segunda-feira, 21 de março de 2016

CIENCIAS CONTABEIS

É a área que cuida das contas de uma empresa, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros. O contador coordena e controla os registros de negócios de uma empresa (compras, vendas, investimentos e aplicações), de modo a dar uma visão precisa de seu patrimônio. Ele interpreta eventos econômicos e fornece informações aos dirigentes da companhia para que tomem decisões sobre o negócio. Registra os fatos e atos administrativos e responsabiliza-se pelo pagamento de tributos. Também pode ajudar a traçar planos de investimento. Algumas atividades são exclusivas desse profissional: a auditoria e as perícias contábeis. Para trabalhar como contabilista, é preciso ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade. PROCURAM-SE CONTADORES
A Contabilidade é uma das profissões que mais crescem no mundo. De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), só no Brasil, existem mais de 490 mil profissionais registrados e 82 mil escritórios. A Região Sudeste concentra mais da metade dos contadores, seguida do Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte. A demanda por profissionais aumentou muito nos últimos anos, e as 1,1 mil faculdades de Ciências Contábeis não estão dando conta de suprir o déficit de profissionais existente no mercado.

Mercado de trabalho

Em 2010, o Brasil passou a adotar as Normas Internacionais de Contabilidade, e esta mudança ainda provoca efeitos positivos no mercado de trabalho para esse bacharel. Outros fatores que garantem a boa demanda pelo graduado em Ciências Contábeis são a necessidade do envio de informações para a Receita Federal por meio digital, a complexa matriz tributária brasileira e a falta de especialistas qualificados. Escritórios de consultoria e empresas contratam o profissional para trabalhar, principalmente, na área tributária. E escritórios de contabilidade continuam necessitando de um número grande de profissionais. A área de controladoria ganha importância no atual cenário econômico pela necessidade de planejamento voltado ao crescimento. Também é possível atuar como autônomo ou no setor público. O mercado valoriza, fundamentalmente, profissionais com visão gerencial e que sejam capazes de acompanhar a definição de estratégias de negócios de uma empresa para espelhá-las nos relatórios gerenciais. Há oportunidades em todas as regiões do país. Porém, os salários mais altos estão nas grandes capitais e cidades de médio porte do interior. As chances estão em empresas de todos os setores de atuação, incluindo instituições financeiras e multinacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário