Trombo é uma coagulação de sangue no interior do vaso sanguíneo. Ocorre pela agregação plaquetária, diferente do coágulo, que ocorre pela formação de polímeros de fibrinogênio (fibrina). São considerados três tipos de trombo: trombo hemostático, trombo venoso e trombo arterial. As proteínas deste processo são produzidas no fígado humano, e são encontrados em todo o sangue.
O primeiro é fisiológico e os dois seguintes são patológicos. É importante relatar que o trombo só ocorre em seres vivos. Quando é derivado de corpos denomina-se coágulo. O trombo em seres humanos ocorre devido a vários fatores como: operações, válvula cardíaca artificial, mudanças no(s) vaso(s) sanguíneos, deficiência de coagulação do sangue por nascença ou outras doenças.
Entre os fatores pró-trombose podemos observar:
- lesão endotelial;
- alterações na produção de colágeno;
- ativação plaquetária;
- citocinas;
- endotoxinas;Assim como um congestionamento de carros impede que o tráfego flua, os coágulos (trombos) podem obstruir a circulação do sangue no organismo, o que muitas vezes é fatal.
A formação de trombos no interior das veias profundas, em geral nas pernas, pode causar uma doença grave chamada trombose venosa profunda (TVP). Seus sintomas incluem edema (inchaço), dor, rubor (vermelhidão) e calor no local em que se forma o trombo.A principal complicação da TVP é a embolia pulmonar, que ocorre quando um coágulo ou parte dele se desprende e é liberado na corrente sanguínea, alojando-se nos pulmões. Os principais sintomas da embolia pulmonar incluem dificuldade para respirar, muitas vezes acompanhada de tosse e sem motivo aparente, e dor súbita no peito que piora quando a pessoa inspira profundamente.Qualquer um pode desenvolver TVP, mas seus principais fatores de risco são: cirurgias ou traumas, idade acima de 40 anos, obesidade, tabagismo, uso de pílulas anticoncepcionais ou terapia de reposição hormonal, imobilidade prolongada, câncer, gravidez e pós-parto. Alguns distúrbios de coagulação também predispõem à TVP.Dicas para evitar a TVP:— Mantenha o peso adequado;— Faça exercícios físicos regularmente;— Não fume.Em casos de viagens ou imobilização prolongadas:— Procure não ficar muito tempo sem se movimentar;— Levante-se a cada duas horas, caminhe e mexa as pernas;— Faça exercícios que ativem a musculatura das pernas: 1) abra e feche os dedos dos pés; 2) levante e abaixe os calcanhares sem tirar a ponta dos pés do chão; 3) levante e abaixe as pontas dos pés sem tirar os calcanhares do chão; 4) gire os pés para ambos os lados. Repita os exercícios 10 vezes.— Tome bastante líquido para garantir uma boa hidratação.— Use meias elásticas.


Nenhum comentário:
Postar um comentário