Século XVl foi muito triste para a Europa, com muitas doenças e a grande peste, conhecida como "a peste negra". Ela assolou todo o continente, principalmente Portugal. O ano de 1569 foi o pior de todos. Os hospitais estavam lotados, não havia onde colocar tantos doentes, muitas pessoas já haviam morrido. O Rei de Portugal, Dom Sebastião, sem mais recursos, pediu ajuda até para a Espanha mandar seus médicos e remédios para o socorro.
O encontro milagroso da imagem
O povo de Portugal, em desespero, organizou várias missas orações e procissões com a imagem de Nossa Senhora durante vários meses. Perto da igreja da cidade de Sacavém, os coveiros tiveram que abrir muitas covas para enterrar tantas pessoas que já haviam morrido por causa da peste. E aconteceu que, ao abrirem uma cova, acharam uma pequena imagem de Nossa Senhora. Todos viram o fato como um milagre e começaram a rezar e fazer procissões pedindo o fim da peste. No ano seguinte as mortes foram diminuindo até acabarem.
Festa de Nossa Senhora da Saúde
A população então escolheu o dia 20 de abril para comemorar o fim da grande peste, e com uma grande procissão, escolheram o nome de "Nossa Senhora da Saúde", para agradecer a ajuda de Maria Santíssima. A partir deste ano de 1570, em todos os anos é comemorado o dia da Santa que acabou com a peste em Portugal. Esta devoção, então, se expandiu para a Espanha e por toda a Europa, e Nossa Senhora é lembrada e venerada com este nome há quase 450 anos.
A devoção no Brasil
Na cidade de São Paulo existe a Igreja de Nossa Senhora da Saúde. A Paróquia recebeu uma imagem da Santa, vinda de Portugal. Todo dia 15 de agosto é celebrada a festa em honra a Nossa Senhora da Saúde.
Oração a Nossa Senhora da Saúde
"À vossa proteção recorremos, ó Santa Mãe de Deus, consoladora dos aflitos e saúde dos enfermos. Não desprezeis nossas súplicas em nossas necessidades, e livrai-nos sempre de todos os perigos, e das doenças, ó Virgem Gloriosa e Bendita. Senhora nossa, Medianeira nossa, Advogada nossa, com vosso Filho, reconciliai-nos, a vosso Filho recomendai-nos, a vosso Filho apresentai-nos. Virgem Puríssima, que sois a Saúde dos Enfermos, o Refúgio dos Pecadores, a Consoladora dos Aflitos e a distribuidora de todas as graças, na minha fraqueza e no meu desânimo apelo hoje, para os tesouros da vossa divina misericórdia e bondade e atrevo-me a chamar-vos pelo doce nome de Mãe. Sim, ó Mãe, atendei-me em minha enfermidade, dai-me a saúde do corpo para que possa cumprir os meus deveres com ânimo e alegria, e com a mesma disposição sirva a vosso Filho Jesus e agradeça a vós, Saúde dos Enfermos. Nossa Senhora da Saúde, rogai por nós. Amém."
Nossa Senhora da Saúde é um dos muitos títulos pelos quais a Igreja Católica venera a Virgem Maria, sendo sob essa designação particularmente cultuada em Portugal.
História[editar | editar código-fonte]
Tradicionalmente invocada pelos doentes (como afirma o Padre António Vieira no seu Sermão do Nascimento da Mãe de Deus: «Perguntai aos enfermos para que nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora da Saúde [...]»), tornou-se particularmente cultuada a partir dos finais do século XVI, sendo-lhe atribuída a intervenção miraculosa que levou ao fim de vários surtos de peste ocorridos em Portugal. Em sua honra, nas povoações libertas do flagelo, foram-lhe erigidas igrejas ou dedicadas velhas capelas preexistentes.
Assim, o primeiro surto, ocorrido em Lisboa no reinado de D. Sebastião, em 1568, atingiu o seu ponto máximo no Verão do ano seguinte; ante a elevada mortandade (que levou mesmo a que o rei pedisse ao tioFilipe II de Espanha que enviasse médicos para Portugal, para auxiliar no combate à doença), a população da capital começou a organizar procissões em honra da Virgem, para que por sua intercessão pudesse cessar a peste. Tendo a mortalidade decrescido até ao começo da Primavera seguinte, o povo agradecido passou a celebrar anualmente uma procissão em honra de Maria, sob a invocação de Nossa Senhora da Saúde, no 1.º Domingo de Maio (salvo raras excepções). A imagem protectora foi depositada na Igreja do Colégio de Jesus, tendo mais tarde sido transferida, em 1662, para a pequena Capela de Nossa Senhora da Saúde e de São Sebastião da Mouraria, na freguesia de Santa Justa, próxima ao Rossio. A sua procissão é amplamente concorrida todos os anos.
Um novo surto da doença, em 1599, tornou mais visível a devoção pela Senhora da Saúde. A pestilência era tão intensa que muitas pessoas fugiam da capital para os arredores, em busca de ares mais saudáveis. Foi nesse contexto que, por exemplo, nasceu a devoção à Senhora da Saúde na povoação de Montemor, em Loures, onde logo foi erguida uma capela à santa (Capela de Nossa Senhora da Saúde de Montemor).
Do mesmo modo, também nessa altura, em Sacavém, nos arredores da capital, foi encontrada uma imagem de Maria com o Menino nos braços que, invocada como Nossa Senhora da Saúde, se diz ter feito cessar a peste; a imagem foi depositada na Capela de Santo André aí existente, passando a ser todos os anos magnificamente cultuada com uma grandiosa procissão no primeiro fim-de-semana de Setembro.Em Vila Fresca de Azeitão (Concelho de Setúbal) também se venera Nossa Senhora da Saúde e se realiza uma Procissão integrada na Festa dedicada a Nossa Senhora da Saúde. Esta festa realiza-se anualmente no fim de semana mais próximo do dia 8 de Setembro e realiza-se desde 1723 na sequência de uma peste que ameaçou aquela região no Verão de 1723.
Santa padroeira[editar | editar código-fonte]
O culto da Nossa Senhora da Saúde espalhou-se pelo país e actualmente há inúmeras capelas e igrejas (algumas das quais com o título de santuário) que a evocam. Nossa Senhora da Saúde é o orago (ou co-orago) das seguintes povoações:
- Vale de Maceira (Lousã, Coimbra)
- Alqueidão (na Figueira da Foz);
- Arrifes (em Ponta Delgada);
- Quintela (em Penacova);
- Barreiras (Cadaval);
- Gançaria (em Santarém);
- Senhora da Saúde (em Évora);
- Moinhos da Gândara (na Figueira da Foz);
- Sacavém (em Loures);
- Valpaços;
- Vila Fresca de Azeitão (em Setúbal);
- Gueifães (na Maia);
- Belide (em Condeixa-a-Nova);
- Chorosa (em Febres,Cantanhede);
- Cordinhã (em Cantanhede);
- Torres Vedras (em Coutada).
- CARVALHOS(vila nova de gaia-PORTUGAL)
- Esposende;
- Urgeira(em Valença do Minho);
- Folhadal (em Nelas);
- Casal da Coita (Caldas da Rainha)
- ((Maxial da Estrada )) (SERTA)
- Santuário de Nossa Senhora da Saúde (em Tacaratu-PE)
- Matriz Nossa Senhora da Saúde (em Lagoa Santa ,MG)
- Matriz basílica Nossa Senhora da Saúde (em Poços de Caldas MG),
- Matriz Nossa Senhora da Saúde (em Lambari MG)
- Pereiro (Mação)
- Santuário de Nossa Senhora da Saúde (em Dom Silvério, MG)
- Paróquia Nossa Senhora da Saúde, Perdigão, MG
- Santuário de Nossa Senhora da Saúde (Tupanci do Sul- RS)
- Paróquia Nossa Senhora da Saúde (Alvorada-RS)
- Paróquia Nossa Senhora da Saúde (em Belo_Jardim - PE)
- Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde (Ibiraçu - ES)
- Igeja Nossa Senhora da Saúde(Boa Saúde-RN)
Celebração[editar | editar código-fonte]
É celebrada oficialmente, consoante os locais, ou a 22 de Abril (Lisboa), ou a 15 de Agosto (também dia da Assunção de Maria), ou a 8 de Setembro,ou ainda no primeiro Domingo de Setembro é celebrada a eucaristia e procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde na Coutada. Na Diocese de Colatina, da qual é sua padroeira, sua festá é comemorada aos 21 de novembro, dia em que a igreja faz memória da Apresentação de Nossa Senhora.
Em Pereiro, uma aldeia pertencente à freguesia e concelho de Mação, a missa solene em honra de Nossa Senhora da Saúde, padroeira da aldeia, tem lugar no último domingo de Agosto de cada ano. Finda a missa solene, segue-se a grandiosa procissão que percorre todas as ruas da aldeia que nessa altura se encontram pomposamente enfeitadas com milhares e milhares de flores de plástico feitas pela sua população ao longo de todo o ano.
Para transportar o andor de Nossa Senhora da Saúde, na procissão do Pereiro, são necessárias dezasseis pessoas que, dessa forma, cumprem promessas feitas em momentos de maior aflição, ao longo do ano.
Esta romaria é visitada por milhares e milhares de pessoas que ali se deslocam, vindas de todos os pontos do país, aproveitando para ver as ruas enfeitadas e as festas desta aldeia (tanto a parte religiosa, como a pagã).
Em Itália (onde é conhecida como Madonna della Salute), é celebrada a 21 de Novembro e tem o seu maior santuário em Veneza - a Basílica de Santa Maria della Salute. A sua construção resultou da promessa do Doge da Sereníssima República, Nicoletto Contarini, de construir uma basílica em honra da Senhora da Saúde, caso cessasse um surto de peste, em 1631.A veneração à Nossa Senhora da Saúde, foi trazida ao Brasil pelos imigrantes italianos da Região do Vêneto.
Em Boa Saúde-RN a Festa de Nossa Senhora da Saúde é realizada anualmente entre os dias 24 de Janeiro e 02 de Fevereiro,reunindo milhares de pessoas principalmente no dia 02 de Fevereiro onde a Procissão na Cidade reuni mais de 15 mil pessoas,a devoção a santa no municipio dura a mais de 134 anos,sendo umas das maiores festa regiosa da região Agreste Potiguar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário