Pitoresco é um adjetivo na língua portuguesa e define aquilo que é excêntrico, inusitado ou interessante. Algo que chama atenção por sua particularidade e unicidade, além de possuir a capacidade de entreter, distrair ou divertir por causa da sua essência própria e diferente.
O pitoresco está intrinsecamente ligado às artes, sejam as plásticas, o cinema, o teatro ou a literatura. O estilo pitoresco está presente como algo que remete o inusitado, o curioso ou mesmo o bizarro.
Em inglês, a palavra pitoresco pode ser traduzida por picturesque.
Pitoresco e Sublime
No âmbito das artes plásticas, por exemplo, o pitoresco é caracterizado e representado pelo destaque das irregularidades e imperfeições de uma obra. São os aspectos inusitados, excêntricos e diferentes que compõe o trabalho pitoresco.
O sublime configura-se como um novo conceito de perfeição estética, ligada à ordem e beleza. A ideia de perfeição e sensibilidade da natureza, ultrapassando todos os sentidos do ser humano, pode ser considerada uma característica da arte sublime.
Sinônimos de pitoresco
- característico
- divertido
- inusitado
- interessante
- pictórico
- pinturesco
- recreativo
- típicoPitoresco é um conceito da Estética que faz referência às impressões subjetivas desencadeadas pela contemplação de uma cena paisagística em relação à pintura. Surgiu como um intermediário entre as idéias do Sublime e do Belo, durante o desenvolvimento do Romantismo. A palavra deriva do italiano pittoresco, "semelhante ou feito como uma pintura".A expressão alla pittoresca no Maneirismo tinha uma acepção literal, e significava algo feito à maneira da pintura, como é usada por Vasari. No século seguinte Marco Boschini a usou para descrever o estilo de pincelada da escola veneziana de pintura. Pitoresco só começou a ser usado como uma descrição de uma qualidade estética específica na Inglaterra do início do século XVIII, quando Joseph Addison em Pleasures of the Imagination, 1712, distinguiu três qualidades estéticas principais: beleza, grandeza (sublimidade) e singularidade (pitoresco). Edmund Burke descreveu a pintura de Claude Lorrain e Nicolas Poussin como pitoresca. Pouco mais tarde William Gilpin propôs a observação da paisagem natural através das regras da composição pictórica, e se tornou uma moda grupos de turistas viajarem pelo interior munidos de um aparato visual que enquadrava a paisagem à guisa de uma pintura. Uvedale Price por fim definiu Pitoresco como uma qualidade intermediária entre o conceito de Sublime e o do Belo, e disse que essa qualidade era enfatizada quando na paisagem apareciam elementos como a rusticidade, a irregularidade e a variedade, com velhas casas, ruínas da antiguidade e árvores frondosas com aspecto secular.Logo o conceito repercutiu de volta sobre a pintura romântica, que buscou retratar paisagens com essas características, e se tornou importante na evolução da arte do paisagismo inglês, dando origem à criação de jardins que combinavam aspectos formais e outros informais e exóticos, com bosques, prados, pagodes, riachos e grutas artificiais ou simulações de ruínas antigas. No século XIX Richard Payne Knight negou a existência do pitoresco, e disse que ele só existia na mente do observador, que via a paisagem através de sua educação cultural e transferia para ela conceitos artísticos.
Referências[editar | editar código-fonte]
- Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Picturesque», especificamente desta versão.
Ver também[editar | editar código-fonte]
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
- John Macarthur The Picturesque: architecture, disgust and other irregularities
- George P. Landow, "Ruskin on the Picturesque"
- "Turner's journeys of the imagination"
- Landscape Style of Repton, Price and Knight
- Pictures and Poetry. Debunking the Bunk: An Examination of Picturesque Influence, by Keith Waddington. A Masters Thesis at Concordia University.
Nenhum comentário:
Postar um comentário