terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

BEIJAMIN

Um multiplicador de tomadas (também conhecido por TT-extensão, e em alguns casos benjamim)[nota 1] é um acessório elétrico utilizado para conectar diversos aparelhos elétricos numa mesma tomada. Uma ficha tripla (português europeu) é um multiplicador de tomadas específico, é um adaptador de três saídas utilizado para compartilhar uma única saída de uma tomada elétrica em outras três —daí tripla— saídas.

Uso e segurança[editar | editar código-fonte]

Em alguns casos, o uso do multiplicador de tomadas não é recomendado pois pode sobrecarregar a rede elétrica e acarretar acidentes ou defeitos aos equipamentos conectados. É possível fazer uma ligação em série com vários multiplicadores de tomadas, mas a probabilidade de ocorrer algo desagradável é ainda maior. Nunca se deve ultrapassar a capacidade da tomada elétrica que fornece alimentação ao multiplicador de tomadas.
Por segurança, a soma das correntes consumidas pelos aparelhos ligados ao multiplicador de tomadas não deve ultrapassar o limite de corrente estipulado para este ou para a tomada, o que for menor. Para uma tomada residencial comum, no Brasil, este limite pode ser de 10 ou de 20 amperes, de acordo com o modelo de tomada utilizado. Entretanto, no caso das tomadas para 20 amperes, é necessário que o botão do multiplicador de tomadas seja também para 20 amperes. Podem ser utilizados multiplicadores de tomadas para 10 amperes em tomadas para 20 amperes, entretanto a capacidade de carga ficará limitada a capacidade do multiplicador. O contrário não é possível, pois a espessura dos pinos não permite o encaixe por razões de segurança. É necessário algum conhecimento elétrico para se conhecer a intensidade de corrente em amperes dos eletrodomésticos. Outro ponto, refere-se à qualidade do produto e à sua manutenção. Deve-se utilizar um multiplicador de tomadas com qualidade previamente assegurada, fabricado por firmas elétricas renomadas e que esteja em bom estado de conservação. Periodicamente, é importante limpar os contatos, verificando a sua fixação. A umidade e a sujeira contribuem para a degradação de componentes elétricos. Medidas corretivas também devem ser aplicadas, se for notado algum aquecimento anormal no sistema.
Caso se ultrapasse o limite assegurado pelo fabricante (da tomada ou do multiplicador), há risco elevado de incêndio. Problemas de mau funcionamento podem acontecer se ligar ao multiplicador um aparelho gerador de interferência com outro sensível a estas interferências, como por exemplo uma furadeira elétrica e um televisor.
Entretanto, respeitados os limites, o multiplicador de tomadas é uma ótima alternativa para quem deseja ligar aparelhos que consomem pouca energia elétrica. Como um abajur, um ventilador portátil e um telefone(artigos geralmente encontrados em um dormitório) no mesmo multiplicador.
Muitos códigos elétricos consideram marginal o uso de multiplicadores elétricos e, por isso, não especificam utilidade para esta solução de distribuição elétrica, propondo outras possibilidades. Genericamente, toda instalação elétrica deve ser periodicamente vistoriada com rigor, avaliando-se danos causados por quebras, rachaduras, perda de contato, umidade e sujeira.
Ficha de um Pisca-Pisca natalino contendo um multiplicador de uma via integrado
Existem diversos aparelhos que contém multiplicadores de tomadas integrados. Por exemplo o pisca-pisca de natal, a fonte de alimentação para computador, televisores, decodificador de televisão a cabo, aparelhos de DVD, entre outros.

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

As experiências sobre eletricidade feitas por Benjamin Franklin são sempre lembradas por contextos lúdicos, sendo sua experiência mais conhecida sobre para-raios, onde ele usa itens simples para apresentar uma nova ideia. O nome foi adotado como uma homenagem informal ao grande inventor.[carece de fontes]

Notas

  1. Ir para cima O nome benjamim para se referir a este objeto é mais utilizado na Região Sudeste do Brasil, sendo nas restantes mais conhecido por T ou T-extensão.Normalmente isso ocorre porque a tomada está operando com uma corrente nominal (Ampéres) superior à sua capacidade (especifícação), acarretando um superaquecimento e muitas vezes, chegando a derreter a tomada e o plugue do equipamento, podendo gerar um princípio de incêndio.
    Solução:
    As tomadas de corrente mais utilizadas, possuem corrente nominal de 10A (dez Amperes), porém, a maioria dos equipamentos citados a seguir, possuem corrente nominal superior a 10A (principalmente quando ligados em 110V).
    Portanto, nesses casos, deve ser instalada tomada com corrente nominal adequada ao equipamento (16A, 20A, 25A, 30A, …).
    O mesmo procedimento deve ser adotado para o plugue do equipamento, caso eventualmente se necessite de substituí-lo.
    Cuidados:
    Verificar sempre o valor da tensão nominal (Volts) e da corrente nominal (Ampéres) da tomada e do equipamento antes de ligar. (exemplo: 250V – 16A)

    A seguir enumeramos os aparelhos com corrente nominal elevada, devendo-se evitar as tomadas comuns:

    Forno de microondas,
    Máquinas de lavar louça,
    Máquinas de secar roupa,
    Ferro de passar roupa,
    Ar condicionado,
    Fogão e forno elétrico,
    Secador de cabelo,
    Aquecedor de ambientes, como os mais usuais.

    Importante:

    Nunca faça a ligação de chuveiro, torneira elétrica e aquecedor de água através da tomada.
    A ligação deverá ser feita diretamente nos condutores do circuito, no interior das caixas de derivação ( caixas de passagem ).
    Use sempre produtos conforme as normas técnicas da ABNT

    Benjamins

    Quase toda casa possui pelo menos um benjamim. Esses utensílios são bem úteis e muito utilizados.
    Entretanto, é importante que a população saiba como evitar situações que possam causar curto circuito ou uma sobrecarga na sua instalação elétrica e, ainda, que os pontos de energia comuns são dimensionados para suportar a energia elétrica de aparelhos com potências pequenas, na ordem de 200 W, se ficassem o tempo todo ligados (em funcionamento).
    Como utilizamos alguns aparelhos por determinado tempo apenas, o fio da tomada suporta mais potência. Esses aparelhos chegam a possuir potências de até 600 Watts.
    Por isso, existem tomadas cujos fios são especialmente mais grossos , ou seja, que foram dimensionadas para suportar a potência do aparelho que ficará acoplado naquela tomada, como é o caso das tomadas de geladeiras, freezeres, aparelhos de microondas, entre outros.
    É importante saber que, ao utilizarmos os benjamins, estamos somando as potências de todos os aparelhos que neles são acoplados, fazendo com que o fio da tomada fique sobrecarregado.
    Desta maneira, a utilização do benjamim não deve ser permanente. Caso isto ocorra, é importante que a instalação elétrica seja revisada por um eletricista habilitado para avaliar se o fio da instalação suporta a potência que está sendo imposta àquele circuito elétrico.
    Durante seu uso os benjamins não devem apresentar desgaste, deterioração, folgas ou escorrimento de qualquer material constituinte
    Antes de utilizar o seu benjamim, observe alguns cuidados :
    Introduza-o em locais onde haja ventilação permanente;
    Não o deixe perto de aparelhos que esquentam muito, como estufas, pois ele pode derreter com o calor excessivo ou contínuo;
    Se estiver molhado, não chegue perto de aparelhos elétricos, você pode levar um choque;
    Deixe crianças longe de benjamins e tomadas;
    Seque bem as mãos antes de ligar uma tomada ou benjamim e nunca desligue um aparelho puxando pelo fio;
    Proteja os fios desencapados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário