quinta-feira, 8 de outubro de 2015

TOADA

OADA UMA CANÇÃO DE LAMENTO.


Toada é um tipo de canção predominante no nordeste, cantada como uma fala rítmica, rimando as falas, usando a língua em uma forma não formal. Porem é nas palavras erradas que facilita a compreensão do povo nordestino, principalmente os mais idosos, pois estes não tiveram a oportunidade de estudar como o povo de hoje em dia. Conhecida também como uma música de improviso, feita na hora e sem perder a rima e falando sobre a realidade.

Por ser uma música que canta a realidade do nordeste, falando principalmente da seca por falta de água que passamos. Mostrando os lamentos e sofrimentos, mostra também os amores não conquistados e as homenagens aos velhos e bons vaqueiros que vivos e mortos, levando a fé em Jesus Cristo e Nossa Senhora como o sustendo para todos os sofrimentos.



“Richa o cavalo e jumento

Sem achar o que comer

O gado morrer de fome

Sem ter água pra beber

Só Deus o pai criador

Olhar pra o pecador

E tem dor do seu sofre.” (autor desconhecido)



Vemos nesse trecho de uma toada que fala da seca no nordeste, observamos a perda do gado, que é o maior meio de renda deste povo e levando em consideração que só Deus pode ajudar eles desta situação.

Em varias situações o povo passa por muitos sofrimentos, essas canções vêm mostrando a realidade de uma forma que engloba o geral.



“A globalização musical é vivida e narrada igualmente em termos positivos e críticos porque todo mundo pode ouvir os sinais igualmente onipresentes da diversidade musical sendo aumentada e diminuída. As tensões em torno dos significados da heterogeneidade e da homogeneidade sonora são exatamente paralelas a outras tensões que caracterizam os processos globais de separação e mistura, com ênfase na generalização, hibridação e revitalização estilística.” (FELD, 2000, p. 146)



A globalização da música e vivida por muitos, as toadas cantadas pelos os vaqueiros sofredores do nordeste, vem mostra isso.

Mostrando os temas mais valiosos e sofrimentos, vem mostrar que a música é uma forma cultural de se expressar e de manter uma relação com o cantor e a pessoa que esta escudando.

A toada mostra também a relação e ensinamento para as futuras gerações como nessa toada. “Planto o bem, colher o bem, planta o mal, colher também, eu sei que quem vai não vem, isso é que a verdade”(autor desconhecido). Elava a questão de fazer sempre o bem para em um futuro ser agraciado com a paz, por isso que termos de fazer o bem, pois após a morte não temos outra oportunidade para fazer sermos bons com os outros. Toada é um grade fonte de historia, pois mostra a vida de varias épocas.

A toada é uma boa música para escutar, que ensina muitas lições de vida mostra e já mostrou a realidade de onde vivemos. Mas infelizmente as novas gerações não tão valor a o que é nosso, procuram a cultura de outros estados, mal sabem eles que a toada é o “pai” de outros tipos de músicas, como o rap.

Não querendo descriminar outras formas de músicas, mas o que é nosso é para dar valor, pois a toada é uma forma de cantar a realidade do nordeste, receber ensinamentos que levaremos para uma vida inteira.

Veja este vídeo em Homenagem a minha expiração para esse trabalho AVÔ SUPERPINO A origem do vocábulo toada está ligada ao verbo ‘toar’, que pode significar ‘produzir estrondo’, ‘ressoar’, ‘agradar’ ou ‘estar em harmonia com alguma coisa’. A toada é um gênero de canção lírica de caráter melancólico e sentimental, que trata principalmente da temática do amor, geralmente em forma estrófica com refrão. São encontradas toadas em todo o território brasileiro, com o caráter e o estilo próprio de cada região.
Muitas vezes, o termo ‘toada’ é simplesmente empregado para designar uma canção sentimental, sem que isso esteja ligado a elementos definidores de gênero ou estilo. Oneyda Alvarenga considera que “o que se poderá dizer para defini-la é apenas o seguinte: com raras exceções, seus textos são curtos – amorosos, líricos, cômicos – e fogem à forma romanceada”. Além da forma estrófica com refrão, é comum a melodia ser cantada em graus conjuntos por duas vozes em terças paralelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário