domingo, 3 de janeiro de 2016

RETROSESUAL

O significado de retrossexual surge com a junção de "retrô" (antigo, que vive no passado) e sexual. Caracteriza um homem valente e viril, que mantém um estilo clássico e atitudes à moda antiga, mas rejeita comportamentos grosseiros e machistas.
O termo surge por oposição ao comportamento metrossexual (homem excessivamente vaidoso que procura sempre uma imagem perfeita e segue as tendências de moda).
O conceito de retrossexual é visto como um retorno ao passado ao resgatar alguns valores masculinos tradicionais. O homem retrossexual tem estilo conservador e se veste à moda antiga, é determinado, perde pouco tempo em compras e rejeita posturas exclusivamente femininas. Por exemplo, nunca depilaria o corpo; cinto e relógio são os únicos acessórios que usam.
Clint Eastwood, Russel Crowe, Huhg Laurie e José Mourinho são alguns homens famosos que se enquadram no estilo retrossexual.
Algumas características que definem o retrossexual são: aparência rude, estilo conservador, roupas que não são da moda (preferem o estilo clássico de vestir), pouca preocupação com a forma física, paixão pelo time de futebol, rejeição de produtos de beleza, barba por fazer, etcEste blogue surge porque me disseram um dia destes que eu era um "retrossexual" (macho que não investe em cremes de dia, não usa verniz nas unhas, não arranja as sobrancelhas, não compra compulsivamente roupas da moda, não usa gel no cabelo, dispensa os "piercings" e os brinquinhos, etc.). Fiquei a matutar no assunto; divertido, pensei que antes ser "retrossexual" que "rectossexual"; fiquei feliz com a ideia, porque o "rectossexual" é um "metrossexual" homossexual; o "metrossexual" heterossexual é um "centímetrossexual"; sem contar com o "giletessexual", que é um "metrossexual" bissexual. 

Conheço um tipo que diz ser "tecnossexual" (que é no fundo, um "centímetrossexual" avant-garde, tipo que não precisa de ir ao futebol porque recebe os resultados por SMS, etc.) e tem uma namorada "metrossexual": ela faz culturismo, joga futebol feminino e masculino, fala de futebol como ninguém, bate-te nas costas quando te encontra com um afável "Tás bom, pá?", usa botas à “cow boy” de ponta fina (estou sempre a ver quando alguém leva uma biqueirada) e bebe whisky puro; sabe quem vai à frente no ranking do boxe português, tem o cabelo cortado mais curto que o namorado "centímetrossexual", dá murros na mesa quando desata a rir, e acha que os Toranja "cantam bem p' ra caralh*", principalmente aquela canção da “Nua”!" No sexo, segundo o seu namorado "centímetrossexual", ela odeia preliminares: urra como um gorila e diz coisas que eu tenho vergonha sequer de pensar! Enfim, um sonho de miúda!

Um dia destes, vou fazer um estágio para ser "metrossexual"; só ainda não decidi, quando for grande, se quero ser ou "centímetrossexual", ou "giletessexual" ou "rectossexual"; no meu estado actual, não consigo descobrir nenhuma diferença...

Nenhum comentário:

Postar um comentário