segunda-feira, 30 de novembro de 2015

VIABILIZAR

A palavra Viabilizar é um substantivo que denota algo que seja viável, realizável e exequível.  Na etimologia pode ser descrita da seguinte forma ( viável – vel + bil(i) + izar).  Esta palavra contém dez letras, sendo que cinco são vogais e cinco são consoantes. Na separação silábica fica da seguinte forma: Vi- a-bi-li-zar. Quando escrita ao contrário fica da seguinte forma razilibaiv. Na classe gramatical pode ser classificada como  verbo pronominal e verbo transitivo direto. È um verbo  regular que é muito usado na língua portuguesa.

Significado de Viabilizar

A palavra Viabilizar pode ser usada em vários contextos e sendo assim pode ser definido com inúmeros significados.
Na psicologia a palavra viabilizar pode ser usada para dar nomes a pessoas que se tornam viáveis a certas coisas. Podemos fazer uma analogia com a educação  das pessoas que estão em nossa volta e saber se podemos viabilizar mais recursos para saúde.. Pode denotar também um paciente que tem falta da viabilidade e para com seus problemas de saúde.
Na medicina se diz viabilizar para aquele médico que tem respeito com os pacientes, ou seja, aquele que tem educação com o paciente no momento da consulta. Aquele que pode viabilizar um melhor atendimento a população.
Marcos chega para um grupo de pessoas carentes e fala com respeito de entrega de cestas básicas para ás famílias, sendo assim é para viabilizar e melhorar a alimentação de nossos cidadãos.
Um dia depois da morte de uma mulher com uma doença em uma comunidade carente da cidade de Espirito Santo, fez se necessário uma intervenção do estado nas áreas. Uma autoridade da Cidade pode viabilizar um melhor atendimento médico e fazer com que muitas das pessoas obtenha uma melhor saúde.
Depois de viabilizar para investigação de especialistas, foram confirmados pela vigilância sanitária que os lugares carentes não dispõem de saneamento básico.
Todas as obras que estão sendo feitas estão sendo viabilizada pela assessoria de assistência social do município e fará com que a população carente seja melhor assistida e possa ter uma melhor qualidade de vida.
O significado da palavra viabilizar deve ser analisado quando falamos, haja vista que quando viabilizamos alguma coisa estamos facilitando, ou melhor agindo de formas para que se tenha beneficio.
A maioria das pessoas do país recebe dos governantes auxílios que podem viabilizar uma melhor saúde e também oferece a oportunidade para aqueles que buscam ter uma qualidade de vida com mais conforto.

Sinônimos de Viabilizar

O sinônimo da palavra Viabilizar é: Possibilitar, proporcionar, providenciar, realizar.

Exemplos de uso e frases

Quando fomos aos jogos da copa, tivemos sorte, haja vista que tínhamos um amigo que trabalhava na portaria e pode viabilizar a entrada para nós.
Nossa entrada na academia foi possível pela ajuda de nosso amigo que é Personal, sendo assim, ele pode viabilizar  nossa entrada e ainda conseguiu um desconto.
Venha hoje conhecer minha casa e comprovar como ela é linda. Consegui fazer um financiamento e após viabilizar a aprovação do financiamento, meu gerente me ajudou e me orientou.Viabilizar é um verbo que significa tornar viável ou tornar possível.
Alguns sinônimos de viabilizar são: possibilitar, providenciar, facultar, fornecer.Antônimos de viabilizar podem ser: impossibilitar, dificultar, obstruir.
Quanto à etimologia, este verbo significa criar uma via ou um caminho para algum objetivo. Assim, viabilizar alguma coisa é reunir as condições para concretizá-la, ou seja, é tornar um plano ou projeto exequível. Ex: Depois de muitos meses de planejamento, ele conseguiu viabilizar o sistema de entregas da empresa.
Em inglês, o verbo viabilizar pode ser traduzido por "make possible""make feasible" ou "enable".
Algumas pessoas têm dúvida quanto à grafia da palavra, mais concretamente entre viabilizar e viabilisar. A forma correta é viabilizar, pois escrever viabilisar é errado, sendo uma palavra que não faz parte do dicionário da língua portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário