A inclusão de uma erratas em determinada obra, se faz necessária quando o autor da obra admite oficialmente que houve um erro, e que não foi modificado durante as correções.
As erratas são bastante comuns, e são geralmente impressas nas últimas páginas ou em uma folha separada da obra que contêm o erro. A errata acontece quando o autor do livro não viu o erro a tempo, e teve que publicar então a errata, que é sinalizar a forma que deveria ter sido escrita.
Erratas podem estar presentes em editais de concursos, por exemplo, em monografias, teses etc.
Para publicar uma errata, o autor deve seguir o padrão estabelecidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).Este documento descreve os procedimentos para o registro e publicação de erratum, retratação e manifestação de preocupação (expression of concern) de artigos indexados e publicados pelos periódicos indexados pelo SciELO.
Como o SciELO exerce tanto a função de indexação quanto de publicação de artigos, os procedimentos se aplicam separadamente para cada uma destas funções.
Os procedimentos seguidos pelo SciELO para o registro e publicação de errata, retratações e manifestações de preocupação são baseados em normas recomendadas pelos seguintes comitês de ética, indexação e publicação científica:
COPE - Committee on Publication Ethics
Code of Conduct
http://publicationethics.org/files/u2/New_Code.pdfRetraction Guidelines
http://www.publicationethics.org/files/retraction%20guidelines.pdfICMJE - International Committee of Medical Journal Editors
Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals: Publishing and Editorial Issues Related to Publication in Biomedical Journals
Publishing & Editorial Issues
http://goo.gl/879CKr
Corrections and Version Control
http://goo.gl/zfD6zlNLM/PUBMED - MEDLINE - National Library of Medicine
Errata, Retractions, Partial Retractions, Corrected and Republished Articles, Duplicate Publications, Comments (including Author Replies), Updates, Patient Summaries, and Republished (Reprinted) Articles Policy for MEDLINE. Fact Sheet
http://goo.gl/sgDCkT
2. Retratação de artigos publicados
A retratação é um instrumento público para registrar e/ou corrigir problemas de um artigo publicado ou comunicar o seu cancelamento. É parte integral do sistema de comunicação científica.
O procedimento de registro de retratação de um artigo indexado e publicado pelo SciELO é iniciado após o recebimento de comunicação formal por escrito do editor chefe do periódico que publicou o artigo. A comunicação deve vir acompanhada do texto de retratação do artigo.
O texto da retratação deve explicar porque o artigo está sendo objeto de retratação e deve incluir uma citação completa do artigo. Deve ser mantida a paginação e incluir em seu cabeçalho o título original do artigo retratado. Idealmente, o primeiro autor deve ser o mesmo tanto na retratação quanto no artigo original, embora em certas circunstâncias o editor possa aceitar retratações dos outros autores.
O artigo retratado não é suprimido do veículo onde foi originalmente publicado. Na versão HTML/XML ficará publicada somente a mensagem com a justificativa encaminhada pelo editor. O PDF original é mantido, mas com o texto da retratação agregado antes do texto completo original e com tarjas de marca d’água que inviabilizarão a utilização dificultando a leitura.
Mesmo na condição de retratado, as citações, tanto concedidas quanto recebidas pelo artigo, são contabilizadas nas diferentes métricas dos índices bibliográficos.
Exemplo de mensagem do editor informando sobre a retratação de um artigo:
O Conselho Editorial da Revista Científica decidiu, após análise, proceder à retirada formal do seguinte trabalho:
SANTOS, M. e SILVA, J. Wenferm inscits carscirfo antcsiof seinfol. Revista Científica, 2009, vol. 32, No. 5, p. 16-24. doi: http://dx.doi.org/10.1590/
Uma vez que este é uma cópia (com exceção de pequenos trechos) de outro publicado anteriormente:
SANTOS, M. e SILVA, J.V. Wenferm inscits carscirfo antcsiof seinfol. Revista Científica, 2008, ol. 31, No. 4, p. 25-31. doi: http://dx.doi.org/10.1590/
Atenciosamente,
Prof. Dr. Mfklsfls Alflçskfs
Editor Chefe
Exemplo de apresentação de um artigo retratado no sumário online:
[ARTIGO RETRATADO] Wenferm inscits carscirfo antcsiof seinfol SANTOS, M. e SILVA, J. Revista Científica, Vol 3, No 1 (2008)
[RETRACTED ARTICLE] Wenferm inscits carscirfo antcsiof seinfol SANTOS, M. e SILVA, J.
Exemplo de apresentação na página onde o artigo está publicado:
Rev. cient. vol. 32 no.5 São Paulo 2009
http://dx.doi.org/10.1590/S1111-1111...
[ARTIGO RETRATADO] Wenferm inscits carscirfo antcsiof seinfol Santos, M.I; Silva, J.II
IUniversidade NBDSKJA,
IIDepartamento de JKFNSLI, Universidade IPWEOIT
O Conselho Editorial da Revista Científica decidiu, após análise, proceder à retirada formal do seguinte trabalho:
SANTOS, M. e SILVA, J. Wenferm inscits carscirfo antcsiof seinfol. Revista Científica, 2009, vol. 32, No. 5, p. 16-24. doi: http://dx.doi.org/10.1590/
Uma vez que este é uma cópia (com exceção de pequenos trechos) de outro publicado anteriormente:
SANTOS, M. e SILVA, J.. V. Wenferm inscits carscirfo antcsiof seinfol. Revista Científica, 2008, ol. 31, No. 4, p. 25-31. doi: http://dx.doi.org/10.1590/
Exemplo de apresentação do PDF do artigo retratado:
2.1 Registro da retratação na referência bibliográfica do artigo
A retratação é registrada na referência do artigo quando recuperado da base de dados e no texto completo. Exemplo:
SANTOS, M. e SILVA, J. [ARTIGO RETRATADO]Wenferm inscits carscirfo antcsiof seinfol. Revista Científica, 2009, vol. 32, No. 5, p. 16-24, from: http://www.scielo.br... doi: http://dx.doi.org/10.1590/
2.2 Registro da retratação no fascículo seguinte a publicar
O texto da retratação deve ser publicado no fascículo seguinte do fluxo editorial do periódico em arquivo separado e paginado. O material será posteriormente encaminhado às bases de dados onde o periódico está indexado para futura indexação.
3. Manifestação de Preocupação sobre um artigo publicado
A manifestação de preocupação é um recurso que pode ser utilizado pelo editor para registrar que há dúvidas sobre um artigo publicado em um periódico mas ainda não há evidências conclusivas suficientes para uma retratação ou outra medida a tomar. A manifestação de preocupação deve ser utilizada sempre que há aspectos em dúvida na conduta ou integridade do trabalho.
A manifestação de preocupação assim como a retratação deve estar publicada no sumário da revista e incluir o título e autoria originais.
A publicação de manifestação de preocupação deve ser solicitada pelo editor em nome da comissão editorial por meio de uma comunicação explicando o ou os motivos da preocupação.
Se após análises e verificação do material for comprovada sua integridade deve ser publicada uma nota informando a confiabilidade do material. Caso seja comprovada a má conduta ou plágio, a manifestação de preocupação deve ser substituída por uma retratação.
3.1 Modelo de comunicação de Manifestação de Preocupação
A manifestação de preocupação deve ser publicada no sumário de um número posterior ao da publicação do artigo e ter um link para o texto do artigo. A manifestação deve ser disponibilizada também no final da versão do artigo que está sendo analisada tanto nas apresentações em HTML quanto em PDF.
Se as análises e conclusões sobre o artigo original se confirmarem, a manifestação de preocupação será substituída por uma retratação.
No sumário a manifestação deve ser apresentada como segue:
[Manifestação de Preocupação] Wenferm inscits carscirfo antcsiof seinfol SANTOS, M. e SILVA, J.
[Expression of Concern] Wenferm inscits carscirfo antcsiof seinfol SANTOS, M. e SILVA, J.
Nos arquivos em HTML e PDF a manifestação é apresentada como segue:
Manifestação de Preocupação:
Este artigo recebeu o seguinte questionamento: <descrever o que foi questionado>.
Este questionamento está sob investigação e a Revista XXX está publicando esta nota de preocupação com intuito de alertar os leitores para as questões levantadas sobre o artigo supra mencionado.
4. Publicação de errata
Errata são correções de erros identificados em um artigo ou outro tipo documento já publicado. A publicação de um erratum é necessária quando o ou os autores do artigo identificam um ou mais erros no artigo já publicado.
No caso do SciELO, o procedimento para publicação de erratum é iniciado por uma comunicação do editor-chefe do periódico ao SciELO informando sobre o erro localizado em um artigo já publicado.
O procedimento para o registro e publicação de uma correção é o seguinte:
a. e-mail do editor ao SciELO informando a correção, de acordo com os seguintes modelos:
i. para periódicos que têm identificação de volume e página:No artigo <título do artigo> publicado no periódico <título do periódico>, <vol>(<num>):<página inicial-página final>, na página <página do erro> onde se lia:
“<texto que se deseja modificar>”
leia-se:
“<texto corrigido>”
ii. para periódicos sem identificação de volume ou número ou página:No artigo <título do artigo> publicado no periódico <título do periódico>,< colocar o que tem de identificação> onde se lia:
“<texto que se deseja modificar>”
leia-se:
“<texto corrigido>”
b. As errata propriamente ditas são publicadas imediatamente pelo SciELO na modalidade Ahead of Print (AOP) nos formatos XML e PDF com link para a versão do documento com o erro. Ao final do documento online que sofreu alteração, haverá um link indicando que o referido artigo possui uma errata e direcionando para o texto da errata.c. As errata devem ser publicadas também no final dos respectivos artigos.d. Quando da publicação do próximo número do periódico a erratum ou as errata são migradas do Ahead of Print como documento do novo número e apresentadas no sumário mantendo o mesmo DOI. Nesse caso o link ao final do documento publicado online será direcionado para a errata publicada no novo número.
O procedimento para publicação de errata segue a orientação das bases internacionais e visa preservar o registro original do manuscrito informando todavia sobre eventuais correções.
A Figura 1 apresenta exemplo de indicação da existência de errata no final do documento que sofreu alteração.
Figura 1. Exemplo de notificação de erratum no final de artigo
No PDF do documento com erratum, a indicação é apresentada no final do texto como na Figura 2. Havendo necessidade de incluir a notificação da correção em página seguinte no PDF do documento, pode ser inserida nova página com o mesmo número da última página seguida da letra a, como por exemplo, 31a.
Figura 2. Exemplo de notificação de erratum no final de artigo no formato PDF
Finalmente, é importante notar que correções nos dados que compõem os registros bibliográficos como títulos, autores, palavras chaves, etc. afetam os registros nos índices bibliográficos e no DOI, como reflexos nas buscas e eventualmente nos indicadores bibliométricos.
No caso de correção em autoria e título do documento, a correção altera o registro original com reflexo na recuperação da informação e nos dados bibliométricos.
Para esclarecimento de dúvidas no processo de correção de registro publicado solicitamos contatar a equipe pelo email: producao@scielo.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário