quinta-feira, 26 de novembro de 2015

MELODIA

Melodia (do grego μελῳδία - melōidía, "canção, canto, coral") é uma sucessão coerente de sons e silêncios, que se desenvolvem em uma sequência linear com identidade própria. É a voz principal que dá sentido a uma composição e encontra apoio musical na harmonia e no ritmo. Na notação musical ocidental a melodia é representada no pentagrama de forma horizontal para a sucessão de notas musicais e de forma vertical para sons simultâneos.
Os sons da melodia possuem um sentido musical. A sucessão de sons arbitrários não se considera que produz melodia. Os sons que formam a melodia possuem quase sempre durações diferentes. Este jogo de durações diferentes é o ritmo. Os sons de uma melodia não têm todos a mesma música, mas alturas (frequências) diferentes.

Exemplos de melodia[editar | editar código-fonte]

Cada estilo musical usa a melodia de sua própria maneira:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Melodyhound: Uma ferramenta de busca para melodias
  • Midomi: outra ferramenta de busca de melodias
  • Themefinder: mais uma ferramenta de busca de melodias
  • Gerador Automático de MelodiasMelodia é o substantivo feminino que significa o encadeamento harmonioso e bonito de sons musicais.
    Com origem no grego meloidia, uma melodia é uma sucessão rítmica de tons em diferentes intervalos, e que é regrada pelo ritmo.
    Pode ser uma composição musical suave para uma voz ou coro, ou um poema que é cantado. Apesar disso, uma melodia não precisa ter acompanhamento musical, mas costuma ser algo que é agradável ao ouvido.
    Em sentido figurado, a palavra melodia pode ser usada para expressar doçura ou suavidade na forma de ser ou de falar. Ex: A sua voz é a melodia mais bonita que alguma vez ouvi.
    Muitas vezes a palavra melodia é usada como sinônimo de música, se bem que o conceito de música é muito abrangente, sendo que uma música pode ter melodia, harmonia e ritmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário