Álcool isopropílico e isopropanol são as denominações usuais para o propan-2-ol, uma substância química incolor e de forte odor. É representado pela fórmula química C3H8O (H3C - HCOH-CH3), sendo o mais simples exemplo de um álcool secundário. É isômero de posição do propanol ou n-propanol. O álcool isopropilico é um liquido transparente e incolor, solúvel em água, volátil, altamente inflamável. Levemente tóxico se ingerido ou absorvido pela pele, podendo causar lesões na córnea. Seus vapores tem efeito anestésico, podendo causar tontura. Em caso de ingestão ou contato prolongado, deve-se lavar com água em abundância e procurar auxílio médico.
Ao contrário do etanol ou do metanol, o álcool isopropílico pode ser separado da sua solução aquosa pela adição de sais, tais como cloreto de sódio ou o sulfato de sódio, já que o álcool é muito menos solúvel em soluções salinas que em água pura.[2] Este processo é chamado relargagem, e ocasiona a separação do álcool isopropílico numa camada distinta.
Utilizações[editar | editar código-fonte]
O álcool isopropílico pode ser utilizado para limpar componentes eletrônicos. É o mais apropriado para este fim pois a porcentagem de água é menor do que 1%, e por isso a hipótese de oxidação das peças é quase nula. É também vastamente empregado na indústria gráfica, na composição da solução de molha do processo de impressão offset. Também utilizado em produtos de limpeza de superfícies de vidro, misturado com detergente não-iônico muito utilizado em produtos específicos para limpeza de lentes de óculos, detergentes enzimáticos etc..
Referências
- ↑ ab Yaws, C.L.. Chemical Properties Handbook. [S.l.]: McGraw-Hill, 1999.
- ↑ Merck Index of Chemicals and Drugs, 9ª ed. verbete 5069.
Nenhum comentário:
Postar um comentário