Despotismo é uma forma de governo onde todo o poder está concentrado em apenas um governante, de maneira isolada e arbitrária. O despotismo é praticado por um déspota; um indivíduo que utiliza de seu poder para tiranizar e oprimir os que não seguem as suas normas.
O despotismo é considerado uma das formas mais simples de governo, pois não há a preocupação e necessidade de criar leis ou uma constituição que norteie a nação. A principal característica de um governo despótico é o poder acima da razão.
Etimologicamente, a palavra despotismosurgiu do grego despotēs, que significa literalmente "senhor", em português. Isto porque, originalmente, o sistema despótico era considerado um título de poder, atribuído à uma autoridade paternal (em um regime patriarcal) ou ao proprietário de uma grande área territorial.
O conceito de despotismo está intrinsecamente relacionado com os ideais da ditadura, do absolutismo e da tirania. No entanto, a diferença entre um governo despótico e um tirano ou ditatorial é a forma como são interpretados pela sociedade. No despotismo, por exemplo, a população oprimida não tem condições de se sobrepor ao soberano, ao contrário da ditadura ou da tirania, em que o governante deve ter capacidade de se sobressair ao "poder do povo".
Os governantes déspotas estiveram fortemente presentes durante toda a antiguidade, principalmente na Grécia e em Roma.
Na contemporaneidade, mesmo em sociedades ditas democráticas, surgiram em vários países modelos de governos despóticos, em que imperou a opressão e a submissão da população perante a figura de um governante.
Entre os déspotas mais populares da história da humanidade estãoNapoleão, Adolf Hitler, Fidel Castro, Mussolini, Stalin, Sadam Hussein. O Brasil passou por dois governos com despotismo, o do MarechalFloriano Peixoto e do ditador Getúlio Vargas.
Despotismo esclarecido
O despotismo esclarecido foi uma forma de governo adotada pelos reis do século XVIII como uma alternativa à Monarquia Absolutista, que estava em declínio por causa das ideias Iluministas.
Alguns reis europeus decidiram introduzir em seus governos características e ideais iluministas, sem alterar, obviamente, os princípios absolutistas da monarquia. Assim, surgiram os Déspotas Esclarecidos, em outras palavras, os Reis Absolutistas Iluminados.
Saiba mais sobre o Significado de Iluminismo.
Despotismo pombalino
O despotismo pombalino foi o nome dado ao modelo de despotismo esclarecido exercido por Portugal no reinado de D. José I (1750-1777), através da representação do Conde Sebastião José de Carvalho e Melo, conhecido por Marquês de Pombal.
Marquês de Pombal tinha como principal meta o reforço do poder do Estado. Para isso, tomou uma série de medidas que foram desde a expulsão dos jesuítas de Portugal e de suas colônias, a reestruturação da cobrança de impostos, da educação, dos Tribunais e a limitação dos poderes da Inquisição.Despotismo é uma forma de governo na qual uma única entidade governa com poder absoluto.[1] O poder se estabelece sempre a uma entidade individual, sem se deixar confundir com uma autocracia onde o poder pode estar concentrado em um líder, um comitê, um partido, uma assembleia, etc. Ou como uma oligarquia em que o poder político está concentrado num pequeno número pertencente a uma mesma família, um mesmo partido político ou grupo económico ou corporação visando os interesses próprios. O despotismo constitui uma das formas mais autoritárias de se governar um Estado ou uma nação.[2]
História[editar | editar código-fonte]
Diferentemente da ditadura ou da tirania, este não depende de o governante ter condições de se sobrepor ao povo, mas sim de o povo não ter condições de se expressar e auto-governar, deixando o poder nas mãos de apenas um, por medo e/ou por não saber o que fazer.(Fonte:http://www.infoescola.com/formas-de-governo/despotismo/) No Despotismo, segundo Montesquieu, apenas um só governa, sem leis e sem regras, arrebata tudo sob a sua vontade e seu capricho.
Vigorava em realezas existentes antes dos gregos, cretenses, micênicos, impérios orientais, etc. A autoridade era pessoal e arbitrária do patriarca sobre uma comunidade. Com o crescimento demográfico através dos casamentos, expansões territoriais causadas pelas conquistas militares, e divisão social do trabalho pelas funções domésticas exercidas pelas mulheres e o trabalho escravo exercido por prisioneiros de guerras, passou a existir repartições de funções. Os delegados do patriarca e conselheiros o ajudavam a exercer controle cerrado sobre seus súditos e sobre aqueles que usufruíam de suas terras.
O despotismo é, sem dúvida, a forma mais simples de governo. É baseado em um conceito simples: o poder detém a razão. Numa sociedade despótica, o poder é mantido inquestionavelmente por aqueles que detêm o poder sobre as forças armadas e consequentemente, podem reforçar suas ordens. Por causa da opressão experimentada neste tipo de regime, os déspotas frequentemente percebem que sua aptidão para controlar a população é proporcional ao uso de tropas armadas nas cidades e nas cidades em que as pessoas moram. Uma característica típica do despotismo destacada por Tocqueville é a falta de ligação entre os governados. Em seu livro Democracia na America Cap. IV: "O despotismo, que, por sua natureza, é temeroso, vê no isolamento dos homens a mais segura garantia de sua duração"
Além disso, por ser uma forma de governo tão centralizada, o despotismo tem dificuldades de combater eficazmente rebeliões e impedir o desvio de finanças do Estado se seu território crescer demasiadamente. Déspotas pagam um preço alto demais pelo desperdício e corrupção em suas sociedades. E, com o desenvolvimento de formas de governo mais sofisticadas, déspotas se dão conta de que dar um golpe de estado é necessário para aumentar o crescimento.
Déspota é uma qualificação dada à pessoa que governa de forma arbitrária ou opressora. Muitas vezes atingem o poder pelas vias democráticasou movimentos populares, mas com o tempo busca enfraquecer as demais instituições, reger leis de interesse próprio e adquirir autoridade absoluta.[2] É o mesmo que ditador, ou seja, o indivíduo que exerce todo o poder político sozinho ou com um pequeno grupo de pessoas sufocando seus opositores.
Déspota Esclarecido é uma junção do absolutismo com as ideias iluministas, recebem este nome pois são tiranos esclarecidos. Grandes déspotas esclarecidos foram: Frederico II da Prússia, Catarina, a Grande, Marquês de Pombal e o sacro imperador romano-germânico José II.
Grandes déspotas da História[editar | editar código-fonte]
Ver também[editar | editar código-fonte]
Referências
- ↑ Montesquieu, O Espírito das Leis
- ↑ ab Antonio Gasparetto Junior. Despotismo (em português) InfoEscola. Visitado em 01 de setembro de 2013.
- ↑ THOMAZ, Manoel Fernandes. Repertorio geral ou Indice alphabetico das Leis extravagantes. Imprensa real da Univ. Coimbra, 1815. ((item 301. Denúncias «Em segredo dão-se, apresentando o Denunciante um papel sem nele ser nomeado, em que vem escrita a denúncia, e o entrega pessoalmente ao Juiz, que o assina com declaração do dia, mês e ano, em que lhe foi dado; sendo este documento o título, com que o mesmo Denunciante há de requerer por si, ou por interposta pessoa o pagamento da parte, que lhe tocar em tomadia.», pág. 300)
- ↑ H.M. Scott, ed., Enlightened Absolutism: Reform and Reformers in Later Eighteenth-Century Europe, (University of Michigan Press, 1990)
- ↑ H.M. Scott, ed., Enlightened Absolutism: Reform and Reformers in Later Eighteenth-Century Europe, (University of Michigan Press, 1990)
- ↑ World History, Spielvogel J. Jackson. Glencoe/McGraw-Hill, 8787 Orion Place, Columbus, OH. p. 530
- ↑ World History, Spielvogel J. Jackson. Glencoe/McGraw-Hill, 8787 Orion Place, Columbus, OH. p. 529
- ↑ World History, Spielvogel J. Jackson. Glencoe/McGraw-Hill, 8787 Orion Place, Columbus, OH. p. 529
- ↑ World History, Spielvogel J. Jackson. Glencoe/McGraw-Hill, 8787 Orion Place, Columbus, OH. p. 529
- ↑ World History, Spielvogel J. Jackson. Glencoe/McGraw-Hill, 8787 Orion Place, Columbus, OH. p. 529
- ↑ Tall, Mamadou. (Spring–Summer 1982). "Notes on the Civil and Political Strife in Uganda". A Journal of Opinion 12 (1/2): 41–44. Issue: A Journal of Opinion, Vol. 12, No. 1/2. DOI:10.2307/1166537.
- ↑ http://archivo.abc.com.py/2006-08-18/articulos/273014/el-despota-no-merece-honores
- ↑ World History, Spielvogel J. Jackson. Glencoe/McGraw-Hill, 8787 Orion Place, Columbus, OH. p. 529
- ↑ http://www.infoescola.com/formas-de-governo/despotismo/
- ↑ World History, Spielvogel J. Jackson. Glencoe/McGraw-Hill, 8787 Orion Place, Columbus, OH. p. 529
- ↑ http://archivo.abc.com.py/2006-08-18/articulos/273014/el-despota-no-merece-honores
- ↑ http://www.nytimes.com/2006/12/30/world/middleeast/30saddam.html?pagewanted=all&_r=0
- ↑ http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2011/12/19/morre-aos-69-anos-o-ditador-norte-coreano-kim-jong-il.jhtm
Nenhum comentário:
Postar um comentário