Confraternização é um momento único em que entramos em um clima de fraternidade cheio de significados no mundo em que vivemos do mundo que nos é possível entender e usufruir, do mundo das nossas determinações. É um momento de reflexão, repensar valores e até mesmo ponderar sobre a vida. Tempo de reacender esperanças,tempo de valorizar acertos, tempo de refletirsobre nossas falhas, erros ou injustiças,tempo de aceitar os defeitos e erros daqueles que nos cercam, tempo dereconsiderar equívocos, tempo de renovação. Tempo de reformular os sonhos, tempo de pensar no comportamento que gera diversos confrontos de personalidade, para o que temos que prestar muita atenção. Ao sermos receptivos àconfraternização com certeza geraremos situações ímpares em nossas vidas, como entender o próximo como um sercompleto de predicados e defeitos. Buscar num simples sorriso o abraço sincero que preenche a carência da alma e alivia o insistente vazio interior que nos rodeia, nessa busca frenética pela felicidade.
Quando estamos receptivos à confraternização surgem momentos pararepensarmos nossos valores e significados.
Momento de convívio em harmonia e paz quando então conseguiremos garimpar as boas graças em termos amigos, encontrar a simpatia. Momento para reconciliar. Quando refletimos sobre a confraternização, buscando o entendimento cristão, conseguimos enxergar e clarear a escura fé que muitas vezes nos cercam e que não conseguimos senti-la se apoderando de todo o nosso ser, misturando-se entre as pessoas quando buscamos e desejamos encontrar a confiança, o sonho, a esperança, tudo dentro do Deus que habita em nós. A confraternização deve ser uma constante em nossas vidas e não somente nos finais de ano. Nesse período, as pessoas estão imbuídas nas compras de presentes camuflando assim a confraternização que se deve buscardurante todo o ano para que no período do Natal e Ano Novo possamos comemorar a sua realização em nossasvidas.
E a poetisa e confreira Lina Maria Lisbôa da Silva não pensa diferente quando nos diz em seu belo poema Natal – Ano Novo – Confraternização, é tempo de pausa e reflexão porque o mundo clama inconformado pela igualdade, justiça para que o Homem possa viver humanizado, surgindo a confraternização interligada,indistintamente, em todas as nações, raças, porque todos buscam novas alternativas de paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário