quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

MESÁRIO

Mesário é o cidadão nomeado para compor as mesas receptoras de votos no dia das eleições. Com o objetivo de promover a participação popular no processo eleitoral, a Justiça Eleitoral se vale de cidadãos convocados e voluntários para ajudar e fiscalizar os trabalhos. Eles são convocados pelo juiz eleitoral seguindo critérios definidos em lei, maiores de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral.
Os mesários realizam todos os trâmites na seção eleitoral para receber e orientar o eleitor no dia da votação.
O Estado de São Paulo contou, na última eleição de 2014, com 507 mil mesários. Desse total, 110 mil se prontificaram espontaneamente para ajudar nos trabalhos. 
Em todo o país, a Justiça Eleitoral contou com 2,4 milhões de mesários, sendo 1,3 milhão de voluntários. A Justiça Eleitoral pretende, a cada eleição, elevar esse percentual. 
Estado de São Paulo                 Brasil                  
Mesários507.0002.400.000
Mesários voluntários110.0001.300.000
% mesários voluntários21,70%54,17%
 O trabalho dos mesários é considerado de suma importância para o bom andamento das eleições e são eles os responsáveis por garantir a segurança e algumas garantias previstas na Constituição de 1988. É aquele que se dispõe a servir à nação. Sem a sua contribuição não seria possível a realização da festa da democracia, pois é o seu trabalho, no dia do pleito, que assegura a organização e a transparência na execução das atividades referentes à votação.
Para cada seção eleitoral é nomeada uma Mesa Receptora de Votos, sendo a denominação 'Mesário"  o nome genério para designar os Componentes da Mesa - são mesários: presidente, 1º e 2º mesário,  1º e 2º secretário e suplente.
Os mesários ficam na seção eleitoral do início ao fim da votação, organizam a fila, recebem o eleitor, conferem seus documentos, liberam a urna e autorizam o eleitor a votar, colhem a assinatura do eleitor no caderno de votação e entregam o comprovante de votação. Preenchem a Ata e devolvem documentos e urna para a Justiça Eleitoral.
O mesário é imprescindível para a realização de uma eleição!

Mesário Voluntário

É aquele que por livre iniciativa requer sua participação como mesário. Isso pode ocorrer através de inscrição diretamente no Cartório Eleitoral ou através do preenchimento do formulário de inscrição disponível neste site. Para realizar a inscrição, o cidadão deve ter em mão o seu título de eleitor, no mínimo 18 anos e atender demais requisitos legais.
Para maiores informações:  (85) 3211 2600 (eleitores de Fortaleza) ou 148 (eleitores dos demais municipios)
Benefícios:
  • Relevante serviço prestado a Nação
  • Dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral
  • Auxílio-alimentação para o dia da Eleição
  • Vantagem em desempate em concurso público, se houver previsão em edital
  • Certificado de participação

Nenhum comentário:

Postar um comentário