Do latim prior (“anterior”), a prioridade faz referência à anterioridade de algo relativamente a outra coisa, seja em termos de tempo ou de ordem. Aquilo ou aquele que tem prioridade encontra-se em primeiro em comparação com outras pessoas ou coisas.
Por exemplo: um jogador de futebol é pretendido pelo Barcelona e pelo Real Madrid. Ambos os clubes desejam contratá-lo e preparam as suas ofertas. Entretanto, o jogador declara: “A prioridade será dada ao Barcelona”. Significa que o desportista dará preferência à proposta do clube catalão, embora não descarte por completo a do clube de Madrid.
Posto isto, as prioridades são estabelecidas a partir de uma comparação. Uma prioridade é algo importante perante outras coisas e, desta forma, receberá mais recursos ou será satisfeita com maior celeridade: “A saúde pública será a prioridade deste governo”, “Se ainda não tens casa e que já compraste um carro novo em folha, então acho que as tuas prioridades estão trocadas”, “A empresa tem muitos problemas, mas a prioridade é pagar os salários em atraso”.
O tempo e o dinheiro são os dois factores mais habituais que levam a estabelecer prioridades. Quem tiver muitas tarefas pendentes, é comum que defina uma lista de prioridades para atender em primeiro lugar aquilo que já não pode esperar (resolver um problema eléctrico em casa é prioritário em relação à sua decoração, por exemplo). No que diz respeito ao dinheiro, tendo em conta que é um recurso escasso, a lista de prioridades permite satisfazer primeiramente as necessidades mais urgentes ou essenciais (o pagamento da renda do apartamento terá prioridade sobra a compra de um jogo de vídeo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário