Algumas pessoas têm dificuldade em perceber que não dão abertura para escutar ou aprender com o que os outros têm a dizer, e não só isso, mas também com os acontecimentos da vida. Pensam:
- “Não vou mudar, sou feliz assim”.
- “Tenho a minha opinião, minha personalidade”.
Mas dessa forma, elas acabam perdendo de “ver e entender os sinais” que poderiam melhorar:
- A sua qualidade de vida
- O seu próprio autoconhecimento
- Sentir-se bem consigo
- A sua relação com os outros e com o mundo.
Com frequência, a pessoa passa a compreender melhor o que acontece ao seu redor e dentro de si,quando está disposta a refletir sobre seus comportamentos, sobre aquilo que acredita, sobre as próprias certezas.
Avaliar suas decisões, levando em consideração coisas que estão além do que “enxerga”, ajuda a aumentar as chances de conseguir “acertar e ser mais sábio”. É assim que consegue perceber que existem outras formas de pensar e de agir.
Claro que muitas vezes não é fácil e nem confortável ouvir o que o outro tem a dizer, mas é importante, porque normalmente é dessa forma que consegue perceber que precisa mudar. Isso não é de uma hora para outra, é preciso treinar essa escuta. Fazer esse movimento de ampliar a visão ajuda a enfrentar os problemas emocionais que prejudicam a vida no trabalho, nas relações, e também na saúde. Quando fica complicado ser mais flexível, é hora de pensar em buscar o psicólogo.
Categories: Personalidade, Relacionamento amoroso Tags: aprender com a vida, aprender com o outro,enxergar os sinais, importante ouvir o outro, não me escuta, não saber ouvir escutar, pessoa inflexível,psicóloga curitiba, saber escutar para mudar Deixe o seu comentário
As pessoas inflexíveis têm rigidez em quase tudo o que fazem. A começar por seus pensamentos, dificilmente aceitam outras opiniões além das suas. Sentem dificuldades em mudar, inclusive nas mudanças que a vida impõe e não estão abertas a discussões. A rigidez distorce significados e causa sofrimentos desnecessários. Ser flexível significa enxergar as situações por vários ângulos diferentes, pois se você é rígido, limita totalmente as possibilidades que a vida te dá de presente. Conviver com uma pessoa rígida pode ser desgastante, portanto, se o seu comportamento está te afastando das pessoas, MUDE. Se as suas opiniões desagradam algumas pessoas, o problema é delas, mas se as suas opiniões desagradam a maioria, o problema é seu. Se você não conseguiu atingir um objetivo pelos caminhos que escolheu, seja ele, emocional, comportamental ou material, mude os caminhos ou divida o objetivo em partes, concretizando uma de cada vez. Em primeiro lugar repense seu objetivo: Ele é viável? É possível? Se for, não desista só porque não aconteceu como você esperava, MUDE. Os obstáculos podem não ser ultrapassados, mas podem ser contornados, portanto, flexibilize-se. As pessoas a sua volta, agradecem. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário