Alelo letal é o gene que sofreu uma mutação e seu aparecimento inviabiliza o embrião. Pode ser dominante (agindo em dose única) ou recessivo (agindo em dose dupla).
Ex.:
Dominância completa com alelo letal para a Doença de Tay-Sachs - Homozigoto dominante saudável (AA); Heterozigoto portador (Aa); Homozigoto recessivo morto (aa).
Acondroplasia- caracterizada por um tipo de nanismo em que a cabeça e o tronco são normais mas os braços e pernas são muito curtos. Os homozigotos AA apresentam a anomalia e morrem antes de nascer, pois a deformidade nos ossos é muito acentuada. Os indivíduos Aa também apresentam a anomalia mas conseguem sobreviver. Já os indivíduos aa são normais. Ver também gene letal.
- Universidade Federal de Viçosa - http://www.ufv.br/dbg/labgen/domin.htmlGene letal é um gene que, quando presente, provoca a morte pré ou pós nascimento, ou produz uma deformidade tão grave que levará o indivíduo à morte.Os alelos letais podem ser tanto DOMINANTES, levando à morte quando aparecerem em homozigose dominante ou heterozigose, quanto RECESSIVOS, levando à morte quando em homozigose recessiva.
Se considerarmos que codominância é um tipo de interação onde não existe uma relação de dominância entre alelos de um gene, os genes letais não estabelecem relações de codominância com outros genes visto que eles levam o indivíduo à morte.Sobre os genes letais:Uma boa dica para as questões de genética é desconfiar da presença deste tipo de herança quando a proporção dos descendentes não obedecer a proporção esperada segundos as Leis de Mendel.*Respondido pelo professor de Biologia do Cursinho do XI, Leandro Neves.Arma não letal é um instrumento desenvolvido com o fim de provocar situações extremas às pessoas atingidas, fazendo com que sofram dor ou incômodo forte o bastante para interromperem um comportamento violento, mas de forma que tal interrupção não provoque riscos à vida desta pessoa em condições normais de utilização.Exemplos são o gás lacrimogênio, balas de borracha, bastões, canhões de água, gás/spray de pimenta e armas de eletrochoque.A denominação "arma não letal" é assim definida porque seu objetivo não é matar, e se fosse chamada de "menos letal" ou "menos que letal", como alguns preferem, o agente da lei poderia se sentir no direito de matar. Daí a opção prefencial pelo termo não letal.Seu uso está previsto na doutrina do "uso progressivo da força", onde esta deve ser utilizada somente quando indispensável e na medida mínima necessária para fazer cessar a hostilidade. Em seu 8° Congresso em Havana, realizado em 1990, a ONU recomenda fortemente esse tipo de tecnologia, visando sempre preservar vidas. Se as polícias só tivessem ao seu dispor armas de fogo, conter qualquer manifestação ou tumulto mais violento provocaria sempre uma carnificina.Entretanto, devem ser entendidas dentro do conceito de "arma intermediária", ou seja, um complemento, e não um substituto, da arma de fogo na atividade policial.Controvérsias[editar | editar código-fonte]
O uso das chamadas armas não letais é controverso. [1]Armas não letais tem sido utilizadas contra pessoas em manifestações que se tornam violentas, confundindo, para o público, a intenção da força policial que é para garantir o direito da livre manifestação mas que, por causa de aproveitadores, torna necessário o uso da força. Tem sido constante a presença de pessoas em manifestações que objetivam realizar atos de violência, violando princípios basilares do Estado Democrático de Direito, que garante direito a todos - aos de manifestar e de não manifestar, a da livre passagem dentre outros. Por causa desses indivíduos, que aproveitam o anonimato em estar em grupos, as forças de segurança tem utilizado armas não letais para impedir agressões e depredações dos patrimônios. Esses indivíduos caracterizam-se pela incapacidade de diálogo e reais objetivos sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário