domingo, 28 de fevereiro de 2016

SORO CASEIRO

O soro caseiro é feito misturando 1 litro de água, 3,5g sal e 20g de açúcar e serve para combater a desidratação causada por vômitos ou diarreia, e pode ser usado até mesmo por bebês e animais domésticos. 
No entanto, o soro caseiro não deve ser dado a bebês que ainda mamam exclusivamente no peito, neste caso o mais indicado é continuar dando somente o peito para manter o bebê hidratado. Veja O que fazer quando a criança está com diarreia e vômito.

Assista o vídeo e veja como preparar o soro:

Além de fazer o soro caseiro, saiba exatamente o que pode comer quando está com diarreia em: O que comer na diarreia.​

Como fazer o soro caseiro

Existem 2 formas diferentes de preparar o soro caseiro e ao prepará-lo deve-se ter muito cuidado e seguir rigorosamente uma das receitas que indicamos abaixo, porque um erro na preparação pode causar convulsões nas crianças desidratadas.
Receita de soro caseiro usando colher de sopa
  • 1 litro de água filtrada, fervida ou mineral engarrafada
  • 1 colher de sopa bem cheia de açúcar ou 2 colheres rasas de açúcar (20 g)
  • 1 colher de café de sal (3,5 g)
Receita para 1 copo de 200 ml de soro caseiro
  • 2 medidas rasas de açúcar, do lado maior da colher padrão
  • 1 medida rasa de sal, do lado menor da colher padrão
  • 1 copo (200 ml) de água filtrada, fervida ou mineral engarrafada
Essa colher padrão é da UNICEF e é fornecida em qualquer posto de saúde ou na farmácia popular, gratuitamente.
Modo de preparo do soro caseiro:
Misturar todos os ingredientes e beber pequenos goles várias vezes ao dia, de preferência na mesma proporção de líquidos perdidos através do vômito ou da diarreia. Ao provar o soro caseiro, este não deve ser mais salgado que uma lágrima, por exemplo.
A durabilidade desse soro caseiro é de, no máximo, 24 horas e se for necessário tomar o soro por mais dias, deve ser preparada uma nova receita a cada dia.

Para que serve o soro caseiro

O soro caseiro serve para combater a desidratação porque ele repõe a água e os sais minerais perdidos vômitos e diarreias, comuns na gastroenterite e na dengue, por exemplo. O soro caseiro é indicado para todas as idades e pode, inclusive, ser utilizado em cães e gatos, quando houver necessidade.
Diabéticos não devem tomar o soro caseiro e procurar auxílio médico, assim como aqueles que estão em desidratação grave. É importante esclarecer que a toma do soro caseiro não vai parar o vômito e a diarreia, sendo útil somente para repor os líquidos e sais minerais perdidos e por isso é importante seguir todas as orientações do médico para controlar a diarreia e o vômito.

Onde comprar soro para reidratação oral

Apesar de ser muito simples de fazer o soro em casa, existe também à venda nas farmácias um pacotinho chamado Sais para Reidratação Oral que contém sal e glicose na dose exata para misturar em 1 litro de água mineral ou o soro para beber já pronto para dar ficar mais fácil de tomar, que é a melhor alternativa quando a qualidade da água é duvidosa para fazer o soro em casa ou quando se vai viajar com crianças pequenas.
Quando a diarreia e vômito se mantém por mais de 24 horas é importante ir ao médico para identificar a causa e adequar o tratamento, que em alguns casos pode ser feito com antibióticos. Não é recomendado tomar remédios sem orientação médica porque pode ser prejudicial à saúde. Veja o que esse hábito pode fazer em: Tomar rémedio sem orientação médica pode danificar o fígado.A pediatra e consultora do Bem EstarAna Escobar esteve no programa desta quinta-feira (3) para falar sobre desidratação, problema que atinge principalmente as crianças e é causado por diarreia ou excesso de calor.
O Ministério da Saúde distribui gratuitamente nos postos do país e nas unidades da rede Farmácia Popular o soro de reposição oral, que concentra 3,5 gramas de sal e 20 gramas de açúcar por litro de água. Atualmente, o soro caseiro só é recomendado em casos de emergência, pois os pais costumam superdosar esse preparo.
Desidratação (Foto: Arte/G1)
O bioquímico Mário Killner revelou que, sem a devida informação sobre as quantidades corretas de sal e açúcar, os adultos podem desencadear resultados indesejados aos filhos. Em um dos casos analisados, havia 4,6 gramas de sal e 8,6 gramas de açúcar por litro de água filtrada ou fervida – enquanto o correto são 3,5 e 20, respectivamente. Em vez de ajudar, a ingestão da água com tanto sódio e pouco açúcar pode prejudicar a saúde dos pequenos.
Em outra situação, a mãe economizou: colocu apenas 1,5 grama de sal e 11,4 gramas de açúcar por litro. Só uma das participantes acertou: colocou 3 gramas de sal e 26,3 de açúcar, bem próximo do indicado pelo governo.
Para não depender do “olhômetro” ou do tamanho da colher e correr o risco de não ajudar a criança, o ideal é procurar um posto de saúde e solicitar o soro de reidratação oral.
Sintomas da desidratação
Os sinais da desidratação por diarreia em crianças, a causa mais comum, são: moleira funda, boca seca, olho seco e choro sem lágrima. O tratamento deve ser feito com soro oral e/ou leite materno.
Já a desidratação por calor, mais rara – a criança tem que ficar o dia inteiro exposta ao sol ou fechada em um carro a 40° C -, causa boca seca e olho mais fundo. Especialistas recomendam o consumo de água, chá, suco e água de coco.
Preparo do soro oral
- Misturar todo o envelope em um litro de água fervida ou filtrada;
- Não adicionar açúcar nem sal;
- Não ferver o conteúdo depois de pronto;
- Só usá-lo por 24 horas. Após esse prazo, jogar fora o que sobrou e preparar mais um litro;
- Quando não houver a solução de reidratação oral, pode-se usar o soro caseiro, cuja colher-medida está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A maneira apropriada de usar o soro de reidratação oral está descrita na Caderneta de Saúde da Criança, entregue aos pais assim que saem da maternidade pública.
Se não houver alternativa e tiver que fazer o soro caseiro, use um copo cheio de água limpa, uma medida rasa da colher (a menor) de sal e duas rasas (a maior) de açúcar.
 
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário