segunda-feira, 30 de novembro de 2015

MILITAR

O termo militar se refere aos membros, instituições, instalações, equipamentos, veículos e tudo aquilo que faz parte de uma organização autorizada a usar a força, geralmente incluindo o uso de armas de fogo, na defesa do seu país através da luta real ou de ameaças percebidas. Como adjetivo, o termo "militar" também é usado para se referir a qualquer propriedade ou aspecto dessas organizações. As organizações militares funcionam muitas vezes como uma sociedade no seio das sociedades, tendo suas próprias comunidades militares, economia, educação, medicina e outros aspectos de funcionamento de uma sociedade civil.
A profissão de soldado, como parte de um grupo de militares, é mais velha que os próprios registros históricos. Algumas das imagens mais marcantes da antiguidade clássica retratam o poder e feitos de seus líderes militares. A Batalha de Kadesh em 1274 a.C. foi um dos marcos do reinado do faraó Ramsés II e é comemorada em baixo-relevo em seus monumentos. Mil anos mais tarde o primeiro imperador da China unificada, Qin Shi Huang, estava tão determinado a impressionar os deuses com suapoderio militar que foi enterrado com um exército de soldados de terracota.[1] Os romanos eram dedicados aos assuntos militares, deixando para a posteridade muitostratados e escritos, bem como um grande número de arcos triunfais e colunas ricamente esculpidas.
Na era moderna, as guerras mundiais e inúmeros outros grandes conflitos mudaram o emprego das forças militares muito além do que reconheciam seus membros em outros tempos. Impérios surgiram e desapareceram, os estados têm crescido e declinado. Enormes mudanças sociais têm sido feitas e o poder militar continua a dominar as relações internacionais. O papel dos militares de hoje é tão central para as sociedades globais como sempre foi.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Guarda Nacional Republicana (Portugal)
  • Logística Militar
  • Marinha (BrasileiraPortuguesa)
  • Polícias Militares
  • Tecnologia militar
  • Tropa
  • Unidade militar    O militar de carreira (oficial ou sargento) é aquele que ingressa no Exército mediante a aprovação em concurso público, de âmbito nacional, de acordo com a sua faixa etária e escolaridade, para uma das seguintes Escolas de Formação:
    • Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx): escola militar do Exército destinada aos jovens do sexo masculino que tenham concluído ou estejam cursando a terceira série do ensino médio. Tem como objetivo preparar candidatos para ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras, escola responsável pela formação do oficial de carreira das Armas (Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações), do Serviço de Intendência e do Quadro de Material Bélico (www.espcex.ensino.eb.br);
       
    • Instituto Militar de Engenharia (IME): estabelecimento de ensino militar do Exército responsável pela formação do oficial engenheiro militar de carreira. É destinado a quem possui o ensino médio ou já é formado em Engenharia (www.ime.eb.br);
       
    • A Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx): é o estabelecimento de ensino militar do Exército responsável pela seleção e preparação de recursos humanos para atuar nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Magistério, Informática, Economia, Psicologia, Estatística, Pedagogia, Veterinária, Enfermagem e Comunicação Social. O Capelão Militar também tem seu ingresso pela EsFCEx mediante concurso público específico.estabelecimento de ensino militar do Exército responsável pela formação do oficial de carreira do Quadro Complementar de Oficiais. Possibilita o ingresso de ambos os sexos já graduados no ensino superior nas áreas de interesse do concurso (www.esfcex.ensino.eb.br);
       
    • Escola de Saúde do Exército (EsSEx): estabelecimento de ensino militar do Exército responsável pela seleção e formação  do oficial de carreira do Quadro do Serviço de Saúde. O curso possibilita o ingresso de ambos os sexos, desde que sejam possuidores do ensino superior completo na área de medicina, odontologia e farmácia. (www.essex.ensino.eb.br);
       
    • A Escola de Sargentos das Armas (EsSA): escola militar do Exército responsável pela formação inicial de sargentos de carreira de qualificações: combatente, logística técnica e aviação (para sexo masculino) e,  música e saúde (para ambos os sexos).
      O período de qualificação é realizado em 03 (três) estabelecimentos de ensino militar do Exército:
      • Escola de Sargentos das Armas, onde são formados os sargentos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, que são as chamadas "Armas" com atuação na linha de frente do combate.(www.esa.ensino.eb.br)
         
      • Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), situada no Rio de Janeiro-RJ, é o Estabelecimento de Ensino responsável pelos cursos de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos de Material Bélico (Manutenção de Viatura Auto, Manutenção de Armamento e Mecânico Operador), Intendência (área administrativa), Topografia, Manutenção de Comunicações (equipamento rádio) e Sáude. Além do Curso de Formação de Sargentos Músicos e do Curso de Especialização em Mestre de Música.O ingresso ocorre exclusivamente por meio do concurso de âmbito nacional realizado pela EsSA. São os militares que apoiam o combate. (www.esslog.ensino.eb.br).
      • Centro de Aviação do Exército, situado em Taubaté-SP, forma o sargento encarregado pela manutenção de equipamentos de aviação. O Curso de Formação de Sargentos de Aviação é o único curso de formação que qualifica sargentos combatentes de carreira do Exército Brasileiro fora da EsSA e da EsSLog. Atualmente, a formação do futuro Sargento de Aviação está dividida em dois períodos: o básico e o de qualificação. O período básico é desenvolvido no 12º GAC, em Jundiaí, SP. O período de qualificação é desenvolvido no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx). (www.ciavex.ensino.eb.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário