terça-feira, 17 de novembro de 2015

OMIOCARDIO

miocárdio é um músculo cardíaco, isto é, a própria parede do coração. A porção mais interna se chama endocárdio e a mais externa pericárdio.
O miocárdio é composto por um tecido muscular especial, o músculo cardíaco, e tem como função básica ejetar o sangue que se encontra no interior do coração. As célulasmusculares neste tecido são chamados cardiomiócitos.[1] [2]

Fisiologia [editar  |  editar código-fonte]

Nos mamíferos o coração é chamado miogênico, ou seja, produz seus próprios impulsos elétricos através de células especializadas na parede do átrio direito (nódulo sino-atrial).A frequência de batimentos é regulada pelas adrenais.
A força de contração também é modulada no ser vivo por ação do volume de sangue na cavidade (pré-carga) e da resistência ao esvaziamento do coração (pós-carga).
Seu terço mais interno (região subendocárdica), recebe nutrientes e oxigênio por difusão direta a partir do sangue que é bombeado pelo coração, mas seus dois terços mais externos (região subepicárdica) dependem de uma circulação própria, a circulação coronária.

Propriedades[editar | editar código-fonte]

As principais propriedades do miocárdio são[3] :
  • Batmotropismo ou Excitabilidade: Capacidade do coração pode ser estimulada através da manutenção de um limiar e despolarizar ao ser estimulado por um potencial elétrico.
  • Inotropismo ou Contratilidade: Capacidade do coração de se contrair sob certos estímulos. Efeito inotrópico positivo é aquele que aumentam a contratilidade e negativo o que diminui.
  • Cronotropismo ou Automotismo e Ritmicidade: Capacidade do coração pode gerar seus próprios impulsos elétricos. Efeito cronotrópico positivo é aquele que melhora a geração de impulsos e negativo o que piora.
  • Dromotropismo ou Condutividade: Capacidade de condução dos impulsos cardíacos pelo sistema. Efeito dromotrópico positivo é aquele que aumenta essa capacidade de condução de impulsos e negativo o que diminui.
  • Lusitropismo ou Retratabilidade: Capacidade de relaxamento do coração sob certos estímulos. Efeito lusitrópico positivo é aquele que aumenta a capacidade do miocárdio de relaxar e negativo o que diminui.

Patologia [editar  |  editar código-fonte]

necrose (morte) de parte do miocárdio se chama infarto agudo do miocárdio e é comumente provocada por obstrução de parte das artérias coronárias por aterosclerose.

Referências

  1. Ir Para cima  Pollard, Thomas D. e Earnshaw, William. C., "Cell Biology". Philadelphia: Saunders. 2007.
  2. Ir Para cima  Olivetti L, Cigola E, Maestri R, et al.,. (Julho de 1996). "Envelhecimento, hipertrofia cardíaca e miocardiopatia isquêmica não afetam a proporção de miócitos mononucleares e multinucleadas no coração do homem". Journal of Molecular and Cellular Cardiology 28 (7):. 1463-1477 DOI: 10,1006 / jmcc.1996.0137. PMID 8841934.      
  3. Ir para o início http://www.profesorenlinea.cl/Ciencias/CorazonMorfoFisiologia.htmlO infarto do miocárdio é consequência da obstrução de uma artéria coronária por um coágulo de sangue sobre a placa de gordura que estava em sua parede, impossibilitando assim, que uma quantidade suficiente de sangue chegue até aquela área do músculo cardíaco. Esta porção do músculo cardíaco sofre um processo de morte celular e necrose, podendo levar à morte súbita ou à insuficiência cardíaca que acarreta limitações físicas até a recuperação do quadro clínico.
    No Brasil, segundo estimativa do Ministério da Saúde, ocorrem cerca de 300 mil infartos por ano, provocando cerca de 80 mil mortes anualmente. Muitas mortes ou sequelas irreversíveis poderiam ser evitadas, se o infartado recebesse os primeiros socorros de maneira adequada e tivesse a sua artéria coronária desobstruída por medicamentos (trombolíticos) ou através da angioplastia coronária o mais rápido prossível. Esta última é altamente efetiva e se caracteriza pela desobstrução mecânica através de cateteres.

    Fatores de risco

    Dentre os fatores de risco que podem levar uma pessoa ao infarto estão o diabetes, o tabagismo, a hipertensão arterial, histórico familiar de problemas coronarianos, alto índice de colesterol, sedentarismo, obesidade, ansiedade e o estresse emocional.

    Tabagismo

    • Há cerca de 1,2 bilhão de fumantes no mundo.
    • No país são 30,6 milhões.
    • 5 milhões de pessoas morrem por ano por doenças causadas pelo cigarro, sendo 80 mil no Brasil.
    • 1/4 dos fumantes experimenta o primeiro cigarro antes dos dez anos.
    • Dos seis tipos de câncer que podem provocar mortes no Brasil, metade deles (pulmão, colo de útero e esôfago) tem o cigarro como um dos fatores de riscos.

    Colesterol

    As altas taxas de colesterol são um problema que atinge 40% da população brasileira, segundo o Ministério da Saúde, sendo que os estados da Região Sul têm a população com a maior prevalência do problema (24%).
    O colesterol é um álcool que se encontra dissolvido nas gorduras de origem animal, não estando presente nos vegetais. Sua presença em nosso organismo, importante para o crescimento de nossas células e hormônios decorre de sua produção pelo fígado (70%) e de sua entrada pela alimentação rica em gorduras de origem animal.
    Classificado como HDL, LDL e VLDL, segundo sua densidade, o colesterol ruim é o LDL, que em excesso e no decorrer do tempo, acumula-se nas paredes dos vasos, provocando a aterosclerose, deteriorando as artérias reduzindo ou impedindo o fluxo de sangue levando à angina e ao infarto. Já o HDL tem a função de transportar o colesterol dos tecidos para o fígado, por isso ficou conhecido o bom colesterol.Miocárdio é um conjunto de células musculares, que apresentam uma disposição e estrutura peculiar que constituem a parede do coração.
    O músculo cardíaco contém uma enorme quantidade de fibras musculares, cuja principal característica é sua grande capacidade de contração.

    Estas fibras possuem um diâmetro menor do que o das fibras musculares do músculo esquelético, entretanto, apresentam mais sarcoplasma. O material colágeno e os capilares sanguíneos são os outros constituintes do miocárdio.

    O músculo cardíaco ou miocárdio, assim como qualquer outro músculo, possui a capacidade de se contrair e de relaxar-se, funcionando como uma autentica bomba mecânica, enviando e recebendo sangue com velocidade e força determinada. 

    O miocárdio somente obtém energia do metabolismo aeróbio, ou seja, necessita de oxigênio para poder funcionar. Quando falta oxigênio no músculo cardíaco, ocorre o conhecido infarto do miocárdio, que se traduz numa necrose das células miocárdicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário