segunda-feira, 21 de março de 2016

DESCONGESTIONAMNTE NASAL

Descongestionante nasal é uma substância ou medicamento utilizado para desobstruir as vias respiratórias superiores, quando as mesmas estão obstruídas por muco devido a gripes ou resfriados. O seu uso continuado pode provocar dependência psicológica.[1]

Notas e referências

Ícone de esboçoEste artigo sobre farmácia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Os Descongestionantes são agentes usados para fornecer o relevo da congestão que pode ocorrer quando uma pessoa sofre de um frio, da gripe, da febre de feno ou da sinusite.
O interior do nariz é alinhado com os vasos sanguíneos pequenos. Estas embarcações podem tornar-se inchadas se são irritadas nos casos da infecção ou da alergia, por exemplo. A resposta imune do corpo' é aumentar a circulação sanguínea a estas embarcações. As embarcações inchadas podem então obstruir a via aérea nasal, impedindo a inalação nasal. Além, as áreas afetadas no nariz tornam-se inflamadas e as glândulas do muco segregam mais muco para prender os micróbios patogénicos, que podem igualmente obstruir o nariz e causar uma sensação do “stuffiness.”
Os descongestionantes Nasais podem aliviar este bloqueio reduzindo o inchamento nas vias aéreas nasais, abertura elas acima e permitindo que uma pessoa respire mais facilmente. Contudo, estes agentes podem somente fornecer o relevo a curto prazo da congestão e não curam a causa subjacente da circunstância.
Estes descongestionantes trabalham aumentando a acção da adrenalina e do noradrenalin com a estimulação dos receptors α-adrenergic. Isto conduz à constrição dos vasos sanguíneos no nariz, na garganta e nas cavidades paranasal. As drogas igualmente inibem a liberação de mediadores inflamatórios e reduzem a formação do muco nestas áreas.
Os descongestionantes contêm geralmente ou o pseudoephedrine ou o phenylephrine e os pulverizadores nasais ou as gotas de olho contêm frequentemente o oxymetazoline. O Pseudoephedrine tem efeitos indirectos nos receptors adrenergic, quando o phenylephrine e o oxymetazoline activarem os receptors directamente.
Devido à acção difundida de alguns descongestionantes, os vários efeitos secundários podem ocorrer como a hipertensão devido à constrição do vaso sanguíneo, à perda de sono, à ansiedade, à vertigem, ao nervosismo, e à excitabilidade.A resposta de corpo aos descongestionantes é reduzida rapidamente com uso repetido sobre um curto período de tempo - um efeito chamado tachyphylaxis - e as medicamentações não são recomendadas para o uso a longo prazo. Além, usar os agentes por mais de sete dias pode causar repercutirir congestão e obstruir o nariz ainda mais uma vez que são usados já não.
Os Descongestionantes não devem ser usada para tratar crianças sob doze anos de idade, amamentando mulheres ou povos com a hipertensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário