quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

BUDISMO

Budismo é um sistema religioso e filosófico fundado por Buda(Siddhartha Gautama) no século VI a.C.
O Budismo é orientado pelos ensinamentos de Buda que pretendem mostrar o caminho da libertação através de práticas e crenças espirituais. De acordo com o Budismo, a disciplina mental pode aliviar o sofrimento do ser humano levando-o a atingir o estado supremo de plenitude: o Nirvana.
O Budismo é uma prática muito popular na Ásia, no entanto há praticantes espalhados por todo o mundo. A doutrina budista é dividida em dois grandes ramos: Theravada, a mais antiga escola budista e Mahayana, da qual faz parte o Budismo Tibetano, o Zen, dentre outras escolas.
As Três Joias (também conhecidas como Três Tesouros, Três Refúgios ou Gema Tripla) são as bases das tradições e práticas budistas, nas quais os seguidores se refugiam. Consistem em ter como mestre Buda, o Iluminado; seguir os seus ensinamentos, o Dharma; participar da comunidade budista, a Sangha.
Na origem do budismo, estão as "quatro verdades nobres" ou "quatro verdades sagradas" que têm como objetivo libertar o ser humano da dor. Foram dos primeiros ensinamentos dados por Buda. Estas verdades são:
  1. A verdade é que o viver é sofrer. (Dukha)
  2. O sofrimento tem a sua origem nos desejos do ser humano. (Tanha)
  3. É possível eliminar o sofrimento se forem eliminados os apegos e desejos;
  4. Para eliminar o sofrimento é preciso seguir o Nobre Caminho Óctuplo (ou Oito Vias Nobres).
Assim como no Hinduísmo, no Budismo há a crença no Karma, uma relação de causa e efeito das nossas ações. Se você faz coisas boas, coisas boas acontecerão na sua vida. Se faz coisas más, coisas más acontecerão.
Existem diferentes vertentes do Budismo. Por exemplo, o Budismo Nitiren ou Budismo de Nitiren tem como fundamento os ensinamentos de Nitiren, um monge japonês que viveu no século XIII.
O Budismo Kadampa, outra linhagem de pensamento budista, foi uma escola criada pelo mestre budista indiano Atisha.

Budismo Tibetano

O Budismo Tibetano (também designado por Iamaísmo) é uma prática com forte presença no Brasil, sendo o líder Tenzin Gyatso, o Dalai Lama, sua figura mais representativa.

Budismo no Brasil

O Budismo foi introduzido no Brasil no princípio do século XX. No dia 18 de Junho de 1908, chegava ao Brasil Tomojiro Ibaragui, mais conhecido como Ibaragui Nissui, o primeiro monge budista do Brasil.
Desde essa altura, o Budismo tem crescido muito, tendo atualmente mais de 200.000 seguidores.Buda significa iluminado, em sânscrito (antiga  língua sagrada da Índia). Buda é um título dado a um mestre budista ou a todos os iluminados que alcançaram a realização espiritual do budismo.
Buda foi Sidarta Gautama, que nasceu por volta de 556 a.C., em Kapilavastu, capital de um pequeno reino próximo ao Himalaia, na atual fronteira do Nepal. De família aristocrata, instruido, ficou chocado com a miséria, a fome e o flagelo dos ascetas, que se mortificavam em jejum rigoroso.
Perigrinou pelo mundo meditando em busca de explicações para o enigma da vida. Estabeleceu as verdades para se chegar à sabedoria. Criou o Budismo, doutrina religiosa, filosófica e espiritual, onde os seguidores aprendem a desapegar-se de tudo o que é transitório. Pregava que "o Ódio não termina com o ódio, mas com o amor".
Buda não queria ser conhecido como um Deus, para ele não existia intermediários entre um ser superior e as pessoas. Para o mestre, o importante era buscar a pureza da mente, e compreender corretamente o mundo, para alcançar a salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário