Temperatura é uma medida estatística do nível deagitação entre moléculas, relacionado com odeslocamento da energia cinética de um átomo ou molécula. Em Física, a temperatura está relacionada com a energia interna de um sistema termodinâmico.
A temperatura costuma ser medida por um termômetro e indica o grau de intensidade do calor em um determinado território. A temperatura atmosférica da Terra é resultado das ondas electromagnéticas que vêm do Sol. A variação de temperatura dependem de vários fatores, como o vento, a umidade do ar, a latitude, o ângulo de incidência do raio solar na superfície terrestre, etc. A temperatura revelada em registros meteorológicos é medida por termômetros que não estão expostos diretamente aos raios solares. Essa é conhecida como temperatura na sombra.
A noção de calor é várias vezes erradamente associada a uma maior temperatura, enquanto a noção de frio está associada a uma menor temperatura. Apesar disso, o calor consiste na energia térmica que transista de um corpo com maior temperatura para outro de menor temperatura. Esse é um processo efêmero que termina quando os dois corpos em questão atingem o equilíbrio térmico.
Um ambiente que apresenta uma temperatura de 40 graus transmite a sensação de calor. Quanto menor o grau de temperatura apresentado, mais frio estará o ambiente.
Popularmente, dizer que uma pessoa "está com temperatura" indica que está com febre. A temperatura normal do corpo humano varia entre 36 e 37,5°C. Um aumento desses valores indica que a temperatura corporal se elevou provocando febre, que em geral é a resposta do corpo a uma doença.
No sentido figurado, a temperatura indica o grau de tensão ou conflito em determinado momento de uma atividade, por exemplo, a temperatura política.TERMOMETRIA
Temperatura
Chamamos de Termologia a parte da física que estuda os fenômenos relativos ao calor, aquecimento, resfriamento, mudanças de estado físico, mudanças de temperatura, etc.
Temperatura é a grandeza que caracteriza o estado térmico de um corpo ou sistema.
Fisicamente o conceito dado a quente e frio é um pouco diferente do que costumamos usar no nosso cotidiano. Podemos definir como quente um corpo que tem suas moléculas agitando-se muito, ou seja, com alta energia cinética. Analogamente, um corpo frio, é aquele que tem baixa agitação das suas moléculas.
Ao aumentar a temperatura de um corpo ou sistema pode-se dizer que está se aumentando o estado de agitação de suas moléculas.
Ao tirarmos uma garrafa de água mineral da geladeira ou ao retirar um bolo de um forno, percebemos que após algum tempo, ambas tendem a chegar à temperatura do ambiente. Ou seja, a água "esquenta" e o bolo "esfria". Quando dois corpos ou sistemas atingem o mesma temperatura, dizemos que estes corpos ou sistemas estão em equilíbrio térmico.
Temperatura e calor são conceitos fundamentais da Termologia, que é a área da Física que estuda os fenômenos associados ao calor, como a temperatura, dilatação, propagação de calor, comportamento dos gases, entre outros. Muitas vezes, esses dois conceitos são utilizados como se fossem sinônimos, porém, apesar de estarem associados, são conteúdos distintos.
Temperatura
A temperatura é uma grandeza física utilizada para medir o grau de agitação ou a energia cinética das moléculas de uma determinada quantidade de matéria. Quanto mais agitadas essas moléculas estiverem, maior será sua temperatura.
O aparelho utilizado para fazer medidas de temperatura é o termômetro, que pode ser encontrado em três escalas: Celsius, Kelvin e Fahrenheit.
A menor temperatura a que os corpos podem chegar é chamada Zero absoluto, que corresponde a um ponto onde a agitação molecular é zero, ou seja, as moléculas ficam completamente em repouso. Essa temperatura foi definida no século XIX pelo cientista inglês Willian Thompson, mais conhecido como Lord Kelvin. O zero absoluto tem os seguintes valores: 0K – escala Kelvin e -273,15 ºC – na escala Celsius.
Calor
O calor, que também pode ser chamado de energia térmica, corresponde à energia em trânsito que se transfere de um corpo para outro em razão da diferença de temperatura. Essa transferência ocorre sempre do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura até que atinjam o equilíbrio térmico.
É muito comum ouvirmos algumas expressões cotidianas associando calor a altas temperaturas. Por exemplo, em um dia quente, usa-se a expressão “Hoje está calor!”. Porém, corpos com baixas temperaturas também possuem calor, só que em menor quantidade. Isso quer dizer apenas que a agitação das moléculas é menor em corpos “frios”.
A unidade de medida mais utilizada para o calor é a caloria (cal), mas a sua unidade no Sistema Internacional é o Joule (J). A caloria é definida como a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de 1g de água em 1ºC.
A relação entre a caloria e o Joule é dada por:
1 cal = 4,186 J
Nenhum comentário:
Postar um comentário