Lutador de jiu-jitsu é baleado durante assalto na Zona Oeste do Rio
Dois suspeitos foram presos com pertences do lutador.
Crime aconteceu na Avenida Paulo Tapajós, na Praia do Pontal.
Do G1 Rio
Rodrigo Riscado com a dançarina
Aline Riscado (Foto: Reprodução / Facebook)
Aline Riscado (Foto: Reprodução / Facebook)
O lutador de jiu-jitsu Rodrigo Riscado foi baleado na madrugada desta sexta-feira (6) durante um assalto no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio. O crime aconteceu na Avenida Paulo Tapajós, na Praia do Pontal, por volta das 2h. Ele foi socorrido no Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, onde está internado. Rodrigo é ex-marido da dançarina Aline Riscado.
Momentos após o crime, policiais do batalhão do Recreio prenderam dois suspeitos que estavam em um carro prata na mesma estrada do assalto. O carro em que os presos estavam era roubado. A PM apreendeu uma pistola e pertences do lutador no interior do carro dos suspeitos. Eles foram identificados como Marcelo Gomes da Silva, de 46 anos, e Luiz Otávio Fernando da Silva, de 18, e encaminhados para a delegacia da Barra da Tijuca. Eles foram indiciados por tentativa de latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte.
Em um vídeo postado em uma rede social na manhã desta sexta, a dançarina Aline Riscado postou um vídeo explicando o acontecido e pedindo desculpas por não comparecer a um evento em Foz do Iguaçu, no Paraná.
"Estou aqui para pedir desculpas porque infelizmente houve esse acidente com a minha mãe e com o Rodrigo. Está tudo bem, mas infelizmente não vou poder comparecer", diz Aline.
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A gasolina é um combustível constituído basicamente por carbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos são, em geral, mais "leves" do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente de 5 a 10 átomos decarbono). Além dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina também pode conter compostos de enxofre e compostos contendo nitrogênio. A faixa dedestilação da gasolina automotiva varia de 40 a 175 °C.
Índice
[esconder]Composição[editar | editar código-fonte]
A gasolina básica (sem oxigenados) possui uma composição complexa. A sua formulação pode demandar a utilização de diversas correntes nobres oriundas do processamento do petróleo como nafta DD (produto obtido a partir da destilação direta do petróleo), nafta craqueada que é obtida a partir da quebra de moléculas de hidrocarbonetos mais pesados (gasóleos), nafta reformada (obtida de um processo que aumenta a quantidade de substâncias aromáticas) e nafta de coque, obtida através do processo de coqueamento, nafta alquilada (de um processo que produz iso-parafinas de alta octanagem a partir deiso-butanos e olefinas), etc. Quanto maior a octanagem (número de moléculas com octanos) da gasolina maior será a sua resistência à detonação espontânea.
Constituintes | Processo de Obtenção | Faixa de ebulição (°C) | Índice de Octano Motor (Clear) |
Butano | destilação e processos de transformação | - | 101 |
Isopentano | destilação, processos de transformação, isomerização | 27 | 75 |
Alcoilada | alcoilação | 40 - 150 | 90 - 100 |
Nafta leve de destilação | destilação | 30 - 120 | 50 - 65 |
Nafta pesada de destilação | destilação | 90 - 220 | 40 - 50 |
Hidrocraqueada | hidrocraqueamento | 40 - 220 | 80 - 85 |
Craqueada cataliticamente | craqueamento catalítico | 40 - 220 | 78 - 80 |
Polímera | polimerização de olefinas | 60 - 220 | 80 - 100 |
Craqueada termicamente | coqueamento retardo | 30 - 150 | 70 - 76 |
Reformada | reforma catalítica | 40 - 220 | 80 - 85 |
A tabela acima mostra os principais constituintes da gasolina, como de suas propriedades e processos de obtenção.
Produção[editar | editar código-fonte]
A Petrobras, empresa petrolífera brasileira, produz diversos tipos de gasolina utilizando tecnologia própria, fabricando as diversas frações de petróleo constituintes da gasolina e misturando-as entre si e com osaditivos, através de formulações convenientemente definidas para atender aos requisitos de qualidade do produto.
A Galp, empresa petrolífera portuguesa detentora de toda a capacidade refinadora do país, produz gasolinas com indice de octanas 95 e 98, e a BP comercializa uma gasolina que atinge as 100 octanas.[3]
Estas gasolinas possuem aditivos que visam a melhorar a performance do combustível, nomeadamente:
- detergente: visa a reduzir os depósitos no sistema de injecção e no motor de forma a melhorar a combustão;
- inibidor de corrosão: agente que visa a proteger as zonas de circulação de combustível de forma a reduzir a corrosão provocada;
- desemulsificante: promove a separação da água no sistema de distribuição e armazenagem do combustível, de forma a diminuir a corrosão daí resultante;
- agente veículo (solvente sintéctico): por ser estável a altas temperaturas, provoca resíduos diminutos durante a combustão que se realiza na câmara de combustão do motor.
O grande crescimento da produção de gasolina, motivado pelo desenvolvimento da indústria automobilística, foi possível não só através do refino, mas também de processos de transformação de frações pesadas, que fazem aumentar o rendimento total do produto em relação ao petróleo.
Gasolina aditivada[editar | editar código-fonte]
A gasolina aditivada, disponível em alguns postos, é uma gasolina comum acrescentada de aditivos detergentes-dispersantes. Esses aditivos têm como finalidade a limpeza do sistema de alimentação de combustível, incluindo linha de combustível, bomba, galeria de combustível, injetores e válvulas de admissão. Seu uso permite que o motor opere nas condições especificadas pelo fabricante por mais tempo, o que reduz consumo e emissões e aumenta o intervalo entre manutenções. Ao contrário do que se pensa, a gasolina aditivada não aumenta a octanagem do combustível. As gasolinas de alta octanagem são chamadas, genericamente, de “gasolinas premium”.
Gasolina adulterada[editar | editar código-fonte]
Gasolina adulterada é caracterizada pela adição irregular de qualquer material, sem recolhimento de impostos, com o objetivo de obter lucro. Ela recebe elementos que a diferenciam da gasolina comum, como odióxido de enxofre e solventes.
Ver também[editar | editar código-fonte]
- Biocombustível
- Biodiesel
- Bioquerosene
- Combustível sintético
- Gasolina de pirólise
- Destilação fracionada
Referências
- Ir para cima↑ Registo de Ottokraftstoff na Base de Dados de Substâncias GESTIS do IFA, accessado em 14 de Abril de 2008
- Ir para cima↑ Spezifikationen div. Ottokraftstoffe
- Ir para cima↑ Gasolinas Ultimate da BP
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
- Mais Gasolina Postos e preços dos combustíveis em Portugal
- Petrobras a distribuidora brasileira
- Galp-componentes aditivados à gasolina
- Inovacao Tecnológica - Biomassa vira biogasolina, biodiesel, bioquerosene e outros bios.
- ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (do Brasil)
- ANP - Gasolina brasileira terá teor de enxofre reduzido (de S800 para S50) a partir de 2014A gasolina é o carburante mais utilizado atualmente nos motores endotérmicos, sendo uma mistura de hidrocarbonetos (compostos orgânicos que contém átomos de carbono e hidrogênio) obtidos do petróleo bruto, por intermédio de vários processos como o “cracking”, destilação e outros. Os hidrocarbonetos que compõem a gasolina são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente cadeias de 4 a 12 átomos de carbono).
A gasolina pode conter (em menor quantidade) substâncias cuja fórmula química contém átomos de nitrogênio, enxofre, metais, oxigênio, etc. Esse combustível é um líquido volátil e inflamável, a faixa de destilação da gasolina automotiva varia de 30 a 220 °C.
Essas gasolinas possuem aditivos que visam melhorar a performance do combustível, como:
1. Inibidor de corrosão: agente que protege as zonas de circulação de combustível de forma a reduzir a corrosão provocada;
2. Detergente: reduz os depósitos no sistema de injeção e no motor de forma a melhorar a combustão;
3. Agente veículo (solvente sintético): é muito estável a altas temperaturas, por isso provoca resíduos minúsculos durante a combustão que se realiza na câmara de combustão do motor;
4. Desmulsificante: esse aditivo promove a separação da água no sistema de distribuição e armazenagem do combustível, de forma a diminuir a corrosão daí resultante.
O grande crescimento da produção de gasolina é produto do desenvolvimento da indústria automobilística. Este crescente aumento é possível através do refino e também de processos de transformação de frações pesadas. Esses processos fazem aumentar o rendimento total do produto em relação ao petróleo no estado puro.
As empresas petrolíferas são as responsáveis pela fabricação das diversas frações de petróleo constituintes da gasolina e pela mistura dos aditivos, mas é válido ressaltar que este trabalho é feito através de formulações convenientemente definidas para atender aos requisitos de qualidade do produto.Por Líria Alves
Graduada em QuímicaGostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:SOUZA, Líria Alves De. "Gasolina "; Brasil Escola. Disponível em <http://www.brasilescola.com/quimica/gasolina.htm>. Acesso em 06 de novembro de 2015.A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos são, em geral, mais "leves" do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente de 4 a 12 átomos de carbono).Além dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina contém compostos de enxofre, compostos de nitrogênio e compostos metálicos, todos eles em baixas concentrações. A faixa de destilação da gasolina automotiva varia de 30 a 215ºC.A gasolina básica (sem oxigenados) possui uma composição complexa. A sua formulação pode demandar a utilização de diversas correntes nobres oriundas do processamento do petróleo como nafta leve (produto obtido a partir da destilação direta do petróleo), nafta craqueada que é obtida a partir da quebra de moléculas de hidrocarbonetos mais pesados (gasóleos), nafta reformada (obtida de um processo que aumenta a quantidade de substâncias aromáticas), nafta alquilada (de um processo que produz iso-parafinas de alta octanagem a partir de iso-butanos e olefinas), dentre outros.Principais constituintes, propriedades e processo de obtenção da gasolina:
Grupo de
ConstituintesÁtomos de
CarbonoProcesso
de ObtençãoFaixa deEbulição (ºC) Índie de octanoMotor (Clear) Normal e isobutano 4 Destilação e Craqueamento Catalítico zero 92 Parafínicos normais e ramificados, naftênicos e aromáticos 5 a 8 Destilação 30 - 120 40 a 70 Parafínicos normais e ramificados, naftênicos e aromáticos. 8 a 12 Destilação 90 - 215 35 a 55 Parafínicos e olefínicos normais e ramificados, aromáticos e naftênicos. 5 a 12 Craqueamento Catalítico 40 - 215 80 a 84 Parafínicos normais e ramificados e aromáticos. 5 a 10 Reforma Catalítica 40 - 215 85 a 90 Parafínicos ramificados e normais. 5 a 8 Alcoilação 40 - 150 90 a 95 Parafínicos ramificados e normais. 5 e 6 Isomerização 30 - 80 80 a 84 Parafínicos normais e ramificados, naftênicos. 5 a 12 Hidrocraqueamento Catalítico 40 - 215 70 a 73 Parafínicos e oleofínicos normais e ramificados, naftênicos e aromáticos 5 a 10 Coqueamento Retardado 30 - 150 65 a 68
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