sábado, 31 de outubro de 2015

PIEGAS

Piegas significa um apelo excessivo à comoção. Por vezes, se utiliza de forma depreciativa para designar alguém que dá muita importância a coisas insignificantes.
O termo piegas é normalmente aplicado a uma pessoa extremamente sentimental e que se emociona com facilidade. Um indivíduo que passa a vida se lamentando ou se queixando de tudo o que acontece ao seu redor, é apontado como um piegas. Alguém que se embaraça com pequenas coisas, apresenta atitudes ridículas e é amimado também pode ser visto como piegas. Pieguice é a postura ou o ato praticado por alguém considerado piegas.
Um livro, uma canção ou uma situação podem também ser considerados piegas quando têm o sentido melodramático. Num sentido religioso, é considerado como piegas o indivíduo que é muito devoto, sendo suas ações caracterizadas como pieguice religiosa. Em inglês, slushy é a tradução para piegas.
Algumas vezes o termo piegas é utilizado para caracterizar uma pessoa romântica. Esta confusão pode ter origem na corrente do realismo literário, que criticava o romantismo pela sua artificialidade, centrado na imaginação e com ideais utópicos. O poeta romântico vê a realidade através do sentimento e da emoção.
Um bom exemplo de alguém piegas é o personagem Tomás de Alencar do livro “Os Maias”, de Eça de Queirós. O personagem era psicologicamente caracterizado como antiquado ou artificial, simbolizando o romantismo piegas. Era um poeta do ultra-romantismo, um homem sem defeitos, com coração grande e generoso.Piegas é um termo que designa aquela pessoa que é muitoemotiva, sentimental, sensível. A palavra está assim ligada acomoção excessiva, e geralmente é usada de forma depreciativa epejorativa. Pode ser um sinônimo de brega.
Além disso, a palavra também tem outras acepções. Pode ser usada para se referir à um indivíduo que é demasiadamente apegado a pequenas coisas ou coisas sem importância; alguém que vive se lamentando, reclamando, se faz de coitado, que se coloca como vítima, que é pessimista, também pode ser chamado de piegas; aquele que facilmente se sente constrangido ou embaraçado em qualquer circunstância é também alguém que pode vir a ser chamado piegas; uma outra ocasião onde a palavra pode ser empregada é para se referir a uma pessoa mimada demais; e a palavra piegas ainda pode ser empregada para significar aquele tipo de pessoa que se assusta facilmente com qualquer coisa.
Não se sabe ao certo qual é a origem etimológica da palavra piegas, mas sabe-se que é uma palavra que só apareceu na língua portuguesa falada no Brasil em meados do século XIX. O romance A Filha do Arcediago, de Camilo Castelo Branco publicado em 1868, contém um dos primeiros registros da palavra no país. A partir de então a palavra começa a ganhar popularidade e começam a aparecer derivações do termo, como pieguice, que designa o comportamento da pessoa piegas.
A palavra piegas além de servir para caracterizar pessoas e comportamentos, também pode ser empregada em relação a obras. Livros, peças de teatro e programas de TV podem ser considerados piegas, alguns desses são relativamente comuns e populares fazendo grande apelo a emoção e ao sensacionalismo. Novelas de TV são um exemplo clássico de cultura piegas, repletas de dramalhões, lágrimas, escândalos, tudo em excesso. A música também utiliza artifícios piegas para atrair público, e geralmente dá muito certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário