnus sacerdotal é o dever, função e obrigação que cabe ao indivíduo que se dedique ao sacerdócio.
A igreja católica, por exemplo, tem como base a chamada tríplice múnus, formada pelo múnus sacerdotal, múnus profético e múnus pastoral. mú.nus
- emprego, encargo, função exercida obrigatoriamente
- São isentos de qualquer imposto ou contribuição, geral ou local, os templos e objectos nele contidos, os seminários ou quaisquer estabelecimentos destinados à formação do clero, e bem assim os editais e avisos afixados à porta das igrejas, relativos ao ministério sagrado; de igual isenção gozam os eclesiásticos pelo exercício do seu múnus espiritual. (Artigo 8° daConcordata entre a Santa Sé e a República Portuguesa (1940))
Nenhum comentário:
Postar um comentário