Camisa é uma peça de roupa da indumentária humana, masculina, feminina, infantil ou para bebês, usada para cobrir o tronco.[1]
Existem diversos tipos de camisas, adaptadas às diferentes culturas, climas e preferências estilísticas sugeridas pela moda. Um outro tipo de indumentária muito difundido a partir dosanos 1960 são as camisetas, também chamadas no mundo da moda de t-shirts. Podem ser de manga curta ou comprida, ter a gola de malha, colarinho, polo ou outras infinitas combinações.A camisa 10 já passou por esta coluna na edição passada da Copa MB, mas a repetição é oportuna. Se o slogan oficial da 10ª Copa Mercantil do Brasil diz que “Futebol é 10″, não há como deixar de lado essa figura tão emblemática num time de futebol.
Craques de toda espécie já vestiram e honraram a 10. Só para lembrar três, que ilustram, inclusive, o site da Copa: Pelé, Zinedine Zidane e Diego Armando Maradona. E, incluído agora nessa lista, João Vítor, camisa 10 da equipe Sub 17 do Colégio Santo Agostinho.
Além de carregar a 10, João ainda é o capitão do time. Honrando as atribuições, foi ele quem fez os dois gols na estreia do Santo Agostinho na competição. 2 a 1 sobre o Colégio Imaculada.
Sereno e bastante consciente do seu papel em campo, João Vítor acredita que o camisa 10 seja o cara que precisa chamar para si a responsabilidade durante os jogos. Mas não é só isso:
“O 10 não vive só em função de atacar. O futebol de hoje em dia exige que ele tenha que defender também, ajudar os companheiros na marcação. Procuro fazer isso durante os jogos, sem deixar de servir o ataque e marcar gols”, diz.
Como é de se esperar, o camisa 10, quando entra em campo, desperta logo a atenção do time adversário. Mesmo sem conhecê-lo, o técnico do outro lado já avisa: “temos que marcar aquele ali”.
Pois quem veste a 10 não é qualquer jogador. A camisa impõe respeito, atrai atenção. E, neste momento, as atenções do universo da bola estão voltadas para um certo camisa 10 argentino: Lionel Messi, que tem tudo para ser eleito o melhor jogador do mundo no fim do ano.
João Vítor, por sinal, se inspira em Messi, esse argentino que dá show no Barcelona e faz seus compatriotas relembrarem os bons tempos em que Maradona vestia a 10 albiceleste.
“Tento aplicar ao meu estilo de jogo as arrancadas e aqueles dribles curtos do Messi. Apesar de ser destro, gosto de trabalhar a bola com as duas pernas, como ele também faz. Messi é um grande camisa 10″.
Pois é… O simples fato de vestir a 10 já configura um ato de grandeza, por si só.
07.09.2009 - 14:48
09.11.2011 - 11:22
20.07.2014 - 19:44
11.05.2015 - 14:55