Os coágulos de sangue são a forma sólida do sangue. Eles se formam com o endurecimento do sangue e são parte essencial da hemostasia (o cessamento da perda de sangue de um vaso danificado). Durante o processo, chamado de coagulação, a parede do vaso sanguíneo que foi rompido é coberta por um coágulo de fibrina para parar o sangramento e ajudar a reparar o tecido danificado.
A coagulação pode ocorrer em muitas circunstâncias diferentes e as causas costumam variar. Qualquer vaso sanguíneo do corpo que tiver sido rompido ou lesionado leva à formação dos coágulos. Este processo é natural do nosso organismo, de modo que a coagulação ajuda a evitar a perda de sangue. Só que a coagulação também pode desempenhar o papel de vilã. Às vezes, os coágulos não se formam na parede do vaso danificado, mas sim no interior do vaso, podendo causar a obstrução das artérias. Além disso, uma série de condições pode levar ao desenvolvimento de coágulos sanguíneos dentro de vasos sanguíneos de locais críticos, como nos pulmões e no cérebro, por exemplo.
Desordens no processo de coagulação também pode levar a sérios problemas de saúde, como trombose, hemorragias e embolia.
Tipos
O coágulo de sangue que se forma dentro de uma artéria do coração e se fixa por lá é chamado de trombo. Já os coágulos que se soltam e move-se de um lugar do corpo para outro são chamados de êmbolos.
Publicidade
Depois que se soltam e voltam à corrente sanguínea, os êmbolos fluem naturalmente pelo corpo, pelo menos até fixar-se em algum outro lugar. Se não houver nada que interrompa sua viagem pela circulação, o coágulo tende a parar nas partes inferiores do corpo, geralmente nas pernas e nos pés. Não à toa, essas são as partes do corpo em que trombose ocorre com mais facilidade. No entanto, no meio do percurso, o coágulo pode se deparar com outros materiais que bloquearão o fluxo de sangue. Esses materiais podem ser:
- Placas de gordura
- Ar
- Líquido amniótico
- Pequenos pedaços de tumor
- Pedaços de artérias ateroscleróticas
Causas
A coagulação sanguínea faz parte do processo natural do corpo de cicatrização. No entanto, às vezes, os coágulos são formados em decorrência de algumas condições de saúde específicas. Veja:
- Síndrome antifosfolípide
- Arteriosclerose e aterosclerose
- Uso de determinados medicamentos, como contraceptivos orais, terapia de reposição hormonal e alguns remédios para o câncer da mama
- Trombose venosa profunda
- Fator V de Leiden
- Histórico familiar de coágulos sanguíneos
- Arritmia cardíaca
- Infarto
- Insuficiência cardíaca
- Obesidade
- Doença arterial periférica
- Policitemia vera
- Gravidez
- Sessão prolongada ou repouso
- Embolia pulmonar
- Tabagismo
- Cirurgia
Nenhum comentário:
Postar um comentário