domingo, 1 de novembro de 2015

OSCULO

Ósculo é um gesto de cumprimento entre duas pessoas, expressado através de um beijo que representa um sinal de amizade ou conciliação, bastante utilizado entre os membros de uma comunidade cristã.
Etimologicamente, a palavra ósculo surgiu a partir do latim osculum, que significa "boquinha" ou "beijo".  
Saiba mais sobre o significado de Beijo
No ramo da biologia e botânica, o ósculo é um orifício exalante das esponjas (poríferos), por onde passa o fluxo de água, e que se encontra na extremidade livre do corpo desses animais que vivem nos oceanos. 

Ósculo santo

ósculo santo, também conhecido por "beijo da paz", foi uma forma de cumprimento criada por Jesus Cristo, segundo a religião cristã. 
O ato consiste em dar um beijo na face de outra pessoa, em sinal de fraternidade. Com os lábios cerrados, o beijo é descrito apenas como um toque sútil em algum parte do rosto da pessoa. 
O ósculo santo é um cumprimento bastante comum entre os membros de uma comunidade cristã. O Papa, bispos, padres e demais integrantes da igreja, por exemplo, utilizam o ósculo como forma de se cumprimentar. 
Os apóstolos Pedro e Paulo descrevem e recomendam o uso do ósculo santo em várias citações ao longo dos livros da bíblia cristã. 

Ósculos e amplexos

A expressão "ósculos e amplexos" significa "beijos e abraços". 
Enquanto que a palavra ósculo significa "beijo", o termo amplexo quer dizer "abraço", derivando do latim amplexus, que significa "contorno", "circuito", "abraço". 
O amplexo é um sinal de afeto bastante comum entre os seres humanos, consistindo em manter os braços entrelaçados entre o corpo do outro, mantendo uma aproximação física. Em Zoologia, denomina-se ósculo à abertura principal da espongiocele, na extremidade livre do corpo dos animais do filo Porifera - as esponjas.
Como uma estrutura muito simples, as esponjas alimentam-se e respiram por filtração: a água entra no esponjocélio através de orifícios na parede do corpo (os ostia) e sai pelo ósculo.
A parede do esponjocele é forrada por células flageladas (os coanócitos) que, juntamente com as contrações da parede, criam a corrente de renovação da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário