sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

UTI NEONATAL

A unidade de terapia intensiva neonatal concentra os principais recursos – humanos e materiais – necessários para dar suporte às funções vitais do bebê prematuro.
Nesta unidade, os bebês são assistidos por uma equipe de especialistas (médicos, enfermeiras, nutricionistas, psicólogos, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, etc.) e contam com equipamentos que lhe garantirão as funções vitais nas primeiras horas e dias de vida.Profissionais da UTI.
Conheça nessa seção:
- See more at: http://prematuridade.com/a-uti-neonatal#sthash.4joAbuof.dpufSegundo estatísticas recentes, a cada cem partos, dez ocorrem prematuramente, antes da 37ª semana de gestação. Para garantir o cuidado integral dos bebês prematuros e daqueles que apresentam algum problema durante o período neonatal, o Pasteur conta, hoje, com 30 leitos de UTI Neonatal em atividade.
Alguns diferenciais da unidade são a vacinação anti-hepatite B, a triagem auditiva, o teste do olhinho (reflexo vermelho) e o teste do pezinho, realizados gratuitamente nos bebês que nascem no hospital.
Além da equipe multidisciplinar fixa, especializada no cuidado neonatal, composta por pediatras, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogo e fisioterapeuta, o Pasteur conta também com prestadores de serviço sempre que necessário nas seguintes áreas: cardiologia, cirurgia pediátrica, neurologia, oftalmologia, genética, ortopedia, nefrologia e ultrassonografia. Já o Serviço de Obstetrícia oferecido pela unidade conta com plantonistas 24 horas para atender a qualquer tipo de urgência.
Quanto à tecnologia hospitalar, o setor dispõe de aparelhos de última geração, como ventiladores, incubadoras duplas com umidificação, aparelhos de fototerapia potentes e monitores com múltiplas funções.
Outra preocupação constante está relacionada com o equipamento da sala de parto. Por essa razão, o Hospital Pasteur está em processo de adequação às normas recomendadas pelo ILCOR 2010, com aquisição de reanimadores e equipamento de ventilação e monitorização para atendimento especializado de prematuros na sala de parto. Tudo isso com o objetivo de se tornar referência no treinamento de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem na área de reanimação neonatal.
Confira os diferenciais de humanização na área materno-infantil:
  • Método Canguru na UTI Neonatal – uma filosofia de trabalho que preconiza o cuidado no uso de som, luz e ruído na unidade, mínimo manuseio e organização espacial e respeito aos momentos de repouso. Pelo método, a criança é sustentada por uma faixa junto ao corpo da mãe, para estimular a produção do leite materno e promover maior aproximação entre os pais e o bebê, mantendo-o aquecido mesmo fora da incubadora. Com esse método, a família e o bebê fortalecem o vínculo, há maior produção de leite e os pais se sentem mais seguros para cuidar de seu filho.

  • Reunião de humanização – mensalmente, uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogo, corpo de enfermagem, neonatologista e pediatra, se reúne com os pais da criança internada a fim de esclarecer dúvidas e explicar a evolução do tratamento.

  • Incentivo ao aleitamento materno – com a intenção de promover o aleitamento materno, a UTI Neonatal dispõe de um banco de leite, em tempo integral, no qual o profissional auxilia a mamãe na coleta de leite, além de realizar controle de qualidade para preservar as características nutricionais e imunológicas do leite.

  • Espaço das mães – pensando no conforto e no bem-estar das mães que acompanham o tratamento de seus bebês recém-nascidos, o Pasteur possui um espaço exclusivo para descanso, com poltronas reclináveis e televisão. No local, elas recebem atendimento personalizado, de acordo com suas necessidades. Profissionais especializados não poupam esforços para acolher as mães em tempo integral, esclarecendo as dúvidas sobre o tratamento dos bebês e auxiliando a retirada do leite para amamentação, com total privacidade. E para que elas possam manter a energia, um lanche especial é servido diariamente.

Clique no título abaixo para acessar o material informativo da UTI NeonatalA Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal é um local específico do hospital para onde se levam os bebês recém nascidos que apresentam algum risco de vida, e todos os que nascem prematuros, ou seja, antes das 37 semanas de gestação.
Na UTI neonatal ficam de plantão 24 horas por dia, 2 enfermeiras e 1 médico que tem a responsabilidade de cuidar de qualquer necessidade do bebê, prestando auxílio à sua saúde e desenvolvimento.
Na UTI neonatal o bebê prematuro fica dentro de uma encubadora, que o mantém aquecido e algumas vezes podem estar ligados a alguns fios e aparelhos que servem para mostrar qualquer alteração que haja em seu corpinho.
O bebê já podem ter alta e sair da UTI neonatal quando já não apresenta risco de vida, têm mais de 1,7 Kg, e quando estiver sugando bem, o que é fundamental para a sua alimentação em casa.
Mais sobre este assunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário