Antitranspirantes ajudam a reduzir a produção de suor. Sais de alumínio - os ingredientes ativos dos desodorantes antitranspirantes – dissolvem na superfície da pele formando uma película protetora na forma de gel. Esta camada permanece sobre a pele temporariamente e reduz a quantidade de suor liberada pelo corpo.
Desodorantes antitranspirantes que contêm álcool também ajudam os ingredientes ativos a secarem mais rápido, criando uma sensação agradável e de frescor.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE UM DESODORANTE E ANTITRANSPIRANTE?
Um antitranspirante também pode ser um desodorante, pois o produto impede o suor e contêm fragrância ao mesmo tempo. Já os desodorantes apenas mascaram o odor corporal, perfumando o corpo ao invés de evitar a transpiração.
Para combater o mau odor, alguns desodorantes antitranspirantes também contêm agentes antibacterianos, como os produtos da linha Rexona Proteção Antibacteriana, que ajudam a eliminar os microrganismos que causam o mau odor.
A fórmula destes desodorantes e antitranspirantes ajuda a impedir a reprodução das bactérias, neutralizando o mau cheiro e prolongando a sensação de frescor.
Alguns antitranspirantes e desodorantes também contêm fórmula hidratante que ajuda deixar a pele das axilas macias.
QUAL É O MELHOR ANTITRANSPIRANTE?
Existem quatro formatos principais de antitranspirantes e desodorantes: aerosol, stick, roll-on e creme.
O formato aerosol oferece a conveniência da secagem rápida, enquanto os desodorantes e antitranspirantes stick proporcionam aplicação eficiente e são recomendados para os casos de transpiração excessiva.
Já os antitranspirantes e desodorantes roll-on são práticos para levar no seu kit de higiene. Para hidratar e proteger contra o suor, os cremes antitraspirantes também são boas opções.
DESODORANTE ANTITRANSPIRANTE FAZ MAL?
Nenhuma pesquisa indica que os ingredientes usados em antitranspirantes e desodorantes são prejudiciais à saúde. Esses produtos são eficazes e passam por testes rigorosos que garantem a segurança para o uso.
USAR DESODORANTE ANTITRANSPIRANTE CAUSA CÂNCER?
Não há evidências científicas relacionando o uso de antitranspirantes e desodorantes ao câncer de mama. Um estudo recente concluiu que os antitranspirantes são seguros e não causam problemas à saúde, uma posição que é largamente aceita por especialistas em câncer, instituições e autoridades de saúde.
Para mais informações visite: http://www.antiperspirantsinfo.com
O DESODORANTE ANTITRANSPIRANTE PODE IRRITAR A PELE?
Algumas pessoas são mais sensíveis ao uso de antitranspirantes e desodorantes, particularmente na região das axilas. A pele mais sensível está propensa à reações como irritação ou erupção cutânea causada pelo perfume ou outros ingredientes, como os sais de alumínio ou álcool, presentes na fórmula dos desodorantes e antitranspirantes.
Se a sua pele for sensível à fragância do desodorante ou se você possuir um histórico de eczema (dermatite), prefira usar um antitranspirante ou desodorante sem perfume. Essas versões recomendadas para pele sensível amenizam a irritação, mas há outras medidas que ajudam a evitar o problema. Veja quais são elas:
1. Use creme hidratante juntamente com o antitranspirante ou desodorante para minimizar a irritação da pele ou a inflamação.
2. Se a irritação na pele persistir, converse com o seu médico para discutir alternativas de tratamento.
3. Para aqueles com alergias ou doenças de pele (como eczema), Rexona oferece produtos livres de alumínio para homens e mulheres.Nas prateleiras dos supermercados e farmácias existem uma infinidade de produtos destinados a resolver o problema do mau cheiro do suor em nosso corpo, principalmente, na região das axilas. Existem desodorantes, antitranspirantes e antiperspirantes, sendo que ainda tem mais opções, tais como em creme, aerosol, spray e roll-on. Como escolher o que é melhor para o seu caso?
Bom, se você é uma pessoa que não transpira muito e quer apenas diminuir o odor desagradável, um desodorante pode resolver os seus problemas. A finalidade do desodorante, como o próprio nome diz, é desodorizar, ou seja, acabar com o odor.
Isso é interessante quando nós passamos a conhecer a constituição de nosso suor. Na realidade, ele tem uma função importantíssima, que envolve manter a temperatura corporal, porque quando ele evapora, o corpo é resfriado, ele também mantém a pele hidratada e elimina metabólitos. Além disso, ele não possui cheiro, pois é praticamente água (99%), o restante são íons como potássio, cloreto, sódio, amônio, ácidos carboxílicos de baixa massa molar, ureia e outros componentes. No entanto, em nossa pele, existem bactérias que decompõem algumas substâncias do suor, produzindo outras de odor desagradável, principalmente ácidos carboxílicos.
Sabendo disso, o desodorante possui substâncias químicas, principalmente o triclosan, cuja fórmula estrutural está representada abaixo, que são capazes de inibir o crescimento das bactérias na pele, mascarando assim o cheiro ruim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário