quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

ARQUIPÉLAGO

Um arquipélago é um conjunto de ilhas e/ou ilhéus próximos uns dos outros.[1]

Etimologia[editar | editar código-fonte]
A palavra vem da designação em italiano para Mar Egeu ("Arcipelago"), que significa "mar chefe", e que, por sua vez, deriva do grego arkhi (chefe) e pelagos (mar). Mais tarde, essa designação foi alterada para se referir às Ilhas Egeias. Hoje em dia, usa-se o termo para se referir a qualquer grupo de ilhas.

Referências
Ir para cima ↑ FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 167.
Ver também[editar | editar código-fonte]
Lista de arquipélagos do Brasil
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Um arquipélago é um conjunto de ilhas que se encontram próximas umas das outras. Os arquipélagos têm em geral as mesmas origens. Este conjunto de ilhas tem estrutura geológica idêntica e podem ser vulcânicas, coralíneas ou continentais.
Arquipélagos continentais: Os arquipélagos continentais são formados de partes dos continentes que se soltaram. Esses arquipélagos começaram a se formar na época da desfragmentação da pangeia e estão sempre próximos dos continentes.
Arquipélagos vulcânicos: são arquipélagos que tiveram sua formação dos vulcões submarinos, que entrando em erupção, formam esses arquipélagos. Esse tipo de formação da-se principalmente no oceano, longe dos continentes, pois é lá que se encontra maior concentração de vulcões submarinos.
Arquipélagos coralinos: Existem diversas teorias sobre a formação de estruturas coralinas porém a mais aceita mundialmente é a de Charles Darwin, que diz que essas estruturas se formam pelo movimento das ondas e correntes marinhas no carbonato de cálcio proveniente do exoesqueleto decorais, madreperolras e gorgônias.
Os principais arquipélagos brasileiros são: Fernando de Noronha e Abrolhos.
O arquipélago de Fernando de Noronha se encontra a 545 km de Recife, capital de Pernambuco e 360 km de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Esse Arquipélago é formado pelo topo de montes de uma cordilheira que mede aproximadamente 4000 mil metros e esta submersa. O arquipélago é formado por 21 ilhas, rochedos e ilhotas num total de 26 km².
Arquipélago de Abrolhos fica próximo ao sul da Bahia, a 75 km da praia baiana e é formado por cinco ilhas: Redonda, Siriba, Santa Bárbara, Sueste e Guarita,. Esse arquipélago é destacável por suas ilhas estarem em posição circular e o arquipélago estar circulado pelo maior recife da America do sul.
Os arquipélagos são formações impressionantes e contém grande biodiversidade não só no Brasil, mas em todo o mundo.O arquipélago corresponde a um conjunto de ilhas que têm uma área geográfica comum. A área geográfica ocupada pela Indonésia constitui o maior arquipélago do mundo, formado por cerca de 14 mil ilhas. Os territórios insulares de Portugal compreendem dois arquipélagos, Açores e Madeira. Os Açores são compostos por nove ilhas: S. Miguel e Santa Maria (grupo oriental); Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial (central); Flores e Corvo (ocidental), para além dos ilhéus desabitados das Formigas. A Madeira compreende a ilha do mesmo nome, Porto Santo e dois grupos de ilhéus desabitados: Selvagens e Desertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário