sexta-feira, 6 de novembro de 2015

PROFUNDIDADE

Profundidade pode referir-se a:
  • Batimetria — medida da profundidade das massas de água (mares, rios, lagos, lagoas)
  • Percepção da profundidade — a capacidade visual que permite ver o mundo em três dimensões
  • Profundidade da cor — em computação gráfica é o número de bits utilizados na determinação da cor de um pixel
  • Carga de profundidade — uma arma anti-submarinoA Profundidade de campo é um termo fotográfico que se refere a uma zona de focagem nítida aceitável à frente e atrás do ponto de focagem real. Em termos simples, se focarmos um ponto particular, algumas zonas à frente e atrás deste ponto estarão nítidas. Esta zona é a “profundidade de campo”.
    Nesta simples ilustração podemos ver que a câmara está focada no motivo a meio (3 metros). Tanto a pessoa à frente do motivo (a 2 m) como a pessoa atrás (4,8 m) têm nitidez aceitável. No entanto, as pessoas mesmo à frente e mesmo atrás estão esbatidas. Neste exemplo, a nossa profundidade de campo é de 2 m a 4,8 m.
    A profundidade de campo é controlada por diversos factores. O primeiro é a abertura da objectiva ou ƒ/stop. A abertura é um orifício de tamanho variável que permite a entrada de luz na câmara. Quanto maior o orifício, mais luz entra. Quanto menor o orifício, menos luz entra. O tamanho do orifício também determina o valor da profundidade de campo. Quanto maior o orifício, menor a profundidade de campo. Quanto menor o orifício, maior a profundidade de campo. Abaixo estão indicados valores padrão de ƒ/stop.
    As duas fotografias abaixo mostram como estar perto (combinado com diferentes aberturas) altera a profundidade de campo. Note como as câmaras mesmo à frente e mesmo atrás estão suaves no exemplo superior (disparo a ƒ/4), mas como cada uma das câmaras está nítida na fotografia de baixo (disparo a ƒ/16).
    ƒ/4
    ƒ/16
    A utilização da profundidade de campo é uma parte importante da fotografia criativa. A utilização de uma profundidade de campo muito pequena permite que um único motivo fique isolado sobre um bonito fundo suave e desfocado. A utilização de uma abertura pequena, digamos ƒ/16, irá focar tanto os motivos em primeiro plano como em fundo, e pode ser utilizada para mostrar as relações entre os motivos. A objectiva utilizada também tem efeito na profundidade de campo. As teleobjectivas (incluindo a definição de posição de teleobjectiva de uma objectiva com zoom) têm uma profundidade de campo inferior à de uma objectiva padrão de 50 mm, ao passo que uma objectiva grande angular terá uma maior profundidade de campo do que uma objectiva padrão de 50 mm quando utilizam a mesma definição de abertura.
    O controlo da profundidade de campo utilizando uma câmara SLR (como as câmaras digitais reflex de objectiva simples Nikon D5100 ou D7000) é fácil. As objectivas intermutáveis da Nikon utilizadas pelas SLRs geralmente dispõem de uma vasta gama de ƒ/stops para ajustar, permitindo o controlo completo pelo fotógrafo. Devido ao seu design, as câmaras compactas geralmente não dispõem nem de uma gama tão vasta de aberturas nem da possibilidade de controlar manualmente a abertura. Embora seja possível algum controlo, não é tão fácil nem ao mesmo nível das SLR. Algumas câmaras COOLPIX dispõem do modo de Prioridade à abertura o que permite que o utilizador seleccione a Abertura a utilizar pela câmara.  Se as suas câmaras COOLPIX não tiverem esta opção, muitas dispõem de modos de cena que estão programados para dar uma pequena profundidade de campo (o modo de cena Retrato isola o motivo) ou máxima profundidade de campo (modo de cena Paisagem). Estes modos de cena podem ser utilizados para dar ao utilizador um grau de controlo sobre a profundidade de campo na imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário