TPM: esta sigla tão pequena, mas que significa tanto para nós, mulheres. E para os homens também. Todos acabam sofrendo um pouco com a tensão pré-menstrual. Mesmo aqueles que só estão por perto acabam sentindo a instabilidade deste período. A TPM é tão marcante que já ganhou alguns apelidos carinhosos como Todos Problemas Misturados e Tente Perturbar Menos. Brincadeiras à parte, a tensão pré-menstrual é coisa séria.
Tem gente que acha que é bobagem, que é pura invenção feminina. Mas, saibam os desavisados que a TPM existe mesmo, comprovada cientificamente por pesquisadores e empiricamente pela mulherada, que todo mês se queixa de seus efeitos avassaladores.
A tensão pré-menstrual é uma síndrome que acomete mulheres em idade reprodutiva, ou seja, está intimamente ligada à menstruação - como o próprio nome já sugere. O que caracteriza a TPM são os sintomas físicos e emocionais que ocorrem devido às mudanças hormonais da fase lútea do ciclo (após ovulação) e desaparecem ou reduzem significativamente ao término do sangramento menstrual¹. A fase lútea é a que antecede a fase da menstruação.
A oscilação nos níveis de estrógeno e de progesterona atua sobre a função do neurotransmissor seretonina, levando às manifestações da TPM. Os sintomas pré-menstruais são resultado de uma sensibilidade diferenciada para os efeitos da progesterona e do estrógeno sobre as flutuações de humor, sendo perturbadores nas mulheres.²
São mais de 200 sintomas associados à TPM¹, entre os quais podemos listar:
- Cólica, dor de cabeça e dor nos seios;
- Ansiedade, irritabilidade e tensão nervosa;
- Fadiga, insônia, esquecimento e confusão;
- Retenção hídrica, aumento de apetite e ganho de peso.
- Cólica, dor de cabeça e dor nos seios;
- Ansiedade, irritabilidade e tensão nervosa;
- Fadiga, insônia, esquecimento e confusão;
- Retenção hídrica, aumento de apetite e ganho de peso.
O motivo por ser tão indesejável é que a TPM não se restringe à relação da mulher consigo mesma, e reflete também no relacionamento com outras pessoas.² Por isso, na TPM, acabamos chateando pessoas tão queridas sem intenção, fazemos tempestade em copo d’água e brigamos por razões bobas. Muitas vezes, não conseguimos prestar atenção na aula ou no trabalho, e o nosso rendimento é prejudicado. A TPM é capaz de provocar uma avalanche de emoções e comportamentos inusitados em apenas alguns dias. Felizmente, os sintomas findam com a chegada da menstruação² e a vida segue normalmente.
O fato é que temos de aprender a lidar da melhor forma possível com a presença inevitável da TPM. Ela chega, vai embora, mas sempre volta. E é normal. Por isso, toda mulher tem seus truques para passar por estes dias. Quem está por perto e convive muito com a gente também vai aprendendo como agir quando a TPM aparece.
Para ficar de olho no ciclo menstrual, tem um jeito bem fácil: usando o appSai Cólica. Ele traz um calendário menstrual que você configura conforme seu ciclo. Além disso, tem joguinhos superdivertidos para você passar o tempo e relaxar mesmo quando as cólicas aparecerem. O aplicativo é gratuito para Android e iOS.
Referências:
1) Paiva SPC, Paula LV, Nascimento LLO. Tensão Pré-Menstrual (TPM): Uma revisão baseada em evidências científicas. Rev Feminina. 2010 Jun; 38(6): 311-315.
1) Paiva SPC, Paula LV, Nascimento LLO. Tensão Pré-Menstrual (TPM): Uma revisão baseada em evidências científicas. Rev Feminina. 2010 Jun; 38(6): 311-315.
2) Brilhante AVM, Bilhar APM, Carvalho CB,et al. Síndrome pré-menstrual e síndrome disfórica pré-menstrual: aspectos atuais. Rev Feminina. 2010 Jul; 38(7): 373-378.Todos os meses, algo acontece no organismo feminino em fase reprodutiva que transforma o humor de cerca de 80% das mulheres. É verdade que esse porcentual não é tão científico assim. Afinal, até mesmo a poderosa Organização Mundial de Saúde ainda não reconheceu a tensão pré-menstrual (TPM) como uma entidade patológica. Mas reconhece sua existência e a classifica como uma síndrome que envolve não apenas o lado emocional, mas também os sintomas físicos.
Ninguém discute que o ciclo menstrual, que se repete mensalmente entre todas as mulheres em idade fértil, está totalmente integrado à natureza feminina. A Tensão Pré-Menstrual, portanto, não passa de um conjunto de sintomas associados a esse ciclo. Entre sete e dez dias que antecedem a menstruação, aparece uma série de desconfortos que só diminuem alguns dias após o início do sangramento.
A lista de sintomas é extensa, passando pelas oscilações físicas, como dor de cabeça e nas mamas, fadiga, alteração de apetite - e emocionais, como irritabilidade, ansiedade, tristeza e dificuldade de concentração. Existem cálculos que, da totalidade de mulheres que apresentam os sintomas de TPM, apenas 5% sofrem impacto de forma grave a ponto de impedir que elas sigam sua rotina de vida. Essa manifestação mais acentuada acontece, em média, aos 25 anos de idade. E, infelizmente, as crises mensais tendem a piorar.
As mulheres mais sujeitas à TPM são aquelas que sofrem de algum problema depressivo ou possuem algum parente com problemas de humor. As que tiveram depressão pós-parto também estão mais propensas à manifestação de um número maior de sintomas associados à tensão pré-menstrual. E aí? Como fugir disso? Leia os outros textos deste Guia e respire fundo.TPM é a abreviação de Tensão Pré-Menstrual, cujo significado se refere ao conjunto de sintomas físicos e psíquicos manifestados na mulher nos dias que antecedem à menstruação.
As causas da TPM estão relacionadas com a instabilidade na produção dos hormônios femininos estrógeno e progesterona, que influencia a transmissão de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina (substâncias que transmitem os impulsos nervosos).
Os sintomas mais comuns da TPM são: mastalgia (sensibilidade das mamas), ansiedade, irritabilidade, agressividade, dor de cabeça, cansaço, inchaços devido a retenção de líquidos, depressão, vontade de chorar, dificuldade de concentração, dentre outros.
TPM (Total Produtive Maintanance)
TPM é a sigla de Total Produtive Maintanance ou Manutenção Produtiva Total, um conceito originário do Japão para designar a manutenção produtiva dentro da empresa. A aplicação desse conceito pode trazer benefícios como o aumento da produtividade e competitividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário