Metodologia é uma palavra derivada de “método”, do Latim “methodus” cujo significado é “caminho ou a via para a realização de algo”. Método é o processo para se atingir um determinado fim ou para se chegar ao conhecimento. Metodologia é o campo em que se estuda os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento.
A metodologia consiste em uma meditação em relação aos métodos lógicos e científicos. Inicialmente, a metodologia era descrita como parte integrante da lógica que se focava nas diversas modalidades de pensamento e a sua aplicação. Posteriormente, a noção que a metodologia era algo exclusivo do campo da lógica foi abandonada, uma vez que os métodos podem ser aplicados a várias áreas do saber.
Cada área possui uma metodologia própria. A metodologia de ensino é a aplicação de diferentes métodos no processo ensino-aprendizagem. Os principais métodos de ensino usados no Brasil são: método Tradicional (ou Conteudista), o Construtivismo (de Piaget), o Sociointeracionismo (de Vygotsky) e o método Montessoriano (de Maria Montessori).
Uma metodologia de pesquisa pode variar de acordo com a sua natureza. Assim, uma pesquisa pode ser qualitativa , quantitativa, básica ou aplicada.
Metodologia científica
É a disciplina que trata do método científico. É a estrutura das diferentes ciências, e se baseia na análise sistemática dos fenômenos e na organização dos princípios e processos racionais e experimentais. Permite, por meio da investigação científica, a aquisição do conhecimento científico.
Metodologia de ensino
A metodologia de ensino é uma expressão que teve a tendência de substituir a expressão "didática", que ganhou uma conotação pejorativa por causa do caráter formal e abstrato dos seus esquemas que não estão bem inseridos em uma verdadeira ação pedagógica. Assim, a metodologia de ensino é a parte da pedagogia que se ocupa diretamente da organização da aprendizagem dos alunos e do seu controle.
Metodologia e TCC
A metodologia do trabalho científico, por exemplo, para a realização de um trabalho de conclusão de curso (vulgarmente denominado TCC), é a parte em que é feita uma descrição minuciosa e rigorosa do objeto de estudo e das técnicas utilizadas nas atividades de pesquisa.Metodologia é uma palavra composta por três vocábulos gregos: metà (“para além de”), odòs (“caminho”) e logos (“estudo”). O conceito faz alusão aos métodos de investigação que permitem obter certos objectivos numa ciência. A metodologia também pode ser aplicada à arte, quando se efectua uma observação rigorosa. Como tal, a metodologia é o conjunto de métodos que regem uma investigação científica ou numa exposição doutrinal.
Por outras palavras, a metodologia é uma etapa específica que procede de uma posição teórica e epistemológica, para a selecção de técnicas concretas de investigação. Logo, a metodologia depende dos postulados que o investigador acredita serem válidos, já que a acção metodológica será a sua ferramenta para analisar a realidade estudada.
Leia mais: Conceito de metodologia - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/metodologia#ixzz3opMDKvhkA Metodologia é o estudo dos métodos. As etapas a seguir num determinado processo.
Tem como objetivo captar e analisar as características dos vários métodos indispensáveis, avaliar suas capacidades, potencialidades, limitações ou distorções e criticar os pressupostos ou as implicações de sua utilização.
Além de ser uma disciplina que estuda os métodos, a metodologia é também considerada uma forma de conduzir a pesquisa ou um conjunto de regras para ensino de ciência e arte.
A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, dos instrumentos utilizados (questionário, entrevista etc), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.
Em Gestão de Projetos, existe a metodologia geral e a metodologia detalhada.
A metodologia pode ser dividida em vários métodos até chegar num determinado objetivo.
Deve-se notar que a palavra metodologia é muitas vezes usada onde seria mais adequado usar método. É um exemplo claro de inflation. Por exemplo tomemos a frase "Já que os estudantes não estavam disponíveis para responder a pesquisa sobre o sucesso acadêmico, nós mudamos nossa metodologia e, em vez deles, utilizamos respostas dos instrutores". Nesse caso, a metodologia (fazer pesquisa presumindo que isso fornece resultados confiáveis) não mudou. O que mudou foi o método (perguntar a professores em vez dos estudantes).
O termo metodologia inclui os seguintes conceitos, em relação a uma disciplina particular ou campo de estudo:
- coleção de teorias, conceitos e idéias;
- estudo comparativo de diferentes enfoques;
- crítica de um método individual.
Metodologia refere-se a mais do que um simples conjunto de métodos, mas sim refere-se aos fundamentos e pressupostos filosóficos que fundamentam um estudo particular. É por isso que a literatura acadêmica geralmente inclui uma seção sobre a metodologia dos pesquisadores. Esta seção faz mais do que delinear os métodos dos pesquisadores (como em "Realizamos uma pesquisa com 50 pessoas ao longo de um período de duas semanas e os resultados submetidos à análise estatística", etc), que poderia explicar o que os investigadores ontologia ontológica ou epistemologia epistemológica são vistas.
Outra chave (embora possivelmente imprecisa) de uso de metodologia não se refere à pesquisa ou às técnicas de análise específica. Isso muitas vezes refere-se a tudo e qualquer coisa que possa ser encapsulado por uma disciplina ou uma série de processos, atividades e tarefas. Exemplos disto são encontrados em desenvolvimento de software, gerenciamento de projetos e campos de processo de negócio. Esse uso do termo é tipificado pelo contorno quem, o quê, onde, quando e porquê. Na documentação dos processos que compõem a disciplina, que está sendo apoiado por "esta metodologia", que é onde iríamos encontrar os "métodos" ou processos. Os processos em si são apenas uma parte da metodologia, juntamente com a identificação e uso das normas, políticas, normas, etc
Exemplo[editar | editar código-fonte]
Daí, bem concebida metodologias, os pesquisadores frequentemente reconhecem a necessidade de rigor, lógica e coerência que deve resistir a revisão pelos pares, bem como a sua abordagem fundamental para a realidade. Por exemplo:
- Os pesquisadores acreditam que no paradigma de positivismo, que sustenta que a verdade está lá fora "à espera de ser descoberto". Nessa visão, os fatos existem independentemente de quaisquer teorias ou observação humana. Essa perspectiva domina a tradição filosófica ocidental, que fornece a fundação da ciência ocidental. A realidade é assumida como objetivo de ser, isto é, que existe fora de nossa percepção. Neste paradigma, nem a busca da verdade, nem a própria verdade é problemática: A verdade é definitiva e verificável. Os cientistas realizam experiências empíricas em laboratórios e relatam o que eles descobriram como peritos.
- Ou é a verdade fabricada(ver Construtivismo e epistemologia construtivista) na mente das pessoas e entre as pessoas em uma cultura. Nessa visão, os fatos se "verdades" e são uma construção de teorias e pontos de vista. Este paradigma sustenta que tanto a natureza da verdade e do inquérito em que a verdade é problemática porque a verdade é construída (ou fabricada) dos processos em curso de negociação, a reavaliação e aperfeiçoamento dos indivíduos e entre'. No entanto, isso não está relacionado com as perspectivas fora da comunidade científica que tentam igualar os resultados da investigação com as crenças sociais e populares e sistemas de crenças.
As ciências sociais são metodologicamente capazes de diferenciar métodos diferentes usando qualitativa, quantitativa e misto métodos de abordagens. Os métodos qualitativos incluem o estudo de caso,Fenomenologia, teoria fundamentada e etnografia, entre outros. Os métodos quantitativos incluem teste de hipóteses, A análise do poder, análise reuniu, estudos observacionais, reamostragem, randomizados controlados, análise de regressão, modelagem e multidimensional de análise de dados, entre outros.A Metodologia é o estudo dos métodos. Ou então as etapas a seguir num determinado processo.
Tem como objetivo captar e analisar as características dos vários métodos indispensáveis, avaliar suas capacidades, potencialidades, limitações ou distorções e criticar os pressupostos ou as implicações de sua utilização.
Além de ser uma disciplina que estuda os métodos, a metodologia é também considerada uma forma de conduzir a pesquisa ou um conjunto de regras para ensino de ciência e arte.
A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado (questionário, entrevista etc), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.
DICAS DE COMO FAZER
1º PASSO:
Classifique a pesquisa:
-por objetivo (exploratória, descritiva e explicativa);
-pelos procedimentos (abordagem direta e indireta);
- pelo objeto (bibliográfica, de laboratório e pesquisa de campo)
Para que serve classificar a pesquisa:
-permite que o pesquisador reconheça em detalhes as características do trabalho que ele próprio está realizando;
-aumenta sobremaneira a intimidade do pesquisador com a sua pesquisa, permitindo a movimentação mais acertada e eficaz durante as investigações.
2º PASSO
Faça opção metodológica:
É a metodologia o conjunto filosófico e político de caminhos que definem o trabalho do investigador.
- Indutivo: é aquele que parte de verdades menores, pontuais, para generalizações;
-Dedutivo: é aquele que parte de leis gerais para a compreensão de questões locais ou pontuais;
-Hipotético-dedutivo: o pesquisador propõe uma hipótese e parte, por meio da dedução, para sua comprovação ou não;
-Dialético: é o método caracterizado por leis que afirmam que tudo se transforma permanentemente, tudo se relaciona, existe permanentemente impulsionando a transformação e a relações uma luta dos contrários;
- Comparativo: busca compreender a realidade através de comparações entre grupos, fenômenos, locais ou tempos históricos diferentes;
- Histórico: acredita que somente é possível compreender a realidade de determinados fenômenos se for conhecida a sua história ou seu passado.
3º PASSO
Escolha as ferramentas:
Estas são os instrumentos práticos que lhes fornecerão dados e informações para documentar.
A pesquisa bibliográfica e a documental seriam, então, caracterizadas pelas seguintes práticas:
- Elaborar um plano de trabalho que contenha uma proposta de abordagem realista e exeqüível da temática, valorizando: conceitos, palavras-chave, idéias principais, o problema da pesquisa, os objetivos e a hipótese;
- Seleção e organização das fontes por meio de fichas de leitura;
- Busca de autores entre os selecionados para exploração mais profunda (seleção da seleção);
-O feitio da ficha de leitura deve constar dos dados da ficha técnica do livro ou demais fontes, uma resenha pessoal abordando o aspecto e informações do livro que tenham relação com o trabalho em questão, depois pesquisador deve listar páginas que trazem citações interessantes para serem transcritas no relatório da pesquisa;
- Acerca especialmente da pesquisa documental é fundamental caracterizar o documento considerando as seguintes ações: observar quando e quem fez o documento, quantas partes ele tem (como é organizado), como ele trata o tema (descrever a situação do tema de pesquisa no documento), análise pessoal da importância do documento e a relação do mesmo com o tema pesquisado;
A mais famosa técnica de observação direta intensiva é a entrevista. As principais entrevistas para pesquisa de fenômenos sociais são:
- Estruturada – é quando a relação de perguntas é construída e seguida sem variação. Em geral ela contempla perguntas objetivas;
- Semi-estruturada – a lista de pergunta ainda existe, mas não são objetivas e dão vazão a desdobramentos (até mesmo perguntas não previstas);
- Aberta – também conhecida como painel, é caracterizada pela preparação de um roteiro de temas (de preferência em forma de tópicos) por parte do pesquisador que deve conduzir o diálogo permitindo ao entrevistado o máximo de liberdade.
4º PASSO
Visto isso, você deve escrever mais ou menos assim: (tenha piedade do professor, NÃO COPIE ESTE MATERIAL!)
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO – um modelo!?!
A pesquisa a ser realizada neste trabalho pode ser classificada como (classificação). Isto porque deve a pesquisa em mãos (explica a classificação).
Quanto à metodologia o trabalho em mãos faz a opção pelo método (identifique o método). Esta opção se justifica porque o método escolhido permite (justificativa da escolha do método).
Enquanto procedimento, este trabalho realizar-se-á por meio de observação (direta e/ou indireta), porque (explica a opção feita). A pesquisa utilizar-se-á de (ferramenta de documentação de dados) com (detalhamento). Estas ferramentas permitiram (justifica a escolha das ferramentas). O material documentado, bem como, as respectivas análises serão organizadas em relatório de pesquisa componente do estudo monográfico que se pretende construir.
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