Metabolismo (do grego “metabolé”, que significa “mudança, troca”) é o conjunto de transformações e reações químicas através das quais se realizam os processos de síntese e degradação (ou decomposição) das células.
O metabolismo acontece com a ajuda de enzimasatravés de uma cadeia de de produtos intermediários.
Este fenômeno está relacionado com três funções que são vitais e que ocorrem no corpo humano: nutrição (inclusão de elementos essenciais no organismo), respiração (oxidação desses elementos essenciais para produção de energia química) e síntese de moléculas estruturais (utilizando a energia produzida).
O processo metabólico se divide em dois grupos denominados anabolismo(reações de síntese) e catabolismo (reações de degradação).
Anabolismo são reações químicas construtivas, ou seja, produzem nova matéria orgânica nos seres vivos. Por exemplo, a síntese de proteínas no tecido muscular a partir de aminoácidos.
Catabolismo são reações químicas destrutivas, ou seja, há uma quebra de substâncias. Por exemplo, a quebra da molécula de glicose que é transformada em energia e água.
Para manter as funções vitais (respiração, batida do coração, temperatura corporal, etc.), o organismo gasta uma grande quantidade de energia. É o que se chama de metabolismo basal.
Há influência de diversos fatores no metabolismo, por exemplo, genética, idade, sexo, altura, peso, prática de atividade física, etc. O gasto de mais ou menos energia depende desses fatores. Por isso, algumas pessoas são magras e, mesmo comendo de tudo, não engordam. Enquanto outras, enfrentam grandes dificuldades para conseguirem emagrecer.
Emagrecer de forma adequada, implica equilibrar a ingestão de calorias de acordo com o nível de atividade física. Dietas rápidas envolvem a perda de gordura mas também de massa muscular, o que não é conveniente para resultados a longo prazo.
Metabolismo basal
Consiste na quantidade de calorias consumidas em vinte quatro horas por um indivíduo que se encontra em repouso absoluto e em jejum (de pelo menos 12 horas), sem haver dano nos órgãos internos do seu corpo.
É medido através do oxigênio consumido ou do dióxido de carbono libertado em um determinado intervalo de tempo. O metabolismo basal varia de acordo com o tamanho da pessoa (é maior quanto menor for a pessoa), da idade (é menor quanto maior for a idade), e do sexo (sendo um pouco menor no caso das mulheres).Considera-se metabolismo, as reações químicas que ocorrem dentro do organismo e tem a função de mudar ou produzir moléculas. Ele pode estar presente de duas formas: no estado anabólico ou catabólico.
No estado de anabolismo ocorre a formação dos compostos e no estado de catabolismo ocorre a quebra dos compostos. No caso de dietas para perda de peso considera-se que a pessoa sofre o processo de catabolismo, tornando algumas partículas do organismo degradadas, gerando assim, a diminuição do peso.
Hoje em dia muito se comenta sobre o metabolismo, as pessoas possuem interesse em conhecer seu próprio ritmo metabólico. Surgem várias dúvidas sobre essa questão, contudo, é mais simples do que parece. Não existe uma fórmula que torne o metabolismo menos ou mais acelerado, são vários fatores que estão envolvidos e que devem ser considerados e avaliados individualmente para se ter idéia de qual tipo é o metabolismo de cada um. O peso, idade, sexo, atividade física são fatores importantes na regulação do metabolismo. Por exemplo, aqueles que apresentam peso mais alto necessitam de um valor calórico maior, a idade mais avançada torna o metabolismo mais lento, os homens possuem maior massa muscular em relação às mulheres e com isso possuem um metabolismo mais rápido. Além disso, a prática de exercícios físicos deixa o metabolismo mais rápido. Todos esses dados devem ser considerados quando o assunto refere-se ao metabolismo de cada pessoa.
Apenas para se manter o organismo vivo é gasto uma certa quantidade de energia, assim quando se respira, dorme e para se manter as funções cardiovasculares o organismo utiliza de sua reserva calórica, esse valor está relacionado ao metabolismo basal de cada um. Já no caso da perda de peso, ocorre à diminuição no valor calórico, com o tempo o organismo passa a exigir menos energia para a execução das funções vitais, tornando o metabolismo mais lento e adaptado a tal situação. Esse é o conhecido efeito Platô, nesse caso é preciso à diminuição do valor calórico e o aumento da atividade física para que assim continue ocorrendo à perda de peso esperada.
Com isso, nota-se que em todas as situações, seja ela para perda, ganho ou manutenção do peso a necessidade calórica será diferente de uma pessoa para outra. Por isso, deve-se ter o acompanhamento de um profissional especializado.
Leia também:Metabolismo é a soma de processos químicos e físicos que ocorrem dentro de um organismo vivo.
Tipos
O metabolismo divide-se em catabolismo (quebra de uma substância para obter energia) e anabolismo (capacidade que o organismo possui de transformar uma substância em outra que sirva para seu desenvolvimento e reparação).
De organismos unicelulares (formados por uma única célula) a pluricelulares (formados por várias células) ocorrem funções metabólicas.
Funções metabólicas no organismo
Um bom exemplo de função metabólica é o processo de respiração celular que ocorre nos organismos aeróbicos, onde a mitocôndria quebra a glicose introduzindo oxigênio no carbono, retirando, assim, sua energia.O Significado de Metabolismo tem origem na palavra grega metabolismosque significa mudança ou troca e é umconjunto de transformações e reações químicas sofridas no interior de nosso corpo, esse conjunto é chamado demetabolismo celular.
Essas transformações produzem a energia para manter nosso organismo em funcionamento, sendo que o metabolismo energético pode ser considerado como a capacidade de nosso corpo queimar calorias para se manter ativo.
A forma como o metabolismo atua está ligado diretamente as enzimas, que são substâncias proteicas que tem como característica acelerar as reações químicas no organismo. Essas estão conectadas a funções importantes do corpo humano, como anutrição, respiração e a síntese.
No fígado o metabolismo lipídico é responsável pelos processos de síntese dos lipídios em outras vias metabólicas.
Quando falamos em metabolismo em bioquímica podemos classificá-lo em dois grupos Anabolismo e o Catabolismo
Anabolismo
Reações Anabólicas ou de Síntese, são reações químicas que geram nova matéria orgânica, classificadas como construtivas, como por exemplo formação de proteínas geradas de carboidratos.
Catabolismo
Catabolismo são reações químicas que produzem energia a partir da decomposição de moléculas, classificadas como destrutivas, como por exemplo o processo de respiração celular, onde essa é obtida a partir da síntese de fontes como a glicose que são quebradas para gerar a liberação de dióxido de carbono responsável pela respiração celular.
Metabolismo Basal
Nada mais é do que a quantidade de energia que o organismo precisa para manter as funções vitais do corpo em repouso, tais como, respiração, batimentos cardíacos, etc, ou seja para manter você vivo. Com a idade essa taxa pode sofrer alteração em função do estilo de vida da pessoa.
Metabolismo Acelerado x Metabolismo Lento
A característica principal daqueles que possuem metabolismo rápido é a grande queima de calorias além do normal, para essas pessoas ganhar peso pode ser uma grande dificuldade.
Pode até parecer que esse tipo de metabolismo seja o perfeito, porém aqueles que tem essas características podem sofrer com a dificuldade de ganhar massa muscular e serem afetados em sua saúde, perdendo peso quando estão doentes e também com relação a estética pela sua dificuldade em ganhar peso.
Metabolismo Lento
Quando um organismo tem um gasto de energia menor do que o considerado normal é possível afirmar que trata-se de um organismo com metabolismo lento.
Geralmente pessoas com esse tipo de metabolismo sofrem com a dificuldade em gastar a energia e por consequência podem acumular calorias além do necessário, tendo como consequência sobrepeso ou obesidade.
Esse é o motivo de que algumas pessoas apesar de comerem o mesmo e de praticarem exercícios na mesma proporção podem engordar mais que outras.
A idade também é um fator importante, pois com o passar dos anos o organismo tende a ficar mais lento para realizar o metabolismo, porém evitar o sedentarismo contribui para que essa alteração tenha menor impacto.
Metabolismo lento como acelerar
Algumas pesquisas indicam que quando se tem perda de músculos o organismo tende a ficar mais lento, assim uma das opções para aqueles que comprovadamente possuem metabolismo lento é o ganho de massa muscular, outras dicas são:
- Aumentar o consumo de água: A água ajuda a aumentar o metabolismo, filtrando o sódio e gorduras indesejadas, bem como contribuindo para uma maior saciedade
- Faça Exercícios Aeróbicos: esse tipo de exercício melhorará a circulação sanguínea e contribuirá para queimar gorduras acumuladas
- Evite gorduras do tipo Trans: essas gorduras além de gerar ganho de peso, são potenciais para outras doenças como câncer e depressão
- Tenha uma rotina de refeições: Comer de 3 em 3 horas é uma das dicas importantes para melhorar aumentar o ritmo do seu organismo, pois estará acostumando o seu corpo a queimar calorias com mais frequência condicionando a não acumular mais gordura do que o necessário.
Apesar da idade ser geralmente um fator importante no organismo, quando se tem um equilíbrio é possível manter o metabolismo de forma adequada, com um estilo de vida saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário