Amém (português brasileiro) ou Ámen (português europeu) (Hebraico: אָמֵן, Árabe: آمين, ’Āmīn) é a palavra hebraica que indica uma afirmação ou adesão com que se concluem muitas orações no Cristianismo, no Islamismo e no Judaísmo. Pode traduzir-se em português, pela expressão "assim seja". Tendo também adquirido com o passar do tempo o significado na vulgata popular de concordância de pensamento ou sinônimo de expressão em relação à esperança futura, como por ex.: "que assim seja".
Amém, além dos significados já descritos, também pode ser descrita como uma sigla. A palavra é composta por três letras em hebraico: אָמֵן. Esta sigla sintetiza a frase "Deus, Rei, Fiel", que em hebraico se lê El Melech Neeman. Ou seja EMN, que pode ser escrita em hebraico com as mesmas letras de Amém. Para os judeus considera-se que esta palavra possui uma força incalculável durante as suas orações, e é cobrada como parte essencial na resposta da comunidade durante o rito diário.
Em uma versão buscada da história das religiões, a maioria das pessoas, desde tempos remotos, em suas orações diárias ou não, em casa, nas igrejas nas ruas, enfim em qualquer lugar, não somente no Brasil, mas também no exterior, quando termina o seu ritual da oração pronuncia automaticamente a palavra “Amém”, que é ensinada como "assim seja" e que é quase como um mantra.
Amém é um termo em hebraico, utilizado para afirmar ou aderir a alguma coisa. Amém é uma interjeição que significa "certamente", "verdadeiramente" e "assim seja".
Amém é uma palavra utilizada pela Igreja Católica e Evangélica. A expressão era empregada desde a época dos apóstolos, como forma de confirmar o que era pregado por Jesus. Amém revela concordância, consentimento e uma aprovação incondicional.
Com relação à grafia da palavra, surge a dúvida entre duas formas: amém e ámen, sendo que as duas estão corretas. Em inglês, a palavra amém é escrita de uma forma bastante semelhante - amen.
Amém é a palavra empregada no fim de várias orações, não apenas no Cristianismo, mas também no Islamismo e Judaísmo. Amém pode ser traduzido, do hebraico, para "assim seja", e na maioria dos rituais de cada religião, a expressão é dita diversas vezes, como forma de confirmar que os fiéis acreditam em tudo que está sendo falado. Esta expressão passou da ordem jurídica israelita para a ordem litúrgica cristã e islâmica.
Amém também tornou-se uma expressão popular, quando um indivíduo fala para outra pessoa que aquilo que ela almeja vai acontecer, como forma de dar esperança e fazer com que a pessoa tenha fé, é bastante usual que a outra pessoa diga amém ou que assim seja.
No começo de uma frase, amém tem o objetivo de tornar uma afirmação verdadeira, e no fim de uma declaração, ela tem o sentido de confirmação, significando que algo “será assim” ou “que seja assim
Nenhum comentário:
Postar um comentário