Carisma é uma habilidade inata de alguns seres humanos de conseguirencantar, persuadir, fascinar ou seduzir um outro indivíduo, através da sua forma de ser e agir.
Etimologicamente, o termo “carisma” se originou a partir do grego khárisma, que significa “graça” ou “favor”.
Um indivíduo carismático é aquele dotado de carisma, que possui um conjunto de qualidades que o caracterizam como um sujeito notável, admirável ou fascinante, aos olhos de outros indivíduos.
A demonstração de carisma é uma tática muito comum entre políticos, artistas e demais líderes, na tentativa de encantar e persuadir o povo de maneira sútil.
Quando esta adoração popular passa a ser demasiada, caracteriza-se o fanatismo popular, ou seja, uma “paixão cega” que leva uma pessoa ou um grupo a cometer atos absurdos em prol de uma figura pública, doutrina ou ideologia, por exemplo.
No âmbito religioso, o carisma é considerado um dos dons do Espírito Santo, conforme dita a religião cristã, principalmente a doutrina católica e evangélica.
Para os cristãos, este “Dom do Espírito Santo” só é atribuído àqueles que anseiam seguir e servir a Deus.
Sinônimos de carisma
- Fascinação
- Atratividade
- Atração
- Magnetismo
- Influência
- Encanto
- Sedução
- Fascínio
O significado de Carisma está na categoria: GeralEste termo é usado no Cristianismo - Catolicismo e igrejas evangélicas renovadas- para indicar um dos diversos dons espirituais ou graças especiais concedidos pelo Espírito Santo, àqueles desejosos de servir a Deus.
Os carismas também chamado Dons do Espírito Santo, segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, "são dons especiais do Espírito, concedidos a alguém para o bem dos homens, para as necessidades do mundo e, em particular, para a edificação da Igreja" (n. 160).
Os Carismas se enraízam dos 7 dons de santificação(Is 11.2): Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor a Deus [1]. No Novo Testamento são enumerados 9 dons do Espírito Santo: palavra de Sabedoria, palavra de Conhecimento (ciência), Fé, dom da Cura, Operações de Milagres, Profecia, Discernimento de espíritos, Variedade de Línguas e Interpretação de línguas.
Estes geram diversas formas de atuação como instrumentos do próprio Deus (Espírito Santo) na Igreja para seus fiéis e para o mundo. Como exemplos, têm-se a vida religiosa contemplativa, apostólica, missionária e a vocação Sacerdotal (pastoral).
Nas igrejas cristãs carismáticas e neopentecostais dá-se ênfase à atuação específica de dons e revelações particulares dada à igreja ou a indivíduos mesmo por pessoas leigas. Crê-se no ministério e dons proféticos, dados por Deus com o propósito de entregar uma profecia, revelar algo sobre alguém, admoestar, edificar ou consolar um fiel ou toda uma igreja através de uma palavra de sabedoria ou de conhecimento.
No Catolicismo, o termo é especialmente aplicado aos sacramentos e à Crisma; nas igrejas evangélicas pentecostais e neopentecostais, os dons carismáticos advém do Batismo no Espírito Santo e foram primeiramente difundidos pelas igrejas pentecostais, em 1906 nos Estados Unidos na Rua Azuza e depois usados pelo movimento de Renovação Carismática Católica, sendo um dos conceitos para exprimir sua origem e seus dons. Também existem Igrejas católicas não romanas que se assumem como carismáticas, caso da Igreja Católica Apostólica Carismática. Neste sentido, o carisma é um dos Sete dons do Espírito Santo (Is 11.2), recebidos através do Batismo.
Carácter Laico[editar | editar código-fonte]
A palavra é amplamente utilizada para definir a influência e fascinação por alguma pessoa.
O carisma está ligado a forma da pessoa de ser e de agir.
Na Psicologia analítica junguiana, o carisma é considerado como uma qualidade das chamadas personalidades maná.
Ver também[editar | editar código-fonte]
- Movimento Carismático
- Renovação Carismática Católica
- Pentecostalismo
- Personalidade maná
- Sizígia
- Psicopompo
Nenhum comentário:
Postar um comentário