sexta-feira, 23 de outubro de 2015

ZE PELINTRA

Zé Pelintra é uma entidade sobrenatural originária da crença sincrética denominada catimbó, surgida na Região Nordeste do Brasil. O Zé Pelintra também é comumente "incorporado" em terreiros de umbanda e candomblé tendo seu culto difundido em todo o Brasil.
O Zé Pelintra é uma das mais importantes entidades de cultos afro-brasileiros, especialmente entre os umbandistas. É considerado o espírito patrono dos bares, locais de jogo e sarjetas, embora não alinhado com entidades de cunho negativo, é uma espécie de transcrição arquetípica do "malandro". No seu modo de vestir, diverge-se as três formas o típico Zé Pelintra é representado trajando terno completo na cor branca, sapatos de cromo, gravata grená ou vermelha e chapéu panamá de fita vermelha ou preta. Sua roupa assemelha-se aos "zoot suit", usada nos Estados Unidos por negros e latinos nas década de 1930[1] e 1940[2] , bem como na Jurema de camisa comprida branca ou quadriculada com mangas dobradas e calça branca dobrada nas pernas, sem sapatos e com um lenço no pescoço nas cores vermelha ou outras, traz na mão sua bengala e seu cachimbo. Na linhagem dos baianos ou das almas seu Zé Pelintra utiliza roupas de algodão comumente usadas entre os escravos e chapéu de palha diferenciando-se apenas por seu lenço vermelho ou cachecol vermelho e uma fita vermelha em seu chapéu, bem como porta sua bengala típica.
Contam que nasceu no povoado de Bodocó, sertão pernambucano, próximo ao município do Exu. Fugindo da terrível seca que assolava a cidade a família de José dos Anjos rumou para o Recife em busca de uma melhor vida, mas o menino aos três anos perdeu a mãe. Cresceu, então, no meio da malandragem, dormindo no cais do porto e sendo menino de recados de prostitutas. Sua estatura alta e forte granjeou o respeito dos circunstantes. Sua morte seria um mistério. Aos 41 anos foi encontrado morto sem nenhum vestígio de ferimento.
Uma outra versão do mito alude a José Gomes da Silva, nascido no interior de Pernambuco, um negro forte e ágil, grande jogador e bebedor, mulherengo e brigão. Manejava uma faca como ninguém, e enfrentá-lo numa briga era o mesmo que assinar a própria sentença de morte. Os policiais já sabiam do perigo que ele representava. Dificilmente encaravam-no sozinhos, sempre em grupo e mesmo assim não tinham a certeza de não saírem bastante prejudicados das pendengas em que se envolviam.
Não era mal de coração, muito pelo contrário, era bom, principalmente com as mulheres, as quais tratava como rainhas.
Zé Pretinho, um dos representantes dos Malandros que se veste de preto
Sua vida era a noite, sua alegria as cartas, os dados a bebida, a farra, as mulheres e brigas. Jogava para ganhar, mas não gostava de enganar os incautos, estes sempre dispensava, mandava-os embora, mesmo que precisasse dar uns cascudos neles. Mas ao contrário, aos falsos espertos, os que se achavam mais capazes no manuseio das cartas e dos dados, a estes enganava o quanto podia e os considerava os verdadeiros otários. Incentivava-os ao jogo, perdendo de propósito quando as apostas ainda eram baixas e os limpando completamente ao final das partidas. Isso bebendo Aguardente, Cerveja, Vermouth, e outros alcoólicos que aparecessem.
Apesar de ter importância religiosa tanto para os praticantes de catimbó quanto de umbanda, Zé Pelintra é entidade originária do primeiro[3] . A absorção da entidade de uma religião por outra se processou quando os grandes centros urbanos do sudeste do Brasilpassaram a englobar antigas áreas rurais e estimular a migração de trabalhadores de outras partes do país, em seu processo de desenvolvimento. Na medida em que isso foi acontecendo, os sacerdotes do catimbó passaram a considerar a entidade como uma entidade pertencente ao seu próprio culto.
Zé Pelintra é invocado quando seus seguidores precisam de ajuda com questões domésticas, de negócios ou financeiras e é reputado como um obreiro da caridade e da feitura de obras boas.
A umbanda é um culto com seus próprios rituais e estrutura, enquanto o catimbó é uma forma regional de sincretismo entre elementos tanto brasileiros, europeus, indígenas, portanto, animistacatólico e naturalista [4] .
Na Umbanda, Zé Pelintra é um guia pertencente à linha do Povo da Malandragem, na Umbanda seu Orixá patrono é Ogum. Já no catimbó, é considerado um "mestre juremeiro". Na Umbanda, Zé Pelintra é creditado como pertencente à linha das almas, cujos seres humanos desencarnados auxiliam no benefício da humanidade como forma de expiação de uma vida anterior de extrema dissipação material[5] .
Majoritariamente os seguidores de Zé Pelintra concentram-se nos ambientes urbanos de Rio de Janeiro e São Paulo, mas eles também podem ser encontrados no Nordeste do Brasil, entre os "catimbozeiros", e nas áreas rurais de praticamente todo o país.
Zé Pelintra, tanto na umbanda como no catimbó, é tido como protetor dos pobres e uma entidade de importância entre as classes menos favorecidas em geral, tendo ganhado o apelido de "Advogado dos Pobres", pela patronagem espiritual e material que exerce. Um exemplo real chama-se Lala. É comum achá-lo em festas e exposições, sempre rindo.
O músico e compositor Itamar Assumpção escreveu uma canção sobre Zé Pelintra, em 1988, em parceria com Wally Salomão, intitulada “Zé Pilintra”. [6] .

Referências[editar | editar código-fonte]

Notas
  1. Ir para cima Face of the gods: art and altars of Africa and the African Americas. [S.l.]: Museum for African Art, 1993. 98 p. 9780945802136
  2. Ir para cima Nei LopesEnciclopédia Brasileira da Diáspora Africana. [S.l.]: Selo Negro, 2004. 697 p. 9788587478214
  3. Ir para cima "Origens do catimbó", 4 de setembro de 2005. Página visitada em 13-5-2010.
  4. Ir para cima "Origens do Catimbó", 04-09-2005. Página visitada em 2010-05-13.
  5. Ir para cima Malandros e Baianos
  6. Ir para cima "Rita Amaral e Vagner Gonçalves da Silva - Foi Conta pra Todo Canto". Página visitada em 2010-05-26.
Bibliografia
  • Augras, M. (1983) O duplo e a metamorfose: A identidade mítica em comunidades Nagô. Petrópolis: Vozes.
  • Bardin, L. (1994) Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.
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  • _________. (1991) Relações de Gênero, Possessão e Sexualidade. Phisis. A representação na Saúde Coletiva. 1(2), 37-57.
  • _________. (1995) Fazer estilo criando gênero: Possessão e diferenças de gênero em terreiros de Umbanda e Candomblé no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, Ed. UERJ.
  • Damatta, R. (1991) A casa & a rua: Espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan.
  • __________. (1997) Carnavais, Malandros e Heróis: Para uma sociologia do dilema brasileiro. (6ª ed.) Rio de Janeiro: Rocco.
  • Del Priore, M. (1993) Ao sul do corpo: Condição feminina, maternidades e mentalidades no Brasil Colônia. Rio de Janeiro: José Olympio; Brasília: Edunb.
  • Magnani, J.G.C. (1986) Umbanda. São Paulo: Ática. (Série Princípios, V. 34).
  • Meyer, M. (1993) Maria Padilha e toda a sua quadrilha: De amante de um rei de Castela a Pomba-Gira de Umbanda. São Paulo: Duas Cidades.
  • Montero, P. (1985) Da doença à desordem: A Magia na Umbanda. Rio de Janeiro: Graal. (Coleção Biblioteca de Saúde e sociedade, V. 10).
  • Mott, L. (1988) Escravidão, homossexualidade e demonologia. São Paulo: Ícone.
  • Negrão, L.N. (1996) Entre a cruz e a encruzilhada: Formação do Campo Umbandista em São Paulo. São Paulo: EDUSP.
  • Nogueira, C.R.F.(2000) O Diabo no imaginário cristão. Bauru: EDUSC.
  • Ortiz, R. (1991) A morte branca do feiticeiro negro: Umbanda e Sociedade Brasileira. (2ª ed.) São Paulo: Brasiliense.
  • Parker, R.G. (1991) Corpos, Prazeres e Paixões: A cultura sexual no Brasil contemporâneo. (2ª ed.) São Paulo: Best Seller.
    Os malandros têm como principal característica
    de identificação, a malandragem, o amor pela noite,
    pela música, pelo jogo, pela boemia
    e uma atração pelas mulheres
    (principalmente pelas prostitutas, mulheres da noite, etc...).
    Isso quer dizer que em vários lugares
    de culturas e características regionais completamente diferentes,
    sempre haverá um malandro. O malandro de Pernambuco,
    dança côco, xaxado, passa a noite inteira no forró;
    no Rio de Janeiro ele vive na Lapa, gosta de samba
    e passa suas noites na gafieira. Atitudes regionais bem diferentes,
    mas que marcam exatamente a figura do malandro.
    No Rio de Janeiro aproximou-se do arquétipo
    do antigo malandro da Lapa, contado em histórias,
    músicas e peças de teatro. Alguns quando se manifestam
    vestem-se a caráter. Terno e gravata brancos.
    Mas a maioria gosta mesmo é de roupas leves, camisas de seda,
    e justificam o gosto lembrando que: “a seda, a navalha não corta”.
    Navalha esta que levavam no bolso, e quando brigavam,
    jogavam capoeira (rabos-de-arraia, pernadas),
    às vezes arrancavam os sapatos e prendiam a navalha
    entre os dedos do pé, visando atingir o inimigo.
    Bebem de tudo, da Cachaça ao Whisky,
    fumam na maioria das vezes cigarros, mas utilizam também o charuto.
    São cordiais, alegres, dançam a maior parte do tempo
    quando se apresentam, usam chapéus ao estilo Panamá.
    Podem se envolver com qualquer tipo de assunto e têm
    capacidade espiritual bastante elevada para resolvê-los,
    podem curar, desamarrar, desmanchar,
    como podem proteger e abrir caminhos.
    Têm sempre grandes amigos entre os que
    os vão visitar em suas sessões ou festas.
    Existem também as manifestações femininas da malandragem,
    Maria Navalha é um bom exemplo. Manifesta-se como características
    semelhantes aos malandros, dança, samba, bebe e fuma da mesma maneira.
    Apesar do aspecto, demonstram sempre muita feminilidade,
    são vaidosas, gostam de presentes bonitos, de flores
    principalmente vermelhas e vestem-se sempre muito bem.
    Ainda que tratado muitas vezes como Exu,
    os Malandros não são Exus. Essa idéia existe porque quando
    não são homenageados em festas ou sessões particulares,
    manifestam-se tranqüilamente nas sessões de Exu e parecem um deles.
    Os Malandros são espíritos em evolução, que após um determinado tempo
    podem (caso o desejem) se tornarem Exus.
    Mas, desde o início trabalham dentro da linha dos Exus.
    Pode-se notar o apelo popular e a simplicidade das palavras
    e dos termos com os quais são compostos os pontos
    e cantigas dessas entidades. Assim é o malandro, simples,
    amigo, leal, verdadeiro. Se você pensa que pode enganá-lo,
    ele o desmascara sem a menor cerimônia na frente de todos.
    Apesar da figura do malandro, do jogador, do arruaceiro,
    detesta que façam mal ou enganem aos mais fracos.
    Salve a Malandragem!
    Na Umbanda o malandro vem na linha dos Exus,
    com sua tradicional vestimenta: Calça Branca,
    sapato branco (ou branco e vermelho), seu terno branco,
    sua gravata vermelha, seu chapéu branco com uma fita vermelha
    ou chapéu de palha e finalmente sua bengala.
    Gosta muito de ser agradado com presentes, festas,
    ter sua roupa completa, é muito vaidoso,
    tem duas características marcantes:
    Uma é de ser muito brincalhão, gosta muito de dançar,
    gosta muito da presença de mulheres, gosta de elogiá-las, etc...
    Outra é ficar mais sério, parado num canto assim como sua imagem,
    gosta de observar o movimento ao seu redor
    mas sem perder suas características.
    Às vezes muda um pouco, pede uma outra roupa,
    um terno preto, calças e sapatos também pretos, gravata vermelha
    e às vezes até cartola. Em alguns terreiros ele usa até uma capa preta.
    E outra característica dele é continuar com a mesma roupa da direita,
    com um sapato de cor diferente, fuma cigarros, cigarilhas ou até charutos,
    bebe batidas, pinga de coquinho, marafo, conhaque e uísque, rabo-de-galo;
    é sempre muito brincalhão, extrovertido.
    Seu ponto de força é na subida de morros, esquinas, encruzilhadas
    e até em cemitérios, pois ele trabalha muito com as almas,
    assim como é de característica na linha dos pretos velhos e exus.
    Sua imagem costuma ficar na porta de entrada dos terreiros,
    pois ele também toma conta das portas, das entradas, etc...
    É muito conhecido por sua irreverência,
    suas guias podem ser de vários tipos, desde coquinhos com olho de Exu,
    até vermelho e preto, vermelho e branco ou preto e branco.
    História de Zé Pilintra
    José dos Anjos, nascido no interior de Pernambuco,
    era um negro forte e ágil, grande jogador e bebedor,
    mulherengo e brigão. Manejava uma faca como ninguém,
    e enfrentá-lo numa briga era o mesmo que assinar o atestado de óbito.
    Os policiais já sabiam do perigo que ele representava.
    Dificilmente encaravam-no sozinhos, sempre em grupo e mesmo assim
    não tinham a certeza de não saírem bastante prejudicados
    das pendengas em que se envolviam.
    Não era mal de coração, muito pelo contrário, era bondoso,
    principalmente com as mulheres, as quais tratava como rainhas.
    Sua vida era à noite. Sua alegria, as cartas, os dadinhos a bebida,
    a farra, as mulheres e por que não, as brigas.
    Jogava para ganhar, mas não gostava de enganar os incautos,
    estes sempre dispensava, mandava embora, mesmo que precisasse
    dar uns cascudos neles. Mas ao contrário, aos falsos espertos,
    os que se achavam mais capazes no manuseio das cartas e dos dados,
    a estes enganava o quanto podia e os considerava os verdadeiros otários.
    Incentivava-os ao jogo, perdendo de propósito quando
    as apostas ainda eram baixas e os limpando completamente
    ao final das partidas. Isso bebendo aguardente, cerveja,
    vermouth, e outros alcoólicos que aparecessem.

    No Nordeste do Pais, mas precisamente em Recife
    (na religião que conhecemos como Catimbó),
    ainda que nas vestes de um malandrão, a figura de Zé Pilintra,
    tem uma conotação completamente diferente. Lá, ele é doutor,
    é curador, é Mestre e é muito respeitado.
    Em poucas reuniões não aparece seu Zé.
    O reino espiritual chamado “Jurema”,
    é o local sagrado onde vivem os Mestres do Catimbó,
    religião forte do Nordeste, muito aproximada da Umbanda,
    mas que mantém suas características bem independentes.
    Na Jurema, Seu Zé, não tem a menor conotação de Exu,
    a não ser quando a reunião é de esquerda,
    por que o Mestre tem essa capacidade.
    Tanto pode vir na direita ou na esquerda.
    Quando vem na esquerda, não é que venha para praticar o mal,
    é justamente o contrário, vem revestido desse tipo de energia
    para poder cortá-la com mais propriedade e assim ajudar
    mais facilmente aos que vem lhe rogar ajuda.
    No Catimbó, Seu Zé usa bengala, que pode ser qualquer cajado,
    fuma cachimbo e bebe cachaça. Dança côco, Baião e Xaxado,
    sorri para as mulheres, abençoa a todos,
    que o abraçam e o chamam de padrinho
     
      

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