Quarta-feira de Cinzas é uma data religiosa que tem grande significado para os cristãos, sobretudo para os católicos. A Quarta-feira de Cinzas marca o primeiro dia da Quaresma.
A Quaresma compreende 40 dias de reflexões e penitências que os cristãos católicos respeitam todos os anos e é uma referência aos 40 dias que Jesus passou no deserto suportando a tentações. A Quaresma começa sempre no dia seguinte ao Carnaval com a Quarta-feira de Cinzas.
A data da Quarta-feira de Cinzas varia sempre conforme a data da Páscoa, que ocorre sempre 40 dias depois dessa ou 46 se incluirmos na contagem os domingos. A Páscoa pode acontecer entre o dia 22 de Março e o dia 25 de abril depois da primeira lua cheia da primavera de acordo com o calendário do hemisfério norte de modo que a Quarta-feira de Cinzas pode ser celebrada entre o início de fevereiro e a metade de março.
A data propõe o início das reflexões que o cristão deve ter durante toda a Quaresma, enfatizando o dever da conversão e a busca que o cristão deve ter por mudar a sua vida sempre num sentido de se aproximar mais dos ensinamentos de Cristo. Além disso, a Quarta-feira de Cinzas propõe uma reflexão sobre a fugacidade e a fragilidade da vida na Terra.
Outra tradição importante ligada a Quarta-feira de Cinzas diz respeito ao jejum e ao não consumo de carne. É uma tradição muito antiga e simboliza o sacrifício de Jesus Cristo em prol de toda a humanidade. Assim como Jesus se sacrificou para salvar o homem do seu pecado, o cristão deve também fazer sacrifícios para manifestar sua comunhão e gratidão para com Jesus, de modo que se abster da carne e fazer jejum representariam então um sacrifício.
Quarta-feira de Cinzas é Feriado?
A lei brasileira estipula que a Quarta-feira de Cinza é um dia útil normal, portanto, não é feriado. Contudo, no Brasil muitos estabelecimentos, especialmente órgãos públicos, têm como costume trabalhar na Quarta-feira de Cinzas apenas em meio expediente iniciando suas atividades somente no período da tarde.
A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário Cristão ocidental (Católico). As cinzas que os Cristãos Católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa (sem contar os domingos) ou quarenta e seis dias (contando os domingos). Seu posicionamento no calendário varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até a segunda semana de março.
A Igreja Católica Apostólica Romana trata a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo Padre que preside a cerimónia. O Padre mancha a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o Cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.
Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia após o Carnaval. A Igreja Ortodoxa não observa a quarta-feira de cinzas, começando a quaresma já na segunda-feira anterior a ela, enquanto no rito ambrosiano da Igreja Católica Romana a Quaresma começa no próximo domingo e o Carnaval continua até o sábado, chamado Sabato Grasso ("Sábado Gordo") e não se celebra a quarta-feira de cinzas.
Datas[editar | editar código-fonte]
A quarta-feira de cinzas cai nas seguintes datas nos próximos anos:
- 2015 - 18 de fevereiro
- 2016 - 10 de fevereiro
- 2017 - 1 de março
- 2018 - 14 de fevereiro
- 2019 - 6 de março
- 2020 - 26 de fevereiro
- 2021 – 17 de fevereiro
- 2022 – 2 de março
- 2023 – 22 de fevereiro
- 2024 – 14 de fevereiro
- 2025 – 5 de março
Nenhum comentário:
Postar um comentário